Pró-Reitoria de Extensão

Programas

PRÉ-VESTIBULAR POPULAR
As ações de apoio ao Pré-vestibular Popular compreendem dois segmentos:

a) Universidade Para Todos - UPT;
b) Outros Pré-Vestibulares populares.

O UPT é desenvolvido com recursos da Secretaria de Combate a Pobreza e da SEC/Bahia, do Governo do Estado.
Os clientes do programa pré-vestibular, foram alunos e egressos da rede pública do ensino médio.
Quanto a outros pré-vestibulares populares a UESC também realizou ações de apoio, principalmente PRUNE, que é executado com recursos do governo federal. Nesse programa a UESC ministrou aulas com instrutores discentes, bolsistas preparados e orientados por professores.

Os alunos do pré-vestibular PRUNE, predominantemente afro-descendentes, foram contemplados com bolsas que auxiliaram na sua manutenção, sendo que todos os gastos foram patrocinados pelo MEC.
Além do PRUNE, a UESC apoiou outros pré-vestibulares populares, inclusive fornecendo material didático de apoio e orientações técnicas complementares. Os alunos egressos dos referidos cursos foram contemplados também com redução de 50% na taxa de inscrição, benefício que favoreceu os candidatos do concurso vestibular na UESC.

HORÁRIO DE ATIVIDADE EQUIPE UPT-UESC 2016

TOPA

O Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) é destinado a realizar atividades no âmbito da alfabetização/letramento e escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas do Estado da Bahia. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal com ações que visam promover a redução do analfabetismo na Bahia, bem como ampliar a escolaridade de pessoas jovens, adultas e idosas.

Nesse sentido, o Governo do Estado da Bahia reafirma sua intenção em atender às necessidades das pessoas que se encontram fora do sistema educacional. Desta forma, para a realização dessas ações, ele amplia os esforços e por meio da Secretaria de Educação estabelece parcerias com os Municípios, e as instituições de Educação Superior, os Movimentos Sociais e as Organizações Não-Governamentais, numa única direção que é contribuir para a melhoria dos níveis educacionais da população baiana em todas as regiões.


Assim, ao integrar o Programa TOPA, a Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC pretende contribuir para a redução dos índices de analfabetismo da população baiana, ratificando seu compromisso social com a educação.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster