Notícias

NOTÍCIAS 2019

AGOSTO

Prezados professores, estudantes e servidores,
Estaremos realizando o II Simpósio de Internacionalização da UESC, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2019.
Neste simpósio, objetiva-se compartilhar e valorizar as experiências de ações internacionais vivenciadas por professores e estudantes da UESC; discutir a internacionalização em casa; atualizar ideias para a política de internacionalização da UESC.

Como participar? Monitoria, Ouvinte, Resumo e Apresentação oral de trabalho

  1. Monitoria – inscrições via Protocolo Gral, de 30 de julho a 23 de agosto, consulte edital nº 106/2019.
  2. Ouvinte – inscrições: 30 de julho a 30 de setembro - consulte edital nº 105/2019.
  3. Resumo e Apresentação Oral de trabalho - inscrições: 30 de julho a 30 de agosto. Submeta o resumo sobre relatos de experiência internacional, (os resumos serão reunidos em um caderno digital). Veja regras do resumo abaixo, os quais devem ser submetidos pelo email inter.uesc@gmail.com PRIORITÁRIO! Apresente o relato oralmente: dentre os resumos submetidos, serão selecionados alguns ilustrativos das grandes áreas de conhecimento para apresentação oral, - consulte edital UESC nº 105/2019.

Realize sua inscrição online, clicando aqui.

Tipos de resumo (Os trabalhos devem ter relação com a temática: “Internacionalização: vivências, desafios e oportunidades”)

Resumo tipo 1- “Relato de experiência científica, acadêmica e extensionista”
O professor ou pós-graduando deve descrever suas atividades internacionais, tais como: projetos de pesquisa colaborativos, estágios de pós-doutorado ou sabática, disciplinas ou palestras ministradas para grupos de alunos ou profissionais internacionais etc. Deve enfatizar o aspecto operacional de “por que” e “como” iniciou a parceria internacional e qual resultado mais importante resultou da parceira, evidenciando que a colaboração foi imprescindível para o sucesso da atividade fim (pesquisa, ensino ou extensão). Lembre-se: seu exemplo poderá inspirar outro docente a iniciar cooperação internacional.

Resumo tipo 2- “Relato de experiência acadêmica em cursos de graduação ou pós-graduação”
O estudante deve relatar sua experiência a partir de reflexões sobre as disciplinas, estágio ou pesquisa científica etc., realizadas durante o intercâmbio. Recomenda-se aos autores que façam uma análise crítica, incluindo-se um paralelo (comparação) entre os métodos de estudos e pesquisa vivenciados na UESC e aqueles vivenciados na Universidade estrangeira ou também outra Universidade brasileira, como é o caso dos estudantes que participaram do programa de mobilidade da Abruem ou mesmo por intercâmbios livres.

Resumo tipo 3- “Relatos de experiências artística e cultural
Descreva aspectos cênicos, musicais, fotográficos, arquitetônicos, literários etc., demonstrações culturais dos países ou estados que estão sendo representados. Os autores são livres para criar formas distintas das aqui sugeridas desde que não ultrapasse o tempo previsto para cada apresentação. Lembre-se: seu exemplo poderá inspirar outros estudantes, professores, técnicos e analistas a fazerem imersão cultural, linguística e artística de forma mais intensa, durante realização de atividades internacionais.

Modelo e Regras do resumo no ANEXO I.
Para mais informações, acesse a página da Arint ou mande-nos um email inter.uesc@gmail.com

CARTAZ DO EVENTO

Equipe Arint + Comissão Organizadora

JULHO

UESC é destaque no Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB

A UESC adere ao Programa Bolsas Brasil PAEC há seis anos e têm participação consolidada dentre as que compõem o quadro anual das IES que recebem estudantes estrangeiros, sendo escolhida como primeira opção de destino acadêmico. Na edição 2019, cerca de 300 candidatos de diferentes países encaminharam propostas com interesse em ingressar na pós-graduação, por este programa. O reconhecimento do desempenho e sucesso da UESC no PAEC resultou em sua integração na Comissão Assessora de Avaliação do Programa, realizada anualmente na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington-EUA, na qual é representada pelo Assessor de Relações Internacionais Prof. Dr. Ronan Xavier Corrêa. A Comissão de Avaliação é responsável pela seleção final de candidatos, após a pré-seleção realizada pelas IES participantes, com base nos critérios do edital de seleção, lançado anualmente pela OEA e pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Além dessa expressiva participação a UESC, através da Arint, promove anualmente, a Recepção Cultural dos estudantes estrangeiros. A partir de 2019, o evento passa a integrar a "Feira Academico-Cultural dos estudantes estrangeiros". A programação envolve solenidade de boas vindas, palestras e exposição de pôster dos estudantes do PAEC e dos demais programas de mobilidade que a Arint coordena (BRACOL, BRAMEX e PROAFRI).

Veja fotos abaixo:

MAIO

A Embaixada da França no Brasil oferecerá mais de 60 bolsas parciais aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que estão participando do processo de candidatura às universidades públicas na França, nos níveis da graduação (Licence) e pós-graduação (Master).

As bolsas serão concedidas por critério de excelência acadêmica. Serão analisados os histórico escolar, teste de proficiência, currículo e motivação dos candidatos.

Os beneficiados receberão uma exoneração parcial das taxas universitárias e deverão arcar, na sua chegada na França, com uma inscrição equivalente a 170 euros anuais para graduação e 243 euros anuais para o Master. A bolsa não prevê a exoneração de outras taxas, como a tarifa do procedimento de candidatura ou pré-consular, taxas consulares, seguros, passagens aéreas etc.

A chamada esta aberta até as 17 horas do dia 9 de junho de 2019.

Todas as informações podem ser achadas no site de Campus France Brasil : AQUI

Data limite para candidatar : 9 de Junho de 2019 as 17h00

Os candidatos poderão esclarecer suas dúvidas através do e-mail: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br

ABRIL
A UESC é uma das duas universidades nordestinas que participa do programa de mobilidade estudantil das Universidades dos países de língua portuguesa - AULP. Podem candidatar-se alunos de todos os cursos da UESC. As candidaturas estão abertas a partir de 31 de maio e, para mais informações, consulte a lista de universidades em oito diferentes países que junto com o Brasil integram a comunidade AULP e em quais projetos os estudantes se podem candidatar.
MARÇO

Os convidamos para participar da Feira Acadêmico-Cultural de Estudantes Estrangeiros da UESC, convite abaixo, que ocorrerá no dia 28 de março de 2019 (quinta-feira desta semana). A programação é composta por duas partes principais: 

Manhã: (das 08h às 12h) Estande de exposição de pôster sobre os países participantes dos programas de capacitação/mobilidade. Local:Espaço CÉU (em frente ADUSC)Será proveitoso contarmos com sua visita!

Tarde: (das 14h às 16hRecepção de boas vindas feita pela Magnífica Reitora da UESC, seguida por Palestras (curtas) de Professores e representantes dos estudantes estrangeiros. Local: Auditório Jorge Amado. Sua presença será inestimável, em especial, nesta parte da programação!

Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz/Albany.

Tratam-se de instituições de ensino tradicionais, sem fins lucrativos, com interesse em atender alunos de países emergentes, incluindo o Brasil.

O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade, ao aluno, de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional (objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje).

Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:

  • Strategic Thinking;
  • Marketing & Value Management;
  • Corporate Financial Management;
  • Competitive Project Management;

Estes programas oferecem um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação e dois contatos com executivos locais, sendo uma visita a empresa e uma visita opcional à ONU New York.

Para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, a universidade disponibiliza o programa Business English – First Lessons, voltado para o inglês para negócios.

Os cursos têm as seguintes características:

- Duração: 3 semanas em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral.

- Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa "Business English – First Lessons" e nível a partir de intermediário para os demais programas.

- Requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em New York. Temos 30 bolsas disponíveis para sua instituição de ensino – UESC. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para julho de 2019 e janeiro/julho de 2020.

Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail ricardo.usp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link: https://international.ibs-americas.com/programa-de-bolsas-em-new-york.

O prazo se encerrará no dia 31 de março. Enviaremos folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

Convido você também para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram estes programas: https://goo.gl/gXtTFF



Idioma:
Português English Español
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster