UESC Realiza Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

14/10/2015 atualizada em 14/10/2015 13:28 - Assinado pela ASCOM

A abertura  conjunta pelas instituições de ensino superior do Sul da Bahia dará destaque à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. O evento  será realizado na próxima segunda-feira (19), no auditório do Centro de Arte e Cultura Gov. Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), às 9 horas. O objetivo é promover atividades de divulgação científica em todo o país em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

A iniciativa é do Núcleo de Inovação Tecnológica(NIT), da UESC e, de acordo com o professor Gesil Amarante Segundo, "a escolha do tema 'Luz, ciência e vida' se baseia na deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico."

A programação começa com a presença dos reitores e gestores das universidades UESC, UFSB, Institutos Federais IFBA e IFBaiano, SECTI, Senai e Sebrae seguida de um painel "Luz, Ciência, Tecnologia e Inovação". Durante todo o dia 19 serão realizadas palestras, demonstrações e apresentações, encerrando às 19 horas com o Observatório Astronômico da UESC, sessão Céu Aberto, em frente ao auditório.

Na UESC, a programação se estenderá durante a semana envolvendo todas as áreas de conhecimento da Universidade e antecede o 21º Seminário de Iniciação Cientifica, de 3 a 6 de novembro. As demais instituições desenvolverão atividades relacionadas ao tema em seus campus.