Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal

10/03/2014

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) comemora, este ano, dez anos de atividades com a defesa da centésima dissertação e inicia uma nova fase. Além de ter seu conceito elevado pela CAPES para a nota 4, teve aprovada a implantação do primeiro curso de Doutorado em Produção Vegetal do Nordeste. A alta concorrência do primeiro processo seletivo comprovou a existência de uma demanda estagnada que aguardava ansiosa por esta oportunidade. A primeira turma é formada por alunos originados tanto da própria região como de outros estados.

O PPGPV foi aprovado pela CAPES em fevereiro de 2004 para o nível de Mestrado. Com o objetivo fomentar a capacitação de recursos humanos na área de Produção Vegetal, o Programa atua na formação multidisciplinar dos discentes voltada para os aspectos fitotécnicos, ambientais e morfofisiológicos nas linhas de pesquisa de Cultivos em Ambiente Tropical Úmido, Melhoramento de Plantas e Biotecnologia, Proteção de Plantas e Solos e Nutrição de Plantas em Ambiente Tropical Úmido.

O curso oferece a oportunidade de aprofundamento em disciplinas que contribuem para o avanço dos conhecimentos e a obtenção de novas técnicas para o desenvolvimento dos cultivos tropicais. Sob a coordenação da Professora Larissa Corrêa do Bomfim Costa, o Programa conta atualmente, com 19 docentes credenciados e 36 estudantes comprometidos com o desenvolvimento social e sustentável da região sul e extremo sul da Bahia.

“Esforços serão empreendidos no sentido de consolidar a nota 4 e buscar atingir a nota 5 nas próximas avaliações. Para isso, o Programa já estabeleceu metas para o triênio voltadas principalmente ao estímulo às publicações dos resultados de pesquisa com os discentes garantindo a evolução dos indicadores de produção intelectual”, destaca a coordenadora do Programa.