Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Vestibular

Programa das Provas

Língua Portuguesa 

 
1. Estrutura da língua e produção de texto. A UESC procura selecionar para os seus cursos o aluno capaz de dizer o que sente, pensa e sabe. Para isso, a prova de Língua Portuguesa espera que o candidato tenha condições de organizar as idéias, estabelecer relações, compreender e interpretar dados e fatos, elaborar hipóteses explicativas, sintetizar e concluir.
Os fatos relativos à estrutura da língua serão cobrados de forma bastante objetiva. Buscar-se-á sempre verificar a capacidade de usar as regras em situações concretas e significativas nas diversas modalidades linguísticas.
Em suma, a prova dará relevância à competência linguística voltada para o bom desempenho escrito e oral, a partir de contextualizações.
A redação será um instrumento de avaliação da capacidade de o candidato escrever o que pensa, ou expressar por escrito o seu pensamento, de demonstrar habilidades consideradas necessárias para o bom desempenho nas diversas áreas em que a UESC atua. Por isso, serão oferecidos dois temas, a fim de que o candidato tenha condições de escolher aquele sobre o qual possa revelar mais conhecimentos e maiores informações.
Quanto aos critérios para a avaliação da redação, há de se verificar a coesão, a coerência e a adequação aos padrões da língua culta, ao tema proposto, à modalidade do texto solicitado.
Para um bom desempenho da prova, espera-se que o candidato saiba: 1.1 LER, compreender e interpretar textos literários e não-literários em português, nos diversos níveis de linguagem; 1.2 ESCREVER textos coesos, coerentes e bem organizados, com formalismo adequado ao interlocutor e ao tema; 1.3 PERCEBER as diversas modalidades linguísticas que refletem as diferenças sociais e ideológicas; 1.4 RECONHECER o papel dos diversos recursos linguísticos na área da gramática (morfologia, sintaxe, fonologia), da estilística e da significação.

 
Literatura Brasileira

 
2. As questões relativas a essa área versarão, basicamente, sobre: 2.1 Informações sobre o desenvolvimento e temática dos estilos de época no Brasil, enfatizando os seguintes momentos: 2.1.1 Gregório de Matos Guerra: uma estética barroca revelando o mundo político-social da Bahia, o nascimento de uma civilização conturbada e o processo de mestiçagem; 2.1.2 o grupo dos poetas mineiros e a estética neo-clássica. Ênfase sobre a lírica de Tomás Antônio Gonzaga. As contradições: o equilíbrio neo-clássico x paisagem e realidade sócio-político-cultural  das  Minas Gerais  do séc. XVIII; 2.1.3 a paisagem, o homem e a sociedade brasileira segundo a ótica do Romantismo. As grandes vozes: Castro Alves, Gonçalves Dias e José de Alencar; 2.1.4 o realismo-naturalismo e o romance de tese no Brasil: Aloísio de Azevedo. Um realista acima de estilos e épocas: Machado de Assis. O romance de indagação sobre a condição humana; 2.1.5 uma aproximação entre poesia, música e cor: o simbolismo. A poesia da sugestão e do símbolo. Ênfase sobre Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens; 2.1.6 uma revolução na temática e no discurso literário no Brasil: o Modernismo. A importância da Semana de Arte Moderna. Algumas figuras exponenciais do modernismo: Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Clarice Lispector. A literatura pós-64: a década de 70. J. J. Veiga, Moacir Scliar, Inácio Loyola Brandão, Antônio Callado. 2.2  Interpretação e análise crítico-estilística das obras a seguir indicadas. Em relação a esse item, fazem-se as seguintes observações: 2.2.1 a prova exigirá leitura integral dos textos indicados, vez que as questões, embora baseadas em fragmentos ali transcritos, ultrapassarão o contido em tais fragmentos; 2.2.2 foram escolhidas obras clássicas, antológicas, representativas de contextos estético-estilísticos e político-culturais dos séculos XIX e XX; 2.2.3 foram evitadas obras anteriores ao século XIX, pelo distanciamento do contexto histórico-cultural em relação ao aluno da Escola Média; 2.2.4 entende-se que o candidato tenha experiência de leitura de poemas e, embora não sejam indicadas obras poéticas, poemas inteiros ou fragmentos poderão ser utilizados na prova; 2.2.5 a inclusão de escritores baianos que trabalham a temática da civilização do cacau corresponde à natural identidade desta Universidade, e está expressa em sua própria concepção e em sua política de ensino, pesquisa e extensão.
 
OBRAS LITERÁRIAS

DIAS, Gonçalves   I Juca Pirama
ASSIS, Machado de Papéis avulsos
BARRETO, Lima Recordações do escrivão Isaías Caminha
ANDRADE, Mário de Amar, verbo intransitivo
MATTOS, Cyro de O conto em 25 baianos
ROSA, Guimarães Primeiras histórias
SANT’ANNA, Sérgio Senhorita Simpson

 


Inglês

 
A prova de língua inglesa constitui-se, basicamente, de leitura e compreensão de textos, literários ou não, sobre assuntos variados. A avaliação está centrada no texto, visto como unidade de significação da língua, e por conseguinte todos os aspectos avaliados, sejam eles de ordem gramatical, semântica, sintática ou vocabular, estão associados ao texto e seu funcionamento. Exige-se do candidato a habilidade de perceber os diferentes níveis de compreensão textual – compreensão geral e de pontos principais – mobilizando informações e estabelecendo sentidos pertinentes a cada leitura proposta. Em suma, o candidato deverá ser capaz de distinguir diferentes gêneros textuais e suas funções no âmbito da produção escrita, bem como de operar com os fatos da língua – estruturas e léxico, por exemplo – na construção de sentidos na leitura.

Francês 

 
Abordagem de textos, literários ou  não, sobre assuntos variados, procurando observar a capacidade de: compreensão, dedução, associação de idéias e interpretação. Questões sobre estruturas gramaticais básicas para a comunicação da linguagem oral e escrita, sempre com base nos textos. Verificação do domínio do vocabulário, feita ao longo da prova, assim como através de questões sobre vocábulos ou expressões encontrados nos textos selecionados.

Espanhol

 
Abordagem de textos, literários ou não, sobre assuntos variados, procurando observar a capacidade de: compreensão, dedução, associação de idéias e interpretação. Questões sobre estruturas gramaticais básicas para a comunicação da  linguagem oral e escrita, sempre com base  nos textos. Verificação do domínio do vocabulário, feita ao longo da prova, assim como através de questões sobre vocábulos ou  expressões encontradas nos textos selecionados.

  História

 
Na prova não se adotarão recortes temáticos, tais como História Geral, História do Brasil ou História Local. Tão pouco serão adotados recortes cronológicos, como História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. As questões serão elaboradas na perspectiva da totalidade histórica, com o objetivo de explorar a habilidade dos candidatos de estabelecer relações entre os distintos contextos históricos. Serão abordados: 1. Processos de formação e transmissão dos legados das sociedades, da Antiguidade às sociedades posteriores. 2. Processos de contato e choques culturais entre as sociedades, africanas, asiáticas, americanas e européias em distintos contextos históricos. 3. Processos de formação e transformação no mundo do trabalho e o seu aparato jurídico-político e ideológico. 4. Processos de formação dos Estados Nacionais e da construção das práticas e concepções de cidadania.

  Geografia

 
1. Cartografia: 1.1. Linhas e planos de referência; 1.2. Eixo, Pólos e Equador; 1.3. Paralelos e Meridianos; 1.4. Orientação: pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e pontos de referência; 1.5 Projeções Cartográficas; 1.6. Leitura e interpretação de gráficos, mapas, tabelas e diagramas.  
 2. TERRA: 2.1. Dinâmica interna; 2.1.1. Características gerais do interior da Terra: Agentes endógenos ou internos; Placas tectônicas: formação, estrutura e dinâmica; 2.2. Dinâmica externa; Agentes e processos exógenos ou externos; 2.3. Estrutura geológica, estrutura geomorfológica e estrutura pedológica; A estrutura geológica do Brasil e seus recursos minerais; As formas de relevo e sua influência na ocupação e organização do espaço; 2.4. Solos: tipos, distribuição, utilização e conservação.
3. O Meio Ambiente e a Organização Econômico-espacial (no Mundo e no Brasil); 3.1. Atmosfera, clima, formações vegetais e poluição; Estrutura, composição, funções e influências na biosfera; 3.2. Águas marinhas e continentais; Aspectos físicos, biológicos e suas relações com as atividades humanas; Bacias hidrográficas; Poluição das águas; 3.3. Atividades econômicas; 3.3.1. O extrativismo vegetal no Brasil, a vegetação e o clima: ecossistemas brasileiros ameaçados; 3.3.2. A destruição das florestas tropicais no continente americano: desmatamento e desertificação; 3.3.3. Agropecuária e indústria; 3.3.3.1. A estrutura fundiária do Brasil e as lutas no campo; 3.3.3.2. Características gerais da pecuária brasileira; 3.4. A importância das atividades industriais e sua distribuição espacial; 3.4.1. A modernização da indústria brasileira; 3.5. Comércio e circulação; 3.5.1. Comércio interno, externo e corredor de exportação; 3.6. Meios de transportes e de comunicação; 3.7. Energia; 3.7.1. Usos de energia: sistemas, fontes, esgotamento e alternativas; 3.7.2. Recursos energéticos do Brasil.
4. População, Povoamento e Urbanização (do Mundo e do Brasil); 4.1. Fatores de distribuição da população; 4.1.1. População mundial, seus efetivos, sua repartição espacial, sua composição e variação; 4.2. Teorias de população; 4.3. Movimentos migratórios na atualidade; 4.4. População brasileira: estrutura, dinâmica e implicações sócio-econômicas; 4.4.1. Metropolização, pobreza e qualidade de vida; 4.4.2. O processo de urbanização e de terceirização da economia; 4.4.3. Crescimento urbano, causas e consequências.
5. A Organização do Espaço Mundial na Atualidade: 5.1. Da bipolarização à multipolarização mundial: a nova geopolítica mundial; 5.2. Os organismos econômicos mundiais: características, funções e crises; 5.3. O Brasil e os blocos de poder.
6. Dilemas da Geografia Mundial no Inicio do Séc. XXI: 6.1. Globalização e/ou mundialização do espaço mundial; 6.2. O meio técnico-científico-informacional: influência no processo de organização do espaço mundial e brasileiro; 6.3. A Estado-nação na contemporaneidade; 6.4. Capitalismo planetário, neoliberalismo e hegemonia norte-americana; 6.5. O Brasil no contexto dos fluxos e das redes globais.

7. Geografia dos Conflitos e das Fragmentações Territoriais: 7.1. O(s) Fundamentalismo(s) no mundo atual; 7.2. Geopolítica do Oriente Médio e tensões internas e externas não resolvidas; 7.3. As questões das identidades e os conflitos territoriais.

  Matemática

1. Conjuntos: 1.1 Relação  de   pertinência,   relação de inclusão, operações, problemas. 1.2  Conjuntos numéricos; Números naturais e inteiros: números primos e compostos, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos; Números racionais e reais: operações e propriedades, ordem, valor  absoluto, desigualdades, representação decimal de frações ordinárias, dízimas periódicas, conversão em frações ordinárias; Números complexos: representação e operações nas formas algébricas e trigonométricas, fórmula de De Moivre; Sequências numéricas: progressões aritméticas, progressões geométricas. 2. Polinômios: 2.1 Conceito, grau, polinômios idênticos, operações com polinômios; 2.2  Fatoração, produtos notáveis, divisão de um polinômio por um binômio da forma . 3. Equações algébricas: 3.1 Definições, conceito de raiz, multiplicidade de raízes, equação de primeiro grau, equação e trinômio de segundo grau, fórmula de Bhaskara, Teorema Fundamental da Álgebra, decomposição de um polinômio em fatores irredutíveis do primeiro e segundo graus; 3.2 Relações entre coeficientes e raízes, pesquisa de raízes múltiplas, raízes reais e complexas. 4. Análise combinatória: Arranjos; Permutações; Combinações simples; Triângulo de Pascal; Binômio de Newton. 5. Matrizes e Sistemas Lineares: Matríz, adição, multiplicação por escalar, multiplicação de matrizes e conceito de inversa de uma matriz quadrada; Matrizes associadas a um sistema de equações lineares, resolução e discussão de um sistema linear; Determinante de uma matriz quadrada, propriedades e aplicações, regra de Cramer. 6. Geometria plana: Congruência de figuras planas; O postulado das paralelas, duas paralelas cortadas por uma transversal, feixe de paralelas cortadas por transversais, teorema de Tales, semelhança de triângulo; Relações métricas nos triângulos, polígonos regulares, circunferências e círculos; Áreas de triângulos, polígonos regulares, círculos e setores circulares. 7. Geometria espacial:  Retas e planos no espaço: paralelismo e perpendicularismo de retas e planos; Prismas, pirâmides e  respectivos troncos, cálculo de áreas e volumes; Cilindros, cones e esferas, cálculo de  áreas e volumes. 8. Trigonometria: Arcos e ângulos, medidas em graus e em radianos, relações de conversão; Funções trigonométricas, periodicidade, cálculo dos valores das funções trigonométricas dos arcos de 30, 45 e 60 graus; Identidades trigonométricas fundamentais: fórmulas de adição, subtração, duplicação e bisseção de arcos, transformações de somas de funções trigonométricas em produtos; Equações e inequações trigonométricas; Gráficos das funções trigonométricas, função par e função ímpar. 9. Geometria analítica: Coordenadas cartesianas; equações e gráficos; distância entre dois pontos; Equações da reta nas formas reduzida, geral e segmentária; coeficientes angular e linear; interseção de retas; retas paralelas e perpendiculares; feixes de retas; distância de um ponto e uma reta; área de um triângulo; Equação da circunferência, tangentes a  uma circunferência. 10. Funções: Domínio: gráficos de funções, funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras, função composta, função inversa; Funções do primeiro e segundo graus, máximos e mínimos de funções do segundo grau, inequações produto e inequações quociente; Função módulo; Função exponencial,  função logarítmica, teoria dos logaritmos; Equações e inequações exponenciais, equações e inequações logarítmicas; 11. Matemática Financeira (cinco questões para o curso de Ciências Contábeis): Noções de capitais; Taxas e tempo; Descontos simples: comercial e racional; Funções financeiras; Juros compostos; proporcionais, equivalentes e contínuos; Aplicação para capital único; Rendas; Taxas equivalentes; Aplicação no estudo de montantes; Empréstimos; Planos de amortizações a prestações constantes e variáveis.

  
Física

 
1. Fundamentos da Física: Grandezas físicas; Grandezas fundamentais e derivadas; Grandezas vetoriais e escalares; Sistema de unidade; Sistema internacional (SI). 2. Cinemática:  Cinemática do movimento unidimensional: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento vertical; Cinemática do movimento no plano: movimento oblíquo e movimento circular. 3. Dinâmica: As leis de  Newton  e  suas  aplicações; Forças de atrito; Força elástica; Peso de um corpo; Lei da atração gravitacional de Newton; Leis de Kepler; Impulso de uma força; Quantidade  de  movimento linear e sua conservação; Trabalho e energia cinética; Princípio de conservação de energia mecânica. 4. Hidrostática: Densidade; Variação  da  pressão com a altura em um líquido em repouso; Princípio de Steven; Princípio de Pascal; Empuxo: Princípio de Arquimedes. 5. Termologia: Temperatura e lei zero da termodinâmica; Escalas termométricas; Dilatação térmica; Calor e trabalho; A experiência de Joule e a 1ª lei  da termodinâmica; Teoria cinética dos gases. 6. Óptica e ondas: Reflexão e formação de imagens; Espelhos esféricos; Lentes esféricas; Refração; Movimento harmônico simples; Ondas. 7. Eletricidade e magnetismo: Carga elétrica; força elétrica; O campo elétrico; O potencial elétrico; Capacitores; Corrente e resistência elétrica; Força eletromotriz e circuitos; O campo magnético; Indução e ondas eletromagnéticas; Geradores, motores e transformadores. 


Química

 

1. Linguagem química: uso de símbolos, gráficos e tabelas. 2. Matéria – constituição e propriedades: propriedades da matéria: densidade, temperaturas de fusão e de ebulição, solubilidade; processos usuais de separação: filtração, decantação e destilação. 3. A natureza atômica da matéria: partículas subatômicas (prótons, nêutrons e elétrons); elementos químicos; números atômico e de massa; isotopia; modelos atômicos de Dalton, Rutheford e Rutheford-Bohr.  4. Classificação periódica dos elementos: classificação e propriedades periódicas dos elementos (raio atômico, energia de ionização e afinidade eletrônica) e correlação entre essas propriedades na tabela periódica. A tabela periódica deverá ser entendida como uma sistematização das propriedades dos elementos.  5. Grandezas químicas: massa atômica; quantidade de matéria (mol); constante de Avogadro; massa molar; volume molar. 6. Ligações químicas: propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos; ligação iônica, covalente e metálica; geometria molecular, eletronegatividade e polaridade; interações intermoleculares (dipolo instantâneo-dipolo induzido; dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio). O tema ligações químicas deverá restringir-se à teoria de Lewis. 7. Funções da química inorgânica: ácidos e bases (conceito de Arrhenius e de Bronsted-Lowry), sais e óxidos; classificação dos compostos inorgânicos a partir de propriedades e de dados experimentais; reação de neutralização; reação com metais; ação frente aos indicadores. 8. Soluções: solubilidade e coeficiente de solubilidade; classificação quanto à fase de agregação; soluções aquosas; unidades de concentração (percentagem, mg/L, g/L, mol/L); diluição de soluções aquosas; propriedades coligativas (aspectos qualitativos). 9. Reações químicas: conceito; representação; leis ponderais (conservação de massa, proporções definidas e volumétricas); estequiometria; transferência de elétrons nas reações químicas (óxido-redução): Número de oxidação e reações de óxido-redução; balanceamento de equações; utilização da tabela de potenciais de óxido-redução; pilhas; eletrólise (aspectos qualitativos). Os nomes e fórmulas químicas das substâncias deverão restringir-se às mais comuns e as equações às mais usuais. Os cálculos estequiométricos devem ser elementares, envolvendo grandezas como massa, volume, massa molar, quantidade de matéria, entalpia e cálculos simples de concentração de soluções. É importante, também, que o aluno saiba descrever procedimentos experimentais simples, como separação de misturas, titulação, preparo de soluções, bem como identificar o nome dos instrumentos utilizados. 10. Estudo geral dos gases: teoria cinético-molecular e leis das transformações gasosas. 11. Cinética química: colisões moleculares e energia de ativação; fatores que influenciam na velocidade das reações (estado de agregação, concentração dos reagentes, temperatura e pressão do sistema, superfície específica dos reagentes e adição de catalisadores). 12. Energia nas reações químicas: reações exotérmicas e endotérmicas; princípio da conservação da energia; lei de Hess; energia de ligação; diagramas de energia. 13. Equilíbrio químico: sistemas em equilíbrio; constante de equilíbrio; princípio de Le Chatelier; equilíbrio ácido-base; pH de soluções aquosas; hidrólise de sais; solubilidade e constante de solubilidade. 14. Radioatividade: reação nuclear; radiações (fontes e tipos); aplicações; efeitos biológicos. 15. Química e o ambiente: chuvas ácidas; efeito estufa; camada do ozônio, poluição dos solos e das águas. 16. Compostos Orgânicos: características gerais; fórmulas estruturais; reconhecimento por grupo funcional das principais classes de compostos (hidrocarbonetos, álcoois, éteres, haletos de alquila, fenóis, aldeídos, cetonas, aminas, ácidos carboxílicos, ésteres e amidas); propriedades físicas: variação na solubilidade e nas temperaturas de fusão e ebulição de substâncias orgânicas, causadas por aumento de cadeia carbônica e pela presença de ramificações; fórmulas estruturais e nomes oficiais de compostos orgânicos simples contendo apenas um grupo funcional; química orgânica no cotidiano (petróleo, gás natural e biodiesel): origem, ocorrência e composição; petróleo: destilação, principais frações, propriedades e usos; combustão dos derivados do petróleo (implicações ambientais); etanol – produção por fermentação de açúcares, utilização como combustíveis (implicações ambientais); triglicerídeos – óleos e gorduras; sabões e detergentes: obtenção, propriedades e usos; macromoléculas – polímeros naturais (carboidratos e proteínas; estrutura e propriedades); polímeros sintéticos (polietileno, poliestireno, PVC, teflon, poliéster e poliamida); estrutura, propriedades, produção e uso, reciclagem e implicações ambientais. Salienta-se que no estudo da química orgânica é importante identificar fórmulas estruturais e estabelecer correlação entre estrutura e propriedades físicas. No caso de isomeria, por exemplo, será priorizado o reconhecimento da diferença entre as moléculas, interpretar, ou prever em casos simples, as diferenças de propriedades decorrentes desses tipos de isomeria. 
Espera-se que o candidato, como cidadão, compreenda as transformações químicas que ocorrem no mundo físico e suas implicações sociais, econômicas, ambientais e culturais, bem como perceba a química como ciência, fruto da construção humana.

 

Biologia  


1.  Estrutura, composição e função dos componentes celulares: A célula é a unidade de trabalho dos seres vivos. Dentro dela ocorre a maioria das reações que caracterizam a vida. Os componentes celulares possuem uma relação de dependência e trocas coordenadas por enzimas elaboradas sob controle genético: 1.1 Biomembranas; 1.2 Citoplasma; Cloroplastos; Complexo de Golgi; Lisossomos; Microtúbulos; Mitocôndria; Peroxissomos; Retículo endoplasmático; Ribossomos; 1.3 Núcleo; Cromossomos; Envoltório nuclear; Nucléolo; 1.4 Interação entre os componentes celulares; 1.5 Ciclo celular mitótico e meiótico; 1.6 Diferenciação celular. 2.  A diversidade e organização dos seres vivos. A compreensão da diversidade e organização dos seres vivos envolve, além do conhecimento das características básicas de estrutura, diversidade e reprodução, um enfoque ecológico e taxonômico dos diversos grupos:  Os vírus; Reino Monera; Reino Protista: Algas, Protozoários, Fungos; Reino Vegetal Criptógamas e Fanerógamas: Gimnospermas e angiospermas; Reino Animal: Esponjas, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Moluscos, Anelídeos, Artrópodos, Equinodermos e Cordados: Protocordados e Vertebrados  3.  O material genético. O material genético tem duas grandes funções básicas: influir na hereditariedade e coordenar o metabolismo. 3.1 Mendelismo. 3.2 Alelos múltiplos. 3.3 Genética dos grupos sanguíneos: ABO, RH e MN. 3.4 Interações gênicas. 3.5 Noções sobre genética quantitativa. 3.6 Noções sobre biotecnologia. 3.7 Teoria cromossômica da herança: Determinação genética do sexo e herança ligada ao sexo; Genes e cromossomos; ligação fatorial e recombinação; Princípios de construção de mapas genéticos; 3.8  Natureza do material genético e mutação; Mutação e agentes mutagênicos; Estrutura dos ácidos nucléicos: DNA e RNA; Código genético; Síntese de proteínas; 3.9 Origem da vida, evolução e genética de populações; Teoria lamarckista, darwinista e neo-darwinista da evolução; Seleção em populações; Especialização e isolamento reprodutivo. 4. A Ecologia. Fazemos parte de uma delicada rede de interações entre seres vivos e meio ambiente, mantida em perfeito equilíbrio dinâmico, há bilhões de anos de evolução. É o ambiente que proporciona os recursos necessários ao desenvolvimento de uma população, impondo também restrições ao seu crescimento. Entretanto, temos afetado esse ambiente, cada vez mais, com poluição, extinção de espécies e mesmo de comunidades inteiras. A sociedade como um todo vem se preocupando com os problemas ambientais, no sentido de assegurar a preservação do ambiente em condições adequadas. 4.1 Indivíduos; 4.1.1 Conceitos de indivíduos e espécies; Respostas ao meio; Tolerância a fatores físicos e químicos ; “Stress”; Aclimatação; 4.2  Populações; Crescimento populacional ; Demografia; Variabilidade genética e ecológica; Polimorfismos; Sociabilidade: território e espécies sociais; 4.3 Comunidades; Riqueza e diversidade de espécies; Sucessão e dominância; Respostas e perturbações; Relações intra e interespecífica; 4.4 Ecossistemas e Biosfera; Grandes ecossistemas do Brasil; Regiões fitogeográficas do Brasil; Ciclos de nutrientes e de energia; Eficiência ecológica; 4.5 Conservação e preservação da natureza; Impacto humano: poluição e biocidas; Ecossistemas e espécies ameaçadas principalmente no Brasil; Entidades e legislação brasileira relativas ao ambiente; Principais movimentos ambientalistas.