Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

21/05/2020 - Assinado pela ASCOM

Organizado por Antônio Balbino Marçal, professor do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o livro “Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020 na plataforma SciELO Livros, sendo o oitavo mais baixado.

O trabalho conta com textos também dos professores Carlos Roberto Guimarães, José Luiz de França Filho e Sanqueilo de Lima Santos, todos da UESC, e já foi acessado mais de 63 mil vezes. Os pesquisadores discutem alguns dos temas mais importantes da fenomenologia, a partir dos fundamentos de Husserl e sua influência em diversas correntes da filosofia contemporânea, principalmente a ontologia de Martin Heidegger e a fenomenologia da existência de Maurice Merleau-Ponty.

A conquista anima toda a equipe, porque mostra a aceitação do público e o resultado positivo do trabalho que vem sendo realizado pela Editus – Editira da UESC. O organizador destaca que é uma alegria enorme e acrescenta: “O livro quando foi pensado tinha um objetivo claro, a saber, fornecer um material introdutório, mas ao mesmo tempo com rigor fenomenológico. Os colegas que contribuíram com seus textos merecem todo o mérito”.

A estudante de História da UESC Thaiany Santana aponta a relevância da Editora nesse processo: “Esse número mostra como a Editus contribui significativamente na divulgação de informação para além dos muros das universidades. A disponibilização de materiais de estudo, como esse, nos proporciona um rol de descobertas inovadoras, críticas e análises que pluralizam assuntos de interesse da comunidade acadêmica, bem como de pessoas que não fazem parte da academia”.

A publicação está disponível na SciELO Livros, podendo ser acessado por meio do link http://books.scielo.org/id/pcd44 para baixar em seu celular, computador ou tablet. Aproveite!