II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas

06/07/2012 atualizada em 13/07/2012 14:36

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e os professores Ana Paula Trovatti Uetanabaro e Antônio Fabio Reis Figueiredo, da área de Agroindústria, estão participando da Comissão Organizadora do II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas, que acontecerá entre os dias 21 a 24 de Agosto de 2012, em Fortaleza, Ceará.

A indicação geográfica (IG) é uma forma de agregar valor e credibilidade a um produto ou serviço, conferindo-lhes um diferencial de mercado em função das características de seu local de origem. Uma vez reconhecida, a IG só poderá ser utilizada pelos membros daquela localidade que produzem ou prestam serviço de maneira homogênea.

As Indicações Geográficas são reguladas pela Lei de Propriedade Industrial (Lei Federal No 9.279/96), e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é responsável por estabelecer as condições de registro. Trata-se de uma apropriação devida e um reconhecimento aos conhecimentos tradicionais regionais.

Na região Sul da Bahia, atualmente, está sendo realizado um estudo com o objetivo de conquistar a certificação de IG para o cacau produzido através do sistema de manejo cabruca.

O Simpósio deverá reunir representantes de associações de produtores, além de autoridades de diversos países e estudiosos. Tendo como objetivo ampliar as discussões acerca das políticas brasileiras e regionais, delinear estratégias de colaboração e parcerias e mobilizar todos os atores do desenvolvimento regional. Para mais informações e inscrições acesse http://www.2sig.com.br.