Carla Milani Damião
(UESC - Coordenadora)



Edvaldo Souza Couto
(UFBA - Coordenador)



Ernani Chaves
(UFPA)



Georg Otte
(UFMG)



Günter Pressler
(UFPA)



Jeanne Marie Gagnebin
(UNICAMP / PUC-SP)



João Emiliano Fortaleza Aquino
(UECE)

Kátia Rodrigues Muricy
(PUC-RJ)



Márcio Seligmann-Silva
(UNICAMP)



Olgária Matos

(UNIFESP)



Romero Alves Freitas
(UFOP)



Sonia Miguel Campaner Ferrari
(PUC-SP)



Suzana Kampff-Lages (UFF)



Willi Bolle
(USP)




Amon Pinho
(UFU e Universidade de Lisboa)



Anita Helena Schlesener
(UTP)



Bernardo Barros Coelho de Olveira
(UFES)



Cristiano Augusto da Silva Jutgla
(UESC)



Francisco de A. Pinheiro Machado
(UNIFESP)



Gustavo Chataignier Gadelha da Costa
(PUC-RJ)



Imaculada Kangussu
(UFOP)



João C. Galvão Jr.
(UFRJ)



Luciano Gatti

(FAPESP)



Marcos André de Barros
(UFS)



Mirtes Marins de Oliveira
(Universidade de Sta. Marcelina - SP)



Natalino da Silva de Oliveira
(UFMG)



Patrícia Lavelle
(EHESS, França)



Pedro Süssekind
(UFOP)



Rita de Cássia Lucena Velloso

(PUC-MG)



Vinícius Nicastro Honesko
(UFSC)



Wolfgang Bock

(DAAD/UNIRIO)



N0. 94 | FILOSOFIA E MESSIANISMO

Amon Pinho
Constança Marcondes César
Maria João Cantinho (organizadores)

>>> Para acessar o conteúdo completo da revista, clique aqui <<<


A revista Reflexão tem a honra de acolher a colaboração de estudiosos de diferentes países, em seu número 94, dedicado ao exame das implicações filosóficas do tema do messianismo.

No número anterior de nossa revista, focalizamos a atenção sobre a obra do Padre Antônio Vieira, sua utopia inspirada no profetismo e messianismo judaico-cristãos. Os resultados do trabalho levaram-nos a pensar no interesse de uma discussão sobre a atualidade dos messianismos.

Com o apoio irrestrito e a mediação da Profa Maria João Cantinho e do Dr. Amon Pinho, estabelecemos contato com estudiosos de diferentes universidades européias, especialmente com o grupo de pesquisa no qual sobressai a pessoa da Dra Danielle Cohen-Levinas, organizadora de diversos seminários sobre o tema, entre 2006 e 2007, na Universidade de Paris-Sorbonne. Esta pesquisadora propôs, organizou e estabeleceu um dossiê intitulado «Tempo histórico, tempo messiânico», que a revista francesa Lignes (ISBN 978-2-35526-017-9) publica na íntegra no seu número 27, de Outubro de 2008. Por uma especial gentileza, que assinala também o início de uma colaboração entre nossos grupos de pesquisa da PUC-Campinas e os da Europa, a Dra Cohen-Levinas e a direção da revista Lignes somaram-se a nós, autorizando e incentivando a publicação de alguns dos textos que compõem o dossiê: a entrevista da Dra Danielle com o Dr. Gérard Bensussan, estudioso eminente do assunto e cujas obras serão editadas em breve no Brasil, por Antônio Sidekun, da Editora Nova Harmonia; o artigo da mesma autora; o dos Doutores Joseph Cohen e Raphäel Zagury-Orly; o da Profa Maria João Cantinho, bem como os dos professores Marc Crépon e Dimitri Sandler.

Vinculados ao grupo de pesquisa, mas não ao dossiê citado, recebemos textos inéditos dos Doutores Petar Bojanic e Marc Goldschmit e das Doutoras Géraldine Roux, Orietta Ombrosi e Marion Picker. Da Universidade de Lisboa, por sua vez, chegou-nos o artigo da Dra Cristina Beckert, especialista em Emmanuel Lévinas, e da Universidade de Northwestern, o do Dr. Peter Fenves.

Editamos também a apresentação, ainda inédita, feita por Márcio Seligmann-Silva, da UNICAMP,à edição brasileira do livro de Gérard Bensussan, O Tempo Messiânico: Tempo histórico e tempo vivido, que tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2009.

O tema foi focalizado considerando a sua expressão na tradição filosófica, embora tenham predominado as abordagens do assunto através do estudo das obras de Walter Benjamin, Franz Rosenzweig, Emmanuel Lévinas, Jacques Derrida, Gershom Sholem e Marx.

Queremos deixar aqui nosso especial agradecimento ao Dr. Amon Pinho e à Profa Maria João Cantinho, pela sua imprescindível participação em todo o trabalho de organização deste número.

A Redação.

Design: Heron Formiga