Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Federal Fluminense
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 2. CARACTERIZAÇÃO DO CURSO 3. OBJETIVOS E NECESSIDADES DO CURSO 4. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO 4.1. PROCESSO SELETIVO 4.2. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO NO CURSO 4.3. METODOLOGIA DE ENSINO 4.4. CRONOGRAMA DO CURSO 4.5. EMENTAS E BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS 4.6. DADOS RELATIVOS AO CORPO DOCENTE E AO COORDENADOR DO CURSO 4.7. RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS 5. ASPECTOS FINANCEIROS
1.1. INSTITUIÇÕES:
1.2. CURSO
1.3. GRANDE AREA/ÁREA DO CONHECIMENTO
1.4. UNIDADE RESPONSÁVEL
1.5. COORDENAÇÃO DO CURSO
2.1. Período de Realização:
2.2. Carga Horária
2.3. Número de Vagas
2.4. Clientela Alvo
2.5. Tipo do Curso
2.6. Modalidade do Curso
2.7. Oferta Anterior do Curso e Apoio
2.8. Apoio do Curso
3.1. JUSTIFICATIVA
O Curso de Aperfeiçoamento em Planejamento e Gestão do Cuidado em Saúde foi pensado a partir de um conjunto de resultados alcançados com a realização da pesquisa “A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde”, conforme descrito anteriormente no documento Cooperação Técnico-Científica entre UFF e UESC.
Dentre eles podemos citar a possibilidade de capacitação dos professores do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, para o ingresso no doutorado tendo como um dos produtos a elaboração do projeto de pesquisa que servirá como um dos pré-requisitos para qualificação.
Ao analisarmos a situação do departamento quanto à qualificação dos seus docentes observamos que dos 121 (cento e vinte e um) docentes apenas 12 (doze) são doutores o que representa 12,9%, destes 05 (cinco) são enfermeiros, 04 quatro) médicos, além de (01) um biomédico que atua no curso de Biomedicina e Medicina e 02 (dois) da área de Educação Física. No tocante a mestre e especialistas temos respectivamente no curso de Enfermagem 29 (vinte e nove) mestres e 13 (treze) especialistas, no de Medicina 19 (dezenove) mestres e 33 (trinta e três) especialistas, no de Educação Física temos 13 (treze) mestres e 02 (dois) especialistas. E, quando o comparamos com outros departamentos, mais especificamente, aqueles que têm produzido conhecimento e conseguido fomentos externos observamos a importância e o peso da qualificação de professores, em especial, de doutores.
A ausência de pós-graduação stricto sensu em saúde na nossa área de abrangência e influência tem gerado uma demanda reprimida, quer seja pela busca pessoal de qualificação dos sujeitos em busca de novos mercados quer seja pelas exigências de um mercado competitivo e, mais especificamente em nosso âmbito, a proliferação de instituições de ensino superior privadas na área de saúde tem gerado uma grande procura destes professores por qualificação o que tem gerado uma demanda substantiva, inclusive em instituições privadas, pela impossibilidade de afastamento das atividades cotidianas desses profissionais.
Outro aspecto que levamos em consideração está relacionado ao planejamento e programação das ações que foram desenvolvidas pela pesquisa em curso no NUSC, com a realização de seminários temáticos com objetivo de uma apropriação conjunta e construção solidária do campo teórico e metodológico, transferência de tecnologias entre os pesquisadores, o fortalecimento do grupo de pesquisa, a elaboração de uma “caixa de ferramentas” que servisse à investigação em sistemas e serviços de saúde e o preparo dos pesquisadores mestres para qualificação no doutorado.
3.2. OBJETIVOS
Requisito para inscrição: Docentes Mestres do DCSAU.
Período: ABRIL/2006
Requisito para docentes da UESC na área de saúde
4.2. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO DOCENTE
4.4. CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS
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4.5. EMENTAS E BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS
DISCIPLINAS | EMENTAS | REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
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Metodologia da Pesquisa | Principais correntes sócioantropológicas e filosóficas e suas correlações com o campo da saúde coletiva. Elaboração de projeto de pesquisa. Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais e Saúde. Pesquisa Bibliográfica. Divulgação de trabalhos científicos. | MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1999. MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa Social. Petrópolis/RJ, Ed. Vozes, 1994. SOUSA SANTOS, B. O Discurso da Ciência. |
Políticas Públicas de Saúde | Analise e discussão das principais perspectivas, alternativas e inovações no campo das políticas de saúde no Brasil Vis a Vis a consolidação dos modelos de proteção social na saúde. Destaque para as dimensões históricas, sociais e antropológicas do desenvolvimento e transformação do campo da Saúde e de suas implicações na produção de conhecimento e práticas. | Rosen, G. - A história da saúde pública, editora hucitec, 1994. Nunes, E.D. – Sobre a história da saúde pública: idéias e autores – ciências e saúde coletiva, vol. 5, n. 2. 2000 |
Modelos Assistenciais e Gestão em Saúde | Evolução histórica, problemas e perspectivas da produção da saúde. A Gestão em saúde, conceitos e desafios atuais. Programação em Saúde. Processo de Trabalho em saúde. Micropolítica do trabalho vivo. | SILVA JR. A. G. Modelos tecnoassistenciais em Saúde o debate no campo da saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 1998. CAMPOS, G. W. s. Reforma da reforma, repensando a saúde. São Paulo: Hucitec, 1992. CECÍLIO, L.C.; Inventando a mudança na saúde; São Paulo, Hucitec, 1994. |
Seminários Avançados em Planejamento e Gestão do Cuidado em Saúde | Debates de dissertações em construção. Trabalhos técnicos desenvolvidos em rede de serviços e de formação em saúde. Experiências inovadoras e exitosas em rede de serviços e de formação em saúde. | FRANCO, et. Al; Acolher Chapecó: uma experiência de mudança do modelo assistencial, com base no processo de trabalho; São Paulo, Hucitec, 2004. CAMPOS, C.R.; MALTA, D.C.; REIS, A.T.; Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte: reescrevendo o público; São Paulo, Xamã, 1998. |
Discussão dos principais autores da saúde coletiva, que formaram o pensamento sanitário no Brasil. | Merhy, E.E. - A saúde pública como política, editora hucitec, 1992. Campos, G.W.S. - Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas – ciências e saúde coletiva, vol. 5, n. 2. 2000. Arouca, A.S.; O Dilema Preventivista; Rio de Janeiro; Fiocruz, 2004. Donnangelo, M.C.S.; Saúde e Sociedade, Duas Cidades, 1979. Madel Terezinha Luz; As instituições médicas, no Brasil, Editora Graal, 1982. Ricardo Bruno Mendes Gonçalves; Tecnologia e organização social das práticas de saúde, Editora Hucitec, 1994. José Ricardo M. Ayres Sobre o risco. para compreender a epidemiologia, Editora Hucitec, 1997. Javier Uribe Rivera Agir comunicativo e planejamento social. uma crítica ao enfoque estratégico, Editora Fiocruz, 1995. Boaventura Sousa Santos. Pelas mãos de Alice. Fleury, S.M. - Saúde e democracia. a luta do cebes, editora lemos, 1997. Mendes, E.V. - Uma agenda para a saúde, editora hucitec, 1997. Matus, C. Politica, planificação e governo Flores, F. Inventando a empresa do século XXI Testa, M. Pensar em saúde. Testa, Saber em Salud. |
|
Trabalho de Campo Supervisionado (Orientação) | Avaliação de serviços de saúde. Ferramentas analisadoras em apoio ao planejamento dos serviços de saúde: Fluxograma analisador; Rede de Petição e Compromissos. Projeto terapêutico como analisador do cuidado integral à saúde. Trabalho de campo para aplicação destes instrumentos. | MERHY, E.E.; FRANCO, T.B. et al; O Trabalho em Saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano, São Paulo, Hucitec, 2003. MASCARENHAS, M.T.M; SILVA JR, A.G.; Avaliação da atenção básica em saúde sob a ótica da integralidade: aspectos conceituais e metodológicos In: MATTOS, R.A. & PINHEIRO, R.; Cuidado: as fronteiras da integralidade, Hucitec/IMS, São Paulo/Rio de Janeiro, 2004, pp 241-257. PINHEIRO, R. & MATTOS, R.; Os Sentidos da Integralidade, Rio de Janeiro, IMS/UERJ, 2001. |
Elaboração do relatório final dos projetos e planos de estudos e da versão final do artigo. | ABNT Periódicos. UESC. Manual de apresentação de trabalhos científicos. |
|
Tópicos Especiais de Planejamento | História do planejamento na saúde. Conceitos do planejamento estratégico. Aplicação do planejamento no caso da saúde. Utilização do planejamento na gestão dos serviços de saúde. Exercício de planejamento de uma equipe ou unidade de saúde. | CECÍLIO, L. C. O. Uma sistematização e discussão de tecnologia leve de planejamento estratégico aplicada ao setor governamental. In: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (Org.) Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997. MATUS, C. Política, planejamento e governo. Brasília/DF: IPEA, 1993. |
A análise institucional no campo da saúde coletiva. Principais conceitos da análise institucional: instituição, instituído, instituinte, dispositivo, agenciamentos, transversalidade, auto-análise, autogestão. A subjetividade na formação social. Exercício de análise institucional. | BAREMBLITT, G. Compêndio de análise institucional e outras correntes. Rio de Janeiro: Ed. Rosa dos Tempos, 1992. L’ABBATE S. A análise institucional e a saúde coletiva. In: Ciência & Saúde Coletiva, vol 8 n.1; Rio de Janeiro; Abrasco, 2003. |
|
Tópicos Especiais de Gestão em Saúde | O conceito de integralidade na saúde. A integralidade como estruturante das práticas de cuidado, elaboração e gestão de projetos terapêuticos. A integralidade na gestão de redes de serviços. Linhas de cuidado. A linha de cuidado como analisador dos serviços de saúde. | MATTOS, R. & PINHEIRO, R.(orgs.); Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado, Hucitec/IMS, São Paulo-Rio de Janeiro, 2001. |
Modelos de gestão da saúde suplementar. Regulação e micro-regulação da saúde suplementar. A cartografia das relações entre os diversos setores implicados com a saúde suplementar. Mercado e regulação. A atenção gerenciada e suas repercussões na saúde suplementar. | BRASIL/MS/ANS – Programa de Qualificação da Saúde Suplementar; Rio de Janeiro, 2005. Acessível em www.ans.gov.br. |
4.6. DADOS RELATIVOS AO CORPO DOCENTE E À COORDENAÇÃO DO CURSO
Informações Gerais:
Número total de docentes que ministrarão o curso: 04
Número de docentes pertencentes ao quadro permanente da IES que oferece o curso: 02
Número de docentes externos à IES que oferece o curso: 02
A coordenação do curso será de responsabilidade da Profª Drª Cristina Setenta Andrade e da Profª Vitória Solange Coelho Ferreira. As oficinas mensais e apresentação dos projetos de pesquisa e planos de estudos serão coordenados pelo profº Dr. Túlio Batista Franco, Profa. Dra. Laura Macruz Feuerwerker e Profª. Drª. Cristina Setenta Andrade.
4.7. RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS
Serão os pertinentes ao Núcleo de Saúde Coletiva e dos projetos em andamento que têm financiamento. Vale destacar que cada docente ficará responsável pelo material que o curso demandar.
a) Instalações (salas de aula, laboratórios, etc.)
O curso contará com infra estrutura do Núcleo de Saúde Coletiva e de salas de aula com capacidade para 25 alunos, biblioteca central, laboratório de informática, secretaria de pós-graduação, setor de reprografia e restaurante.
b) Biblioteca (acervo bibliográfico)
Será utilizado acervo bibliográfico da universidade, do Núcleo de Saúde Coletiva e outros adquiridos com financiamento e material didático dos professores que irão ministrar as aulas.
c) Recursos de Informática
Serão utilizados os disponíveis na universidade e no NUSC, bem como os adquiridos através de financiamento.
d) Reprografia
Os alunos serão responsáveis pela xerox do material que precisar utilizar.
e) Outros específicos para o curso
Poderão ser consultados no NUSC.
5.1 SÍNTESE DAS DESPESAS E FONTES DE RECEITA | |
---|---|
a) Especificação das Despesas/Valores estimativos | |
Despesas | Total Estimado |
Passagens | 36.000,00 |
Hospedagem | 5.000,00 |
Outras Despesas correntes (Material de Consumo) | 976,00 |
Total | 41.976,00 |
5.2 PREVISÃO DE DESPESAS - Despesas Correntes |
|||
---|---|---|---|
a) Passagens de Professores Convidados | |||
Nº de Passagens | Trecho | Valor Unitário | Total |
20 | RIO-IOS-RIO | 1.800,00 | 36.000,00 |
b) Diárias de hospedagem | ||
---|---|---|
Nº de Diárias | Valor Unitário | Total |
50 | 100 | 5.000,00 |
c) Outras despesas | |||
---|---|---|---|
Especificação | Quantidade | Valor Unitário | Total |
Tinta para impressora preta (cartucho) | 04 | 84,00 | 336,00 |
Tinta para impressora colorida (cartucho) | 04 | 90,00 | 360,00 |
Disquete (caixa) | 04 | 10,00 | 40,00 |
Papel tipo A4 (resma) | 04 | 15,00 | 60,00 |
Papel madeira (metro) | 100 | 0,50 | 50,00 |
Papel para flip sharp (folha) | 100 | 0,50 | 50,00 |
Pincel atômico (caixa) | 04 | 10,00 | 40,00 |
Fita adesiva (rolo) | 03 | 5,00 | 15,00 |
Pasta suspensa (unidade) | 10 | 1,,00 | 10,00 |
Classificador poliondas 05 cm (unidade) | 06 | 2,50 | 15,00 |
SUBTOTAL | x | 218,50 | 976,00 |