Ciências Biológicas - Licenciatura
Disciplinas Obrigatórias
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA - Ementa: Introdução à Anatomia e Fisiologia Humana, Níveis de organização, planos de divisão do corpo, orientação. Sistema Esquelético. Sistema Muscular. Sistema Circulatório e Linfático. Sistema Respiratório. Sistema Digestório. Sistema Excretor. Sistema Endócrino e Reprodutor. Sistema Nervoso.
AS BASES DA IDENTIDADE DOCENTE - Ementa: Conhecer e reconhecer os saberes e as vivências envolvidos na constituição da identidade profissional do professor. Promover o contato do licenciando com o espaço escolar, analisando situações do cotidiano, identificando e discutindo aspectos inerentes à natureza do trabalho docente. Identificar diferentes práticas pedagógicas relacionadas à formação do professor reflexivo e pesquisador.
BIOESTATÍSTICA - Ementa: Introdução. Análise exploratória de dados. Probabilidade e principais distribuições para variáveis discretas e contínuas: Binomial, Poisson, Normal, t-student. Inferência estatística: estimação e teste de hipóteses.
BIOFÍSICA - Ementa: Noções de termodinâmica. Bioenergética. Propriedades especiais da água. Biofísica das soluções. Biofísica das membranas. Difusão, osmose e tônus. Transporte transmembranar. Bioeletricidade e biomecânica. Biofísica dos sistemas em seres vivos. Biofísica dos sentidos. Biofísica das radiações. Radiobiologia. Magnetismo e orientação magnética em animais. Som e ecolocalização. Métodos biofísicos para o estudo da célula.
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Ementa: Diversidade Celular. Métodos de estudo da célula. Bioenergética e química celular. Estrutura da membrana, função e transporte de íons e moléculas. Junções celulares e matriz extracelular. Citoesqueleto e o processo de movimentação celular. Secreção celular e endocitose. Conversão de energia: Cloroplastos e mitocôndrias. Núcleo interfásico, cromatina, cromossomos. Ciclo celular e seu controle. Os processos de replicação, transcrição e tradução. Sinalização celular. Mecanismos de envelhecimento e morte celular.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO - Ementa: Introdução à problemática ambiental. Conceito de extinção em massa e as grandes extinções. Principais ameaças à biodiversidade. Conservação de populações e espécies. Análise de viabilidade populacional. Manejo de recursos naturais. Ecologia da paisagem. Ecologia de restauração. Serviços ecossistêmicos.
BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMOS - Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e reprodutivos do conjunto de organismos referidos como Algas (macroalgas), Briófitas e Pteridófitas, com base nas tendências evolutivas e na identificação taxonômica de representantes destes grupos.
BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ESPERMATÓFITAS - Ementa: Introdução à sistemática de espermatófitas: histórico, noções de nomenclatura botânica e métodos de estudo em taxonomia. Classificação, morfologia, ocorrência e importância ecológica, origem e evolução de Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta, Pinophyta e Magnoliophyta. Sistemas de classificação e relações filogenéticas. Caracteres diagnósticos e identificação das principais ordens e famílias das angiospermas. Importância, organização e política dos herbários. Manejo de coleções.
BIOQUÍMICA GERAL - Ementa: Composição química das células. Conceito de pH. Sistema "tampão". Estrutura de biomoléculas: carboidratos, lipídeos e proteínas. Propriedades de enzimas. Metabolismo: modelo geral do metabolismo celular. Vias metabólicas: glicólise, ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons, fosforilação oxidativa, gliconeogênese. oxidação e biossíntese de ácidos graxos, metabolismo de aminoácidos e ciclo da ureia
DIDÁTICA - Ementa: O conceito de Didática. A importância da didática na construção do processo de ensino-aprendizagem e da formação docente. A escola e a sala de aula enquanto espaços de aprendizagem. A construção do planejamento pedagógico e do plano de ensino. Avaliação da aprendizagem. A organização do trabalho pedagógico como fator determinante da construção da identidade docente.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: Os fundamentos e a história da educação inclusiva no Brasil e no mundo. As políticas públicas de inclusão. Deficiência: aspectos biológicos e sociais. Panorama da educação inclusiva no contexto escolar no Brasil. Formação do professor de Ciências e Biologia e educação inclusiva. Papel da escola no respeito à diversidade. Preconceito e bullying como formas de violência escolar. Estratégias didáticas que podem favorecer a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Ciências e Biologia.
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES - Ementa: Ciclos de vida e contagem de organismos. Estrutura, distribuição e dinâmica de populações. Interações interespecíficas e efeitos sobre populações e comunidades. Mensuração e descrição de comunidades. Diversidade funcional. Distribuição espacial da biodiversidade. Sucessão ecológica.
ECOLOGIA GERAL - Ementa: Histórico e conceitos básicos de ecologia. Evolução e seleção natural. Ambiente físico e adaptações dos seres vivos. Fluxo de matéria e energia nos ecossistemas.
EMBRIOLOGIA COMPARADA - Ementa: A importância da Embriologia. Tipos gerais de reprodução em metazoários. Gônadas, células germinativas primordiais, ductos mesonéfrico e paramesonéfrico. Gametogênese. Fecundação. Embriogênese animal comparativa, com ênfase nas fases iniciais (ovo, zigoto, mórula, blástula, gástrula e nêurula); formação e destino geral dos folhetos embrionários. Gêmeos. Anexos embrionários em diferentes grupos de vertebrados.
EVOLUÇÃO - Ementa: Uma ideia que mudou o mundo (biologia evolutiva, a árvore da vida, seleção natural e adaptação). Como a evolução funciona (mutação e variação, a teoria genética da seleção natural, evolução fenotípica, deriva genética: evolução ao acaso, evolução no espaço, espécies e especiação). Produtos da evolução (seleção sexual, valor adaptativo, cooperação e conflito, interações entre espécies, a evolução de genes e genomas, evolução e desenvolvimento). Macroevolução e história da vida (filogenia, história da vida na Terra, biogeografia, evolução da diversidade biológica, macroevolução). Evolução e o Homem (história evolutiva do Homo sapiens, evolução e sociedade).
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - Ementa: Atuação em escolas do ensino médio da educação básica que propicie ao licenciando o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, articulando as diferentes formas de ensino-aprendizagem, de gestão e de organização. Formação do licenciando como profissional do magistério. Desenvolvimento de práticas pedagógicas, reflexivas, criativas e críticas, teoricamente fundamentadas. Legislação de estágio. Observação, coparticipação e regência no espaço escolar do ensino fundamental. Elaboração de relatório de estágio.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II - Ementa: Atuação em escolas do ensino médio da educação básica que propicie ao licenciando o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, articulando as diferentes formas de ensino-aprendizagem, de gestão e de organização. Formação do licenciando como profissional do magistério. Desenvolvimento de práticas pedagógicas, reflexivas, criativas e críticas, teoricamente fundamentadas. Legislação de estágio. Observação, coparticipação e regência no espaço escolar do ensino médio. Elaboração de relatório de estágio.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III - Ementa: Os espaços não formais e o ensino de ciências e biologia. A função da divulgação científica e da popularização da ciência relacionadas com a alfabetização científica. Caracterização dos diferentes tipos de espaços de educação não formal. Observação e participação de atividades e/ou ações desenvolvidas em espaços não formais de educação. Elaboração de um projeto de intervenção para esses espaços.
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - Ementa: Filósofos da antiguidade clássica: contribuições para a construção da ciência. Correntes filosóficas: positivismo, neo-positivismo; kantismo; neo-kantismo, marxismo. Questões filosóficas. Métodos filosóficos. Concepções filosóficas da educação. Modernidade e pós-modernidade. Teorias filosóficas modernas e contemporâneas e suas influências na educação.
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA - Ementa: Ciência e não-ciência. História da ciência. A posição da biologia entre as ciências. Principais filósofos da ciência. Problemas de filosofia da ciência. Filosofia da biologia. História da biologia.
FÍSICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Física da radiação. Energia. Fenômenos ondulatórios. Fluidos em sistemas biológicos. Fenômenos elétricos nas células.
FISIOLOGIA VEGETAL - Ementa: Conceitos básicos. Fotossíntese e respiração. Transporte e translocação de água e solutos. Nutrição mineral de plantas. Crescimento e desenvolvimento.
FUNDAMENTOS DE PALEONTOLOGIA E GEOLOGIA - Ementa: Origem e constituição do globo terrestre. Movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra. Minerais e rochas. Coluna de tempo geológico e métodos de datação. Tafonomia. Tempo Geológico e princípios de estratigrafia. Objetivos e princípios da paleontologia. Tipos de fossilização. Histórico das pesquisas paleontológicas. Teorias evolutivas. Extinções. Histórico da vida na Terra. Paleoecologia. Paleobiologia.
FUNDAMENTOS PRÁTICOS - Ementa : Boas práticas de laboratório e de campo. Planejamento e organização da saída de campo. Saída de campo para coleta de dados bióticos e abióticos. Coleta de amostras. Registro fotográfico. Processamento e análise das amostras coletadas. Análise e organização dos dados. Preparo de relatórios com os dados analisados ao longo do semestre. Apresentação final.
HISTOLOGIA - Ementa: Introdução ao estudo dos tecidos e métodos usuais em Histologia. Tecidos epiteliais de revestimento e glandulares. Tecidos conjuntivos: propriamente ditos, adiposo, cartilaginoso e ósseo. Tecido muscular. Tecido nervoso. Sangue e hemocitopoese. Sistema circulatório. Sistema imunitário. Sistema endócrino. Sistema digestório. Sistema respiratório. Sistema excretor. Pele e anexos. Sistema reprodutor masculino e feminino.
GENÉTICA BÁSICA - Ementa: Introdução à genética. Genes e cromossomos. Genética mendeliana: 1a e 2a Leis de Mendel: conceitos, terminologia, proporções e probabilidades. Extensões da genética mendeliana: ausência de dominância, polialelia, penetrância e expressividade, interações gênicas e pleiotropia, herança ligada ao sexo, herança extranuclear. Ligação gênica e mapeamento genético. Análise de qui-quadrado. Alterações cromossômicas em estrutura e número. Genética quantitativa: herança poligênica, variação fenotípica contínua, herdabilidade. Genética de populações e evolutiva: frequência de alelos, forças evolutivas, equilíbrio de Hardy-Weinberg.
GENÉTICA MOLECULAR - Ementa: Visão geral da genética molecular: conceitos e fundamentos. Material Genético: DNA e RNA. Replicação do DNA. Estrutura dos genes. Transcrição e processamento do RNA. Tradução e código genético. Regulação da expressão gênica. Mutação e mecanismos de reparo. Base molecular da Recombinação. Transposons. Tecnologia do DNA Recombinante. Genômica e proteômica. Técnicas de genética molecular.
IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Ementa: Conceito e características de: resposta imune inata e resposta imune específica. Células e órgãos do sistema imune. Anticorpos e antígenos. O sistema complemento. MHC, TCR, BCR. Desenvolvimento e ativação de linfócitos B e linfócitos T. Principais mecanismos da resposta imune. Definição de vacina e soro. Tipos de vacinas e especificações de vacinas, tabela de vacinação infantil. Parasitologia e seus conceitos; Taxonomia das principais espécies; Estudo dos
artrópodos, protozoários e helmintos; Ciclo biológico; Relação parasita-hospedeiro; Meio ambiente e parasitismo; Controle e profilaxia de enfermidades parasitárias; Metodologias diagnósticas para obtenção de parasitas; Educação em saúde; Material instrucional educativo.
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA I - Ementa: Caracterização de espaços educativos formais do Ensino Médio e seu entorno. Diagnóstico da organização estrutural e administrativa, da realidade socioeconômica, histórico-cultural e ambiental, relacionando com os principais documentos oficiais. Levantamento e discussão de temáticas para o desenvolvimento de um projeto de intervenção de ensino, desenvolvido na disciplina Intervenção Pedagógica no Ensino de Biologia II, considerando as demandas das escolas observadas, documentos oficiais e a literatura da área de Ensino de Biologia.
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA II - Ementa: Elaboração e execução de um projeto de intervenção de ensino de biologia no ensino médio, a partir das temáticas levantadas na disciplina Intervenção Pedagógica no Ensino de Biologia I, considerando a realidade socioeconômica, histórico-cultural e ambiental do espaço educativo formal.
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA I - Ementa: Caracterização de espaços educativos formais dos anos finais do Ensino Fundamental e seu entorno. Diagnóstico da organização estrutural e administrativa, da realidade socioeconômica, histórico-cultural e ambiental, relacionando com os principais documentos oficiais. Levantamento e discussão de temáticas para o desenvolvimento de um projeto de intervenção de ensino, que será desenvolvido na disciplina Intervenção Pedagógica no Ensino de Ciências da Natureza II, considerando as demandas das escolas observadas, documentos oficiais e a literatura da área de Ensino de Ciências da Natureza.
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA II - Ementa: Elaboração e execução de um projeto de intervenção de Ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das temáticas levantadas na disciplina Intervenção Pedagógica no Ensino de Ciências da Natureza I, considerando a realidade socioeconômica, histórico-cultural e ambiental do espaço educativo formal.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS/ LIBRAS - Ementa: Compreensão e produção em Língua Brasileira de Sinais, nos diversos gêneros, em situações sócio-discursivas no cotidiano em nível básico. Trabalho orientado para prática de habilidades viso-motoras e sócio-culturais em Libras, de acordo com a especificidade de cada curso.
MATEMÁTICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Conjuntos e aritmética básica. Cálculo com expressões Algébricas. Equações e inequações. Funções.
METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA - Ementa: Fundamentação teórica para o ensino e aprendizagem de conteúdos biológicos. Seleção de conteúdos biológicos socioambientalmente relevantes. Análise, critérios e construção de estratégias didáticas, atividades, recursos e avaliação para o ensino de Biologia no nível médio. Elaboração de microaulas.
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - Ementa: Discussão sobre propostas metodológicas diferenciadas para ensino de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Análise, critérios e construção de estratégias didáticas, atividades, recursos e propostas de avaliação para este nível de ensino. Seleção de conteúdos socioambientalmente relevantes para esse nível de ensino. Elaboração de microaulas.
MICROBIOLOGIA GERAL - Ementa: Histórico da microbiologia e surgimento dos microrganismos. Morfologia, fisiologia e genética de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, viróides e príons). Crescimento e nutrição microbiana. Ecologia microbiana. Aplicabilidade dos microrganismos em biotecnologia e técnicas moleculares atualizadas. Fundamentos práticos de microbiologia, incluindo: instrumentação, uso do laboratório de microbiologia e biossegurança, técnicas de coleta de amostras microbianas, elaboração de meios de cultura, métodos de controle do crescimento microbiano por agentes físicos e químicos, caracterização e identificação microbiana por técnicas clássicas, bioquímicas e moleculares.
MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL PARA O ENSINO DE BOTÂNICA - Ementa: Estudo do desenvolvimento da planta desde o embrião até a planta adulta. Estudo da célula, meristemas e tecidos vegetais. Estudo da morfologia externa e interna dos órgãos vegetativos do corpo primário e secundário. O ensino sobre botânica e diversidade vegetal: sua importância na construção da cidadania e na formação de indivíduos. Conteúdos de botânica tratados no ensino fundamental. Conteúdos de botânica tratados no ensino médio. Especificidades e generalidades no ensino de botânica em cada um desses segmentos.
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA EM DIFERENTES CONTEXTOS - Ementa: O ensino de ciências naturais e de biologia nas diferentes modalidades de ensino, considerando o contexto regional. Observação e análise de metodologias e tendências destas modalidades de ensino nos espaços escolares e/ou comunidades tradicionais.
PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: A pesquisa em educação. As principais tendências da produção científica e metodológica em ensino de ciências naturais e biologia. Abordagens metodológicas de pesquisa em educação. Ética na pesquisa em educação. As bases de pesquisa científica. Normatização do trabalho acadêmico.
POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO - Ementa: Concepções teóricas do Estado. Fundamentos históricos e legais da Educação. Estado, Educação, Sociedade. Políticas públicas da educação. Evolução dos sistemas de ensino: organização e funcionamento. Legislação da Educação Básica.
PRÁTICAS INTEGRADORAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: Integração dos licenciandos aos projetos existentes na escola, planejando e desenvolvendo ações, considerando as possibilidades e limitações das escolas. Organização do Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas.
PRINCÍPIOS DE SISTEMÁTICA E EVOLUÇÃO - Ementa: Uma visão vertical de ciência e a importância da sistemática na biologia e no conhecimento do mundo. Fundamentação matemática e filosófica. Classificações naturais e artificiais (fenética vs. filogenética). Conceitos de espécie e especiação (Espécies polimórficas, clines, espécies polifiléticas, espécies crípticas). Avaliação e construção de chaves de identificação, dendrogramas e cladogramas. Nomenclatura e o uso dos Códigos Internacionais. Os tipos e a seleção de caracteres taxonômicos. Fontes de evidência. Critérios de optimalidade. Alinhamento. Modelos. Estimativas de suporte.
PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA ANIMAL - Ementa: Origem e evolução do Sistema Nervoso, Sistema Nervoso central e periférico, sistemas sensoriais, regulação da temperatura. funções dos hormônios nos animais. Movimento, músculos, tipos e funções do esqueleto. Sistemas circulatórios ausentes, abertos e fechados. Corações neurogênicos e miogênicos, vasos sanguíneos. Gases, trocas gasosas, estruturas respiratórias, pigmentos respiratórios, curvas de dissociação de O2 e CO2. Manutenção de volume, excreção nos animais, perda de água, concentração da urina; órgãos excretores especializados e não especializados, rins de vertebrados. Evolução dos sistemas digestórios, simbiose, adaptações à alimentação, nutrição, digestão, absorção.
PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - Ementa: Elaboração e estrutura do projeto de pesquisa. Fundamentos e características gerais da pesquisa. Abordagens da pesquisa, métodos de coleta e de análise de dados. Elaboração dos instrumentos de coleta de dados.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Ementa: Contribuições das principais abordagens psicológicas para o processo ensino-aprendizagem (comportamentalista, fenomenológica, humanista, sócio-interacionista. Determinantes que interferem no processo ensino-aprendizagem: fatores inter e intrapessoais e sócio-ambientais.
QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: A importância do ensino de Ciências e Biologia na formação para cidadania, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. Abordagem e discussão de questões científicas, tecnológicas e socioambientais relacionadas aos conhecimentos científicos e ao ensino de Ciências e Biologia, a partir de questões levantadas no espaço escolar.
QUÍMICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Ligações químicas. Estrutura, propriedades dos compostos orgânicos. Estereoquímica. Equilíbrio químico e iônico. Técnicas de análise química quantitativa e qualitativa. Soluções e diluições.
TCC I - Ementa: Realização de pesquisa com caráter bibliográfico ou empírico vinculado ao tema conhecimento biológico e versando sobre ensino de Ciências e Biologia. Elaboração e escrita do referencial teórico e da metodologia da pesquisa. Coleta de dados.
TCC II - Ementa: Análise e interpretação de dados da pesquisa. Elaboração e escrita dos resultados e conclusões. Redação final do trabalho de conclusão de curso (TCC). Apresentação e defesa pública da pesquisa realizada.
ZOOLOGIA DE CORDADOS I - Ementa: Noções de taxonomia e sistemática filogenética. Características morfológicas, biológicas, classificação e evolução do Filo Chordata, Subfilos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata, Classe Agnatha (Superfamílias Myxinoidea e Petromyzontoidea), Infrafilo Gnathostomata (Classes Chondrichthyes e Osteichthyes), Superclasse Tetrapoda (Classes Amphibia e Sauropsida, exceto Aves).
ZOOLOGIA DE CORDADOS II - Ementa: Características morfológicas, biológicas, etológicas, classificação, evolução de: Filo Chordata, Subfilo Vertebrata, Superclasse Tetrapoda (Classes Aves e Mammalia).
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I - Ementa: Introdução ao Reino Animal. Arquitetura e planos corpóreos dos animais, desenvolvimento, ciclos de vida e origens. Reconhecimento da diversidade, forma, função e evolução nos Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Protostômios, Nemertea, Mollusca, Annelida, com ênfase nos grandes filos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Annelida.
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS II - Ementa: Reconhecimento da diversidade, forma, função e evolução nos Entoprocta, Cycliophora, Gnathifera, Lofoforados, Nematoida, Scalidophora, Tardigrada, Onychophora, Arthropoda (crustáceos, hexápodes, miriápodes e quelicerados), Deuterostomia (Echinodermata e Hemichordata), com ênfase nos grandes filos: Arthropoda, Nematoda e Echinodermata.