Vice-reitor participa de missão internacional da Abruem a universidades do Chile

09/10/2019 - Assinado pela ASCOM

O vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professor Elias Lins Guimarães, participou da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) ao Chile.

Na abertura da reunião extraordinária do Consepe, realizada na manha desta quarta-feira (9), o vice-reitor disse aos conselheiros que “durante a viagem verificou-se a possibilidade para estabelecer parcerias e projetos de cooperação científica e intercâmbio acadêmico, ampliando laços com outras instituições de ensino superior daquele país, para que possamos junto, contribuir para o desenvolvimento da ciência”.

A comitiva que participou de 30 de setembro a quatro de outubro, da Missão Internacional de 2019 da Abruem, visitou instituições de ensino superior (IES) nas cidades de Temuco e Valparaíso, no Chile.

No dia 2 de outubro, a comitiva da Abruem participou, no Museo Regional de La Araucanía, de apresentações da Universidad Austral de Chile (UACH) e da Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC).

Além da comitiva, participaram das reuniões os diretores de Relações Internacionais da UACH e da UCSC, Angara Zambrano e Steve Baeza, respectivamente. Eles apresentaram as potencialidades da região, bem como os principais números das Instituições de Ensino Superior às quais estão vinculados.

Já em Valparaíso, os participantes da comitiva puderam conhecer um pouco mais de quatro universidades vinculadas ao Consejo de Rectores de las Universidades Chilenas (CRUCH). A primeira IES a ser visitada no dia 3 de outubro foi a Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) e a segunda a Universidad Técnica Federico Santa María (UTFSM). Já na sexta-feira, 4, último dia da missão, ainda em Valparaíso, a comitiva pôde conhecer a Universidad de Playa Ancha (UPLA) e a Universidad de Valparaíso (UV).

Os brasileiros foram recebidos, na PUCV, pelo vice-reitor de Desenvolvimento da Universidade e o coordenador de Relações Internacionais, Arturo Chicano e Rodrigo Coloma, respectivamente. No local, também foi uma das anfitriãs a secretária executiva da região de Valparaíso, Andrea Mora.

Já no período vespertino a delegação conheceu a UTFSM. Na oportunidade foram recebidos pela diretora de assuntos internacionais, Karol Trautmann.

A missão ao Chile teve como objetivo principal discutir novas possibilidades de cooperação que proporcionem o aprimoramento e a internacionalização da educação superior entre os países e o apoio ao desenvolvimento de pesquisas bilaterais em temas relevantes ao desenvolvimento social e econômico, além da criação de novos mecanismos de mobilidade docente, discente e do corpo técnico entre as universidades participantes.