Destaque na Editus

03/08/2015

As expressões homoafetivas sempre existiram na sociedade, mesmo que timidamente. A constatação está no livro Literatura, Homoerotismo e Expressões Homoculturais, organizado pelos professores André Luis Mitidieri (UESC) e Flávio Pereira Camargo (UFG). Reunindo resultados de pesquisas de diversas universidades brasileiras, o trabalho propõe uma discussão a respeito do preconceito ainda existente na sociedade, tomando como base o espaço homoerótico apresentado na literatura, na música e em estudos teóricos. A intenção é apresentar essas manifestações sob outra perspectiva.

No livro produzido pela Editus – Editora da UESC, os autores ainda abordam as antigas bases de gênero e os novos modos de interpretação de sujeitos culturais, mostrando o distanciamento que algumas pessoas ainda têm diante do tema. Neste sentido, os escritores buscam desconstruir os estereótipos de gênero por meio da literatura, mostrando ao leitor que as expressões homoculturais vão muito além de um padrão pré – estabelecido pela sociedade e suas respectivas culturas.

De acordo com o trabalho, a literatura e a música já apresentavam essas questões, porém de maneira discreta e velada. Com o passar do tempo e as transformações sociais, as relações entre pessoas do mesmo sexo vêm conquistado o seu espaço, mesmo encontrando dificuldade para se expressar diante da sociedade.

Os pesquisadores ainda notam dificuldade em falar sobre o tema. Eles acreditam que há ainda muitos obstáculos e que isso se dá pelo fato da cultura homoafetiva ser historicamente carregada de preconceitos. Por isso, buscam apresentar seus atores sociais sem estereótipos e com o respeito que merecem, atribuindo um novo olhar ao tema.

Para os interessados na temática, o livro já está disponível na Livraria da Editus, no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. O título está disponível também na Livraria Papirus, em Ilhéus, e na Livraria Nobel, em Itabuna. Na internet, o leitor poderá encontrar as publicações nos sites www.livrariacultura.com.br e www.bookpartners.com.br. Pedidos podem ser feitos também pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. Todo o catálogo de produções da Editus pode ser conferido no site www.uesc.br/editora.