Sai resultado do Prêmio Sosígenes Costa

09/07/2019 - Assinado pela ASCOM

Divulgados os finalistas do IV prêmio Sosígenes Costa de Poesia, promovido pela Editus – Editora da UESC e a Academia de Letras de Ilhéus (ALI), com apoio da Secretária da Cultura e Turismo. Os escitores Jober Pascoal Souza Brito, Laura Castro de Araújo e Maria Genny Xavier Conceição são autores, respectivamente, dos livros “Ossuário da Casa Adormecida", "Inês - Pequena Antologia do Passado” e "Versos ao Coração do Tempo”. O resultado final vai ser anunciado no dia 23 de julho, na abertura oficial da 2ª Festa Literária de Ilhéus, no Teatro Municipal de Ilhéus, às 17h30. O vencedor terá seu livro publicado pela Editus - Editora da UESC, além de receber um troféu e R$ 2.000,00.

Na primeira edição do Prêmio, o autor Wesley Almeida foi o vencedor com o livro “Memórias Fósseis”, sobre mistério, ritmo e rito de linguagem. Na segunda, Natan Barreto venceu com o livro “Um quintal e outros cantos”, que reúne poesias autobiográficas. Já em 2018, Maria do Carmo Sena do Nascimento foi a vencedora com o livro “Na veia da palavra”, que retrata o universo feminino, assim como temas sociais e memória.

Este ano, aumentou o número de inscritos e municípios participantes – um crescimento de 20% comparado ao ano passado. Desta vez, foram 38 autores, de 14 cidades baianas. “Os dados mostram não só o crescimento, mas a demanda de iniciativas desta natureza e a Editora se integra neste processo por entendermos a necessidade de valorização do livro e da leitura”, afirma a Prof.ª Rita Virginia Argollo, diretora da Editus.

A intenção é movimentar o cenário da literatura poética baiana, valorizar a cultura regional literária e descobrir novos talentos. O Prof. André Rosa, presidente da ALI destaca a importância desta ação, que “se alinha a políticas públicas do estado para o setor da literatura, além de propor discussões de temas extremamente relevantes para a nossa cultura de modo geral”, conclui.

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf – O Desenho de Formas e o Desenvolvimento

Dia 26 de Outubro

Colóquio KÀWÉ 2019

Dias 30 e 31 de Outubro

Estudantes participam de aulão do Programa Universidade para Todos na UESC

Estudantes da região Sul do Estado participam, neste sábado (19), a partir das 8h, do aulão do programa Universidade para Todos

Ensaio para o 1º Encontro Saberes da Juventude Negra

Dia 06 de Novembro

Curso de Iniciação à Pesquisa Científica: Fundamentos e Procedimentos - Módulo II

De 30 de Outubro à 08 de Novembro

Um bom lugar pra ler um livro

O projeto “Um Lugar para Ler” tem apoio da TV Santa Cruz

I Seminário de Permanência e Assistência Estudantil Honestino Guimarães

Dias 21 e 22 de Outubro

Processo eleitoral para escolha de reitor e vice da UESC começa segunda(21)

O processo eleitoral começa efetivamente na próxima segunda (21) e terça-feira (22) com os pedidos de registro de candidaturas, pelos respectivos candidatos

Abordagem Multiprofissional ao Câncer de Mama

Dias 18 e19 de Outubro

III Semana de Promoção de Cultura de Paz

De 04 a 08 de Novembro

XXX Ciclo de Estudos Históricos

De 12 e 14 de Novembro

Seminário de Matemática do DCET

Dias 18 e 31 de Outubro

Monitoria

Inscrições de 11 a 25 de Outubro

Vice-reitor participa de missão internacional da Abruem a universidades do Chile

Uma possibilidade para estabelecer parcerias e projetos de cooperação científica e intercâmbio acadêmico

UESC realiza Encontrão com cursistas do UPT

É uma oportunidade para sanarem dúvidas e conhecerem o Campus da UESC

UESC recebe Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação; inscreva-se

A etapa do evento que acontece em Ilhéus, UESC, no dia 29, já está com inscrições abertas por meio do site da Secti.

MEC recredencia UESC com Conceito 4

Este ano o Núcleo da UAB/UESC licenciou 347 profissionais em Pedagogia, Letras, Biologia e Física, dos 10 polos.

Transporte de Servidores de Ilhéus

Alteração dos Roteiros dos Ônibus

Oficina na Praça

Dia 05 de Outubro