Caminhão com Ciência

Apresentação

As atividades de Divulgação Científica na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) iniciaram em 2003 com a criação do Parque do Conhecimento da UESC. O Parque foi criado com o objetivo de realizar experimentos, jogos, demonstrações e brincadeiras envolvendo aspectos diversos do conhecimento científico. Realizávamos exposições abertas ao publico em geral, visitas agendadas pelas escolas, treinamento de professores. Funcionávamos também como espaço para experiências pedagógicas e iniciação científica para estudantes das licenciaturas da UESC. As visitas ao Parque eram monitoradas por quatro alunos de graduação, que recebiam bolsas de extensão e se revezavam entre os períodos matutino e vespertino. No ano de 2003 fomos contemplados no edital MCT/SECIS/CNPq nº 07/2003 para a execução de um projeto intitulado “Expoenergia”. A Expoenergia foi uma exposição temática com experimentos interativos, painéis educativos e experimentos demonstrativos, com caráter multidisciplinar, envolvendo Física, Química, Engenharia, Oceanografia e Paleontologia.

No ano de 2004 nossa equipe do Parque do conhecimento uniu-se a professores da áreas de Ciências Biológicas e Agrárias para concorrerem ao Edital ABC (Academia Brasileira de Ciências) n. 01/2004 de Ciência Móvel (MCT/ABC, 2004). Fomos contemplados com um caminhão baú e uma série de experimentos, modelos e instrumentos. Iniciamos as atividades em 2005.

O Caminhão com Ciência é o meio de transporte para exposições científicas interativas e oficinas nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática, Biomedicina e Geografia. As exposições e oficinas são realizadas em escolas públicas e centros comunitários nos finais de semana, para melhor se adequarem às atividades acadêmicas da UESC.

A equipe é formada por um coordenador geral, coordenadores das áreas de atuação do projeto, professores colaboradores, monitores bolsistas de extensão da UESC e monitores voluntários. A equipe do projeto é responsável também pela manutenção dos equipamentos do projeto, elaboração e avaliação de novas exposições, oficinas e pesquisas na área de Divulgação Cientifica em Espaços de Educação Formal e Não Formal de Ciências. Com o Caminhão com Ciência atingimos um público de aproximadamente 20.000 visitantes desde o início do protejo.

A exposição itinerante de divulgação científica que propomos tem os mesmos aspectos das exposições realizadas em Museus e Centros de Ciências. Na qualidade de centros interativos de ciência, por meio de formas diferenciadas, lúdicas e ativas de aprendizagem, nas quais são integrados o ensino formal e o não formal, o lazer e a curiosidade científica, podem se converter em espaços de aprendizagem do grande público, adultos e crianças, escolares e não escolares.

 

VISITE NOSSA PÁGINA

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster