Kàwé

Pesquisadores

Fazem parte do grupo de pesquisadores do KÀWÉ:

  1. Elis Cristina Fiamengue (UESC/DCIE). Professora do Departamento de Ciências da Educação onde atua na área de cultura e currículo em diferentes espaços sociais. Doutora em Sociologia pela FCL/UNESP – Araraquara. Desenvolve projetos de pesquisa na interface Cultura, Educação e Meio Ambiente. Atualmente coordena projeto de pesquisa para o Estudo da Problemática da Educação nas Comunidades Quilombolas do Sul da Bahia.
  2. Flávio Lourenço Peixoto Lima (UESC/DLA). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1994) e em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005). Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Desenvolve estudos com enfoque no diálogo entre Literatura, Educação, Filosofia e Linguagem. Em doutoramento pela UNICAMP/SP.
  3. Jeanes Larchert (UESC/DCIE). Pedagoga, professora assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz, experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimento, Metodologia de Ensino e Currículo. Integra a equipe Kàwé contribuindo com a temática "Currículo e Africanidades". Em doutoramento pela Universidade de Ribeiro Preto/SP.
  4. José Luiz de França (UESC/DFCH). Professor Assistente de filosofia do Departamento do Filosofia e Ciências Humanas - DFCH, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo estudado a filosofia fenomenológico-existencial de Maurice Merleau-Ponty. Atualmente leciona Ética e Introdução à Filosofia no curso de licenciatura em filosofia e na Universidade Aberta à Terceira Idade da UESC e integra o Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais – Kàwé, na Coordenação da “Revista Kàwé”
  5. Maria Consuelo de Oliveira Santos, colaboradora (Terregona, ES). Licenciada em Letras e Filosofia, Mestrado em Educação, Mestrado em Antropologia. Integra o  Grupo Salut i Antropologia, do Instituto Catalão e Antropologia. Colaboradora do Kàwé e também  colaboradora do Grupo de Estudos do Envelhecimento. Doutoranda em Antropologia Médica e Saúde Internacional da Universidade Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha.
  6. Marialda Jovita Silveira (UESC/DLA). Professora da UESC/ Departamento de Letras e Artes, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa e Lingüística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa. Mestre em Educação pela UFBA, possui diploma de Estudos Avançados em Linguística Aplicada e é doutoranda na mesma área pela Universidad de Alcalá de Henares, Madri, Espanha. Concentra as suas pesquisas nas áreas de africanidade/linguagem/educação e, atualmente, desenvolve estudos sobre a linguagem do silêncio, a tradição oral e os gêneros discursivos e textuais em comunidades de tradição religiosa afro-brasileira.
  7. Ruy do Carmo Póvoas, coordenador (UESC/DLA). Mestre em Letras Vernáculas (UFRJ), desenvolve estudos sobre africanidades, na Linha Religião, saúde e práticas sociais. É estudioso do candomblé, sobre o qual tem livros publicados. Fundador do Kàwé e seu atual coordenador.
  8. Valéria Amim (UESC/DLA/Comunicação). Doutora em comunicação (UFBA). Graduada em Terapia Ocupacional com especialização na área de Saúde Mental e Psicologia Social, mestre em Educação pela UFBA. É professora assistente do Curso de Comunicação do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. É pesquisadora do Kàwé na linha de pesquisa Religião, saúde e práticas sociais, onde desenvolve estudos sobre a religiosidade. Está concluindo um segundo levantamento sobre os terreiros de Ilhéus, objetivando sua publicação on line no site do Núcleo. No doutorado, desenvolveu a pesquisa “Águas de Angola em Ilhéus: um estudo sobre as configurações identitárias e religiosas afro-brasileiras no Sul da Bahia”.
  9. ESTAGIÁRIA: Ingrid Barbosa Gonçalves, estudante do Curso de História, 5.° semestre/UESC.
Encontram-se em trabalhos para doutoramento a colaboradora Maria Consuelo de Oliveira Santos, Marialda Jovita Silveira, Jeanes Larchert e Flávio Lorenço Peixoto Lima.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web