Iniciação Científica

Apresentação

Em 1993 foi criado o Programa Institucional de Iniciação Científica - PROIIC, com a finalidade de melhor qualificar os estudantes, possibilitando a interação de alunos com docentes pesquisadores, gerando um maior desenvolvimento do seu senso crítico preparando-o para a solução de problemas. A implantação desse Programa possibilitou, em 1994, a inserção da UESC no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Com a criação da Fundação de Apoio à Pesquisa da Bahia – FAPESB – em janeiro de 2002, ampliou-se o Programa de Iniciação Científica da Instituição, em função do financiamento de novas bolsas para estudantes de graduação. Esses três Programas de Iniciação Científica – PROIIC, PIBIC, IC/FAPESB – vêm propiciando a esses estudantes, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, tornando-os partícipes dos novos rumos das pesquisas desenvolvidas institucionalmente. Essa inserção tem ampliado a valorização dos jovens talentos na atividade científica.
A pesquisa na UESC está na base de toda a atividade de produção do conhecimento. Dessa forma, as ações desenvolvidas por meio dos Programas de Iniciação Científica objetivam contribuir na formação dos nossos estudantes, visando a sua inserção na pós-graduação, de forma a colaborar com a competência científica no País. Para os discentes entrarem no programa de Iniciação Científica é fundamental que os mesmos apresentem um bom desempenho acadêmico e que o mantenham, durante a vigência da bolsa.
Em virtude de uma demanda cada vez maior dos discentes em participar do programa, a UESC não vem medindo esforços em propiciar as condições necessárias para alcançar tal objetivo. Atualmente o Programa de IC conta com 100 bolsas do PROIIC, 100 bolsas da FAPESB e 47 bolsas do PIBIC/CNPq, perfazendo um total de 247 bolsas de Iniciação Científica para o período de 2008/2009.
No ano de 2006 um passo importante para possibilitar a entrada de novos discentes no programa foi realizado. A criação da Iniciação Científica Voluntária (PROIICV), que permite a realização da IC por alunos voluntários, qualificando-os da mesma forma que os discentes bolsistas e que é um dos itens analisados pelo CNPq para a concessão de novas bolsas.

 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster