Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
O que é CIPA?

	  
    A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo  a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar  compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da  saúde do trabalhador. 
A CIPA está composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
  São atribuições dos Representantes da CIPA:
- Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalhado;
 - Divulgar e promover o cumprimento das normas regulamentadoras;
 - Colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA;
 - Promover anualmente em conjunto com o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, se houver, a Semana Interna de Prevenção do Trabalho - SIPAT.
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
                        










