A Extensão Universitária é um processo educativo com desenvolvimento de atividades culturais, artísticas, educacionais e científicas, que promove a integração da universidade com a sociedade. Tal integração possibilita reciprocidade de relações, reconhecendo em ambas, possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento do saber popular e científico.
No campo da extensão, a UESC aprofundou o seu nível de relacionamento com as comunidades no seu entorno, estreitando e ampliando o envolvimento não apenas com lideranças municipais, mas, especialmente com segmentos da população socialmente fragilizada, a exemplo de operários rurais, integrantes dos movimentos voltados à Reforma Agrária (MST e MLT), indígenas, micro produtores rurais, trabalhadores desempregados e jovens em fase de risco.
Assim, a intensificação do trabalho sócio-educativo promovido através da extensão envolve grande público, mediante a implementação de projetos de ação continuada, temporária, programas governamentais e projetos conveniados.
A UESC pauta suas ações extensionistas nos princípios da Extensão Universitária e está inserida na Rede Nacional de Extensão, RENEX, iniciativa do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.