Conselho de Curadores das Coleções Científicas da UESC

COLEÇÃO DE MAMÍFEROS "ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA (CMARF)" – MAMÍFEROS


  • INFORMAÇÕES
  • ACERVO
  • EXTENSÃO



A COLEÇÃO DE MAMÍFEROS "ALEXANDRE RODRIGUES FERRERIA" (CMARF) – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC), ILHÉUS, BAHIA, BRASIL, abriga um dos maiores acervos científicos de mamíferos na Bahia. A CMARF iniciou suas atividades em 1986 e teve seu reconhecimento oficial da UESC em 2005.

Atualmente, o acervo da CMARF é constituído por mais de 2200 espécimes, incluindo exemplares de algumas espécies ameaçadas e outras consideradas raras, como Platyrrhinus recifinus, Chaetomys subspinosus, Callistomys pictus, Blarinomys breviceps, Leonthopitecus chrysomelas, Callithrix kuhli, Callicebus melanochir, Bradypus torquatus, alguns representantes do gênero Leopardus, esqueletos de diversas espécies de tatus, e ainda crânios e esqueletos de diversas espécies de pequenos mamíferos (marsupiais e roedores). Através de convênios firmados entre a UESC e outras instituições, afim de promover alianças, as quais contribuem com fomentos às pesquisas ou mesmo na aquisição de recursos para a CMARF, contribuem também no aumento do acervo, em que diversas instituições de ensino, ONGs e profissionais vêm depositando o material testemunho de seus trabalhos de consultoria ambiental na CMARF.

Desde 2012, a CMARF não apenas aumentou em número, como diversificou as amostras que abriga, com a inclusão de material oriundo de programas de monitoramento e resgate de fauna, bem como através do depósito de material testemunho em Estudos de Impacto Ambiental (EIA). O acervo inclui tanto material taxidermizado, crânios e peles, quanto coleção preservada em meio líquido. Também, foram incorporados moldes de pegadas e peles de animais atropelados. Mais recentemente o acervo passou a incluir também amostras de tecido, atualmente com mais de 600 indivíduos representados.

Equipe

  • Prof. Dr. Martín R. Alvarez: Curador da Coleção de Mamíferos
  • Prof. Dra. Deborah Faria: Curadora da Coleção de Chiroptera
  • Lic. Tadeu Teixeira Medeiros: Técnico Universitário (efetivo da UESC)
  • Bach. Élson Oliveira Rios:  Técnico Taxidermista (contratado pela UESC).
  • Silvia Caroline Sousa de Almeida (aluna Bach em Cs. Biológicas - UESC)
  • Prof. MSc. Binael Soares Santos: Curador da Coleção de Chiroptera (in memmorian)

Colaboradores e coletores

Binael Soares Santos, Deborah Faria, Martin R. Alvarez, José Felipe Velez Garcia, Camila Righetto Cassano, Júlio Ernesto Baumgarten, Anderson Durão Viana, Leticia Leite Ferraço, Fábio de Carvalho Falcão, Vanessa Lazaro Melo, Gaston A. F. Gine, Kalinka Correia da Silva Oliveira, Solange Gomes Farias, Emmanuel Messias Vilar Gonçalves da Silva, Adna Silva, Igor Magalhães de Assis, Larissa Silva Lima, Renata Guedes Batista, Catalina Sanchez Lalinde, Paulo Henrique Pinheiro Ribeiro, Diego Bazan Generozo, Gerônimo Felipe Rios, Eduardo Hoffmam de Barros, Daniel Danilewicz Schiavon, Marcio Luiz Vargas Barbosa Filho, Valéria da Cunha Tavares, Rita de Cássia Moreira da Silva, Yvonnick Le Pendu, Anna Carolina Cornélio Henriques, Marina Janzantti Lapenta.

A logomarca, desenvolvida por Raoni Rebouças (2016), representa o perfil estilizado do rato-do-cacau (Callistomys pictus), roedor raro e endêmico do Sul da Bahia, ameaçado de extinção.

 

Ordem Atual
Chiroptera 1432
Rodentia 392
Didelphiomorpha 361
Cetacea 16
Carnivora 9
Primates 8
Cingulata 6
Pilosa 4
Artiodactyla 4
TOTAL 2232

A Coleção de encontra em processo de organização e tombamento, planejado a digitalização e informatização do acervo completo, visando a integração da CMARF aos sistemas de acesso público e adequação aos padrões da Rede SpeciesLink/CRIA e da Rede GBIF/SiBBr.

 

VOLTAR

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster