Centro de Microscopia Eletrônica

Infraestrutura

O Centro de Microscopia Eletrônica (CME) da UESC se propõe a fazer pesquisa e prestar serviços em microscopia eletrônica e fotônica e de microanálise. O CME disponibiliza técnicas de microscopia eletrônica de transmissão, Confocal e varredura, bem como microanálise para análises estruturais, morfológicas, elementares de materiais biológicos e não biológicos. Tem sua atuação em diferentes áreas científicas e tecnológicas, tais como: Biologia, Botânica, Morfologia Animal, Genética e Biotecnologia, Química, Física e Engenharia de Materiais.

MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA
O microscópio eletrônico de varredura (MEV) modelo Quanta 250 (FEI Company) instalado no CME da UESC permite a análise de amostras nos modos convencionais, de alto vácuo e baixo vácuo, oferecendo adicionalmente o modo ambiental onde amostras podem ser observadas em seu estado natural à pressão ambiente, não requerendo, portanto, qualquer preparação. O modo ambiental é utilizado para investigar amostras incompatíveis com alto vácuo e por isso, impossíveis de ser analisadas por outros métodos tradicionais de microscopia eletrônica de varredura. Amostras biológicas e de materiais podem ser observadas no MEV com intuito de revelar a micromorfologia e características estruturais, sendo que, caso necessário, amostras não condutoras podem ser recobertas com carbono e,ou ouro. Imagens de boa qualidade podem ser obtidas com até 100.000 X de aumento em com resolução espacial de aproximadamente 5 nm. Capacidade de trabalho em baixa voltagem com resolução disponível a 1 kV de voltagem do feixe. As amostras mais adequadas (em torno de 2 cm de diâmetro) para observação no MEV são as sólidas, as quais são mais estáveis sob vácuo (órgãos e tecidos animais, vegetais e fúngicos, células de arqueias, bactérias, protozoários e algas em cultura, metais, cerâmicas, polímeros e minerais), mas amostras líquidas também podem ser analisadas. O equipamento possui além do detector de elétrons secundários, um detector de elétrons retro-espalhados (que pode aprimorar a visualização de microestruturas da amostra) e um detector de raios-X que permite análise elementar por EDS (Energy Dispersive X-ray Spectroscopy). O EDS permite uma análise rápida qualitativa (e semiquantitativa com os padrões adequados) da composição em elementos (do carbono até o urânio) da amostra. Os raios-X podem ser também utilizados para formar mapas ou perfis descrevendo a distribuição dos elementos químicos na superfície da amostra.
MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE TRANSMISSÃO
O microscópio eletrônico de transmissão (MET) modelo Morgani 268D (FEI Company) instalado no CME da UESC permite a observação e análise de amostras biológicas e não biológicas. O MET Morgagni possui resolução de até 0,45 nm com distância focal de 1,6 mm. O filamento de tungstênio e construção do aparelho permitem voltagens variando de 40 a 100 kV. O equipamento possui uma câmera CCD para aquisição de imagens digitais que são gravadas em CD o qual é entregue ao pesquisador. O microscópio é totalmente microprocessado com comandos para controle do estágio, aumento, foco e difração. O maior aumento obtido é de 180.000 X sendo o equipamento indicado para estudo de processos biológicos celulares.
MICROSCÓPIO CONFOCAL
Microscópio Confocal LSM 700: Microscopio confocal com hardware totalmente automatizado. O divisor de feixe VSD permite a imagem espectral: divide a luz de emissão com1 nm de tamanho entre os dois detectores do LSM 700. Módulo de foco opcional."Definite focus" controles posicionamento Z. Pinhole de precisão, com abertura totalmente motorizada e posicionamento que se adapta à iluminação e ao comprimento de onda de detecção.
CRIOULTRAMICRÓTOMO
Crioutramicrótomo (LEICA EM FC6): Uso na obtenção de cortes semi e ultra-finos e cortes em baixa temperatura (-15 ° C a -185 ° C). A câmara EM FC6 é montada para o chassi do micrótomo e possui iluminação câmara interna de LED que proporciona visualização da amostra.
TRIM 2
A Leica EM TRIM2 é um sistema de desbaste de alta velocidade com lupa integrada e iluminador de anel LED para o corte de amostras biológicas e industriais para análise posterior em ultramicrotomia.
KNIFEMAKER LEICA
Obtenção de facas de vidro para ultramicrotomia.
APARELHO PARA PONTO CRÍTICO
Desidratação de amostras biológicas.
APARELHO PARA METALIZAÇÃO
Metalizadora (Bal-Tec, modelo SCD-050): Metalização com diversos alvos metálicos com medição de espessura da camada metalizada. Evaporação de metais por elemento resistivo. Metalização com carbono. Porta-amostras para múltiplas amostras, porta-amostras planetário.
FOTOMICROSCÓPIOS
Microscópio Invertido DM250 LEICA
Microscópio fotônico Leica DMI 300B
LUPAS
Microscópios fotônicos utilizados na observação de amostras biológicas.
APARELHOS PARA CRIOFIXAÇÃO
CPC-LEICA
AFS
MICROSCÓPIO DE FLUORESCÊNCIA
A microscopia de fluorescência permite aos usuários determinar a distribuição de uma espécie de molécula simples, sua quantidade e localização dentro de uma célula. Estudos de colocalização e de interação podem ser realizados, e podem ser observadas concentrações de íons, bem como processos intra e intercelulares como endocitose e exocitose.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web