Laboratórios

Lemer - Laboratório de Ensaios Mecânicos e Resistência dos Materiais

 

Máquina de ensaio de impacto de queda
Máquina de Ensaio Universal com 2 kN de capacidade e bancada de controle

HISTÓRICO

O LEMER – Laboratório de Ensaios Mecânicos e Resistência dos Materiais - surgiu a partir de convênios entre a UESC, o CEPEDI e empresas do Pólo de Informática de Ilhéus. O principal projeto é intitulado: CARACTERIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE MATERIAIS USADOS PARA FABRICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA, que foi apoiado pela empresa Waytec e permitiu a construção dos espaços físicos e instalação de infra-estrutura operacional.

A implantação desse laboratório constitui o marco inicial para viabilizar a determinação dos índices de referência e características físicas dos materiais e componentes de diferentes produtos do Pólo de Informática de Ilhéus. Assim como viabilizar o processo de caracterização e certificação de matérias aqui na região para diferentes setores industriais.

O laboratório torna possível verificar diferentes situações de operação dos materiais e verificar possíveis alterações que levem ao comprometimento e perda de qualidade dos sistemas produzidos, o que leva a otimização dos processos industriais locais e criação de novos produtos, com possibilidade de patentes para as partes envolvidas. 

Esse laboratório atende também a diferentes demandas do setor produtivo, que incluem pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, componentes e sistemas. Também são atendidas as necessidades da UESC quanto ao desenvolvimento de pesquisas avançadas na área de novos materiais, permitindo a realização tanto de ensaios estáticos quanto dinâmicos. Dessa forma, viabiliza-se a modernização do campo de pesquisa do curso de Engenharia de Produção e Sistemas da UESC, com novos meios de interação com o setor produtivo, e com a garantia das premissas do projeto pedagógico, que prevê a implantação de laboratórios de ensaios e de Resistência dos Materiais.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do LEMER são:

i) Ensaios, caracterização e certificação de materiais, além da determinação dos seus índices de referências e suas características físicas, mecânicas, químicas, elétricas e térmicas.
ii) Certificação das propriedades dos materiais utilizados pela indústria na composição e montagem do seu produto final.

INFRA-ESTRUTURA

O LEMER está localizado na parte térrea do Pavilhão de Direito, onde funciona o Almoxarifado da UESC, e conta com os seguintes equipamentos:

  1. Máquina de Ensaio Universal de Tração-Compressão com 2 tf de capacidade nominal, servo controlada, acompanhada de bancada de computador, com monitor e impressora;
  2. Máquina de Ensaio de Impacto, com sistema de controle elétrico;
  3. Excitador Eletro-mecânico de bancada servo-controlado;
  4. Equipamento para ensaios de queda livre;
  5. Durometro Normal, Superficial e Brinell;
  6. 2 Microcomputadores Dell Optiplex 745 Gabinete Mini Torre, Intel Core Duo E6400 (2.13GHz, 2MB L2 cache, 1066MHz) (271-3252);
  7. Microcomputador Dell Optiplex 745 Gabinete Mini Torre, Intel Core Duo E6400 (2.13GHz, 2MB L2 cache, 1066MHz) (271-3252);
  8. Microcomputador portátil Dell Latitude D620 T5600 Core 2 Duo 1.83 GHZ, 667Mhz, 2M L2 Cache (271-3481);
  9. Impressora HP Laser-Jet Color;
  10. ADS 2000 - IP-B-3;
  11. Condicionador de sinais A2161 - VB 8 canais;
  12. Programas Addados 7 e AqDAnalysis (A0);
  13. 2 Paquímetros digitais cd-6" cx-b;
  14. Paquímetro especial 0-200mm;
  15. 2 Relógios comparadores de 1mm/0,002mm;
  16. 2 Relógios comparadores de 3.5mm;
  17. 3 Relógios comparadores de 5mm;
  18. Rel. Comp. Digital ids 0,001mm;
  19. 5 Suportes de medição c/base magn.;
  20. 5 Carros de transporte de corpos-de-prova com rodízios;
  21. 1 bancada de trabalho com 0,95m x 0,8m x 2,5m.

Os itens 1, 2, 3 e 4 foram comprados em parceria com o CEPEDI e estão sendo doados para a UESC.

Além disso, recebeu infra-estrutura de mobiliário, com ambiente isolado de projetos e planejamento de ensaios, onde se encontram 2 armários para guarda de equipamentos, 1 mesa e 3 cadeiras.

EQUIPE TÉCNICA

O laboratório conta com a seguinte equipe de professores:

  1. Ricardo de Carvalho Alvim – Coordenador do projeto
  2. Celso Fornari Junior
  3. Maria Lícia Queiroz
  4. Flávio Pietrobon Costa
  5. Franco Rico Amado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster