Pró-Reitoria de Extensão

O que é extensão

A Extensão Universitária é um processo educativo com desenvolvimento de atividades culturais, artísticas, educacionais e científicas, que promove a integração da universidade com a sociedade. Tal integração possibilita reciprocidade de relações, reconhecendo em ambas, possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento do saber popular e científico.
No campo da extensão, a UESC aprofundou o seu nível de relacionamento com as comunidades no seu entorno, estreitando e ampliando o envolvimento não apenas com lideranças municipais, mas, especialmente com segmentos da população socialmente fragilizada, a exemplo de operários rurais, integrantes dos movimentos voltados à Reforma Agrária (MST e MLT), indígenas, micro produtores rurais, trabalhadores desempregados e jovens em fase de risco.
Assim, a intensificação do trabalho sócio-educativo promovido através da extensão envolve grande público, mediante a implementação de projetos de ação continuada, temporária, programas governamentais e projetos conveniados.
A UESC pauta suas ações extensionistas nos princípios da Extensão Universitária e está inserida na Rede Nacional de Extensão, RENEX, iniciativa do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

Como se desenvolve e tramita a extensão

A Extensão na UESC se caracteriza por cursos, eventos, projetos e outras ações desenvolvidas a partir dos Departamentos, tendo a Pró-Reitoria de Extensão–PROEX a incumbência administrativa de planejamento e coordenação, e, em alguns casos, de execução.
As propostas de ação de extensão são encaminhadas pelos docentes aos departamentos, que as submetem à Plenária Departamental. Após aprovação, são encaminhadas pelos Diretores dos Departamentos à Câmara de Extensão e esta as encaminha ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Após aprovação pelo CONSEPE, as ações passam a ser implementadas, sob acompanhamento e intermediação da Pró-reitoria de Extensão – PROEX.

Objetivos

A Extensão universitária proposita-se no compartilhamento de conhecimentos técnico-científicos com docentes, alunos e o público em geral, viabilizando o processo educativo e articulando a pesquisa, o ensino e a extensão de forma indissociável. O esforço é feito, mediante a compatibilização entre os cursos, alinhando pesquisa e grupos temáticos, em sintonia com as demandas regionais.

RESOLUÇÃO CONSEPE 01/2004 - Normas que regulamentam as ações de extensão da UESC.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster