Carla Milani Damião
(UESC - Coordenadora)


Edvaldo Souza Couto
(UFBA - Coordenador)


Ernani Chaves
(UFPA)


Georg Otte
(UFMG)


Günter Pressler
(UFPA)


Jeanne Marie Gagnebin
(UNICAMP / PUC-SP)


João Emiliano Fortaleza Aquino
(UECE)


Kátia Rodrigues Muricy
(PUC-RJ)



Márcio Seligmann-Silva
(UNICAMP)


Olgária Matos

(UNIFESP)


Romero Alves Freitas
(UFOP)


Sonia Miguel Campaner Ferrari
(PUC-SP)


Suzana Kampff-Lages (UFF)


Willi Bolle
(USP)




Amon Pinho
(UFU e Universidade de Lisboa)



Anita Helena Schlesener
(UTP)


Bernardo Barros Coelho de Olveira
(UFES)



Cristiano Augusto da Silva Jutgla
(UESC)



Francisco de A. Pinheiro Machado
(UNIFESP)



Gustavo Chataignier Gadelha da Costa
(PUC-RJ)



Imaculada Kangussu
(UFOP)



João C. Galvão Jr.
(UFRJ)



Luciano Gatti
(FAPESP)



Marcos André de Barros
(UFS)



Mirtes Marins de Oliveira
(Universidade de Sta. Marcelina - SP)



Natalino da Silva de Oliveira
(UFMG)



Patrícia Lavelle
(EHESS, França)



Pedro Süssekind

(UFOP)



Rita de Cássia Lucena Velloso

(PUC-MG)



Vinícius Nicastro Honesko
(UFSC)



Wolfgang Bock

(DAAD/UNIRIO)



COUTO, Edvaldo Souza; DAMIÃO, Carla M. Walter Benjamin. Formas de percepção estética na modernidade. Salvador: Editora Quarteto, 2008.

Clique na imagem para ampliar.


Trata-se da organização e publicação de textos apresentados no Colóquio "Walter Benjamin. Formas de percepção estética na modernidade", realizado em 2007 no Instituto Goethe de Salvador em parceria com o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFBA, com o apoio da CAPES. Esta publicação conta com artigos de renomados estudiosos da obra de Walter Benjamin no Brasil, entre os quais Jeanne Marie Gagnebin, Willi Bolle, Olgária Matos, Márcio Seligmann, Ernani Chaves, Carla Milani Damião, Edvaldo Souza Couto, Susana Kampff-Lages, João Emiliano Fortaleza de Aquino, Antonia Herrera, Gunter Pressler, Taísa Palhares, o presidente da Sociedade Internacional Walter Benjamin, Bernd Witte, professor da Universidade Heinrich-Heine de Düsseldorf e Massimo Canevacci da Universidade "La Sapienza" de Roma. Os temas dizem respeito às mudanças de percepção motivadas pelo advento e uso de novas mídias e tecnologias.

------------
SUMÁRIO
------------

A crise na transmissibilidade. Cidade, escrita, memória.
Bernd Witte
Formas de Apresentação e Método Historiográfico nas Passagens de Walter Benjamin
Willi Bolle
Walter Benjamin: ruas, objetos e passantes
Edvaldo Souza Couto
Mídia, tradução e judaísmo em Walter Benjamin e Vilém Flusser
Márcio Seligmann-Silva
De uma estética da visibilidade a uma estética da tatibilidade em Walter Benjamin
Jeanne Marie Gagnebin
Incosciente ótico e função terapêutica do cinema
Ernani Chaves
O desinibido jogo com a técnica. Walter Benjamin: cinema, mimese, hábito e distração
Carla Milani Damião
Walter Benjamin: pólis grega, metrópoles modernas
Olgária Matos
Uma facticidade estupefata. Para uma crítica da reificação visual
Massimo Canevacci
Walter Benjamin e o problema da aparência social no capitalismo
João Emiliano Fortaleza de Aquino
Tradução como rememoração: Benjamin, Baudelaire
Susana Kampff Lages
As energias da embriaguez: experiência aurática e inconsciente óptico
Taisa Palhares
Walter Benjamin e a Poesia Concreta Brasileira
Günter Karl Pressler
Considerações sobre narrativa e narrador em colóquio com Walter Benjamin
Antonia Torreão Herrera
A escrita na era de sua reprodutibilidade eletrônica
Bernd Witte

Design: Heron Formiga