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Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

30/05/2016

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc para participar de palestras que ocorrerão em junho.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Elisa Prestes Massena, Viviane Briccia, Luciana Passos Sá, George Kouzo Shinomiya, Christiana Prudêncio, Maxwell Siqueira e Simoni Gehlen, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2010 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.

Confira a programação de junho de 2016.

  • Sexta-feira, 3 de Junho
    Local e horário: Auditório Jorge Amado, às 14h.
    Título: A formação permanente de professores: uma possibilidade de mudança pela problematização dialógica
    Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Lambach – UTFPR
    Resumo: O trabalho coletivo que toma como ponto de partida a problematização dialógica de situações reais vividas pelos docentes de ciências/química tem se configurado como uma possibilidade consistente para a formação permanente de professores. Essa compreensão leva em consideração que a aprendizagem é um processo permanente e se sustenta na condição de inclusão própria dos seres humanos, anunciada por Freire. Ela ocorre na interação entre os docentes e também na atuação profissional deles, sendo que esses aspectos se tornam objetos de estudo de sua própria práxis. Com tal organização da formação permanente, promove-se o distanciamento e a análise crítica da realidade levando, possivelmente, à mudanças metodológicas e epistemológicas na forma de se compreender o papel social bem como o de se ensinar química no ensino médio além da constituição de coletivos de pensamento, tal como caracteriza Fleck, que tomem como referência tais princípios.

 

  • Sexta-feira, 17 de Junho
    Local e horário:
    Auditório do Pav. Max de Menezes, às 14h.
    Título: Percepção e aprendizagem em exposições de ciências: um olhar para visitantes do “Programa Ciência Itinerante”
    Palestrante: Prof.ª MSc. Joaquim Souza Junior – IF Baiano – Campus Uruçuca
    Resumo: Compreender o processo de aprendizagem em exposições interativas de Ciência é um dos principais desafios da área de divulgação científica. Para tratar desse tema foi realizada uma análise das percepções e de aspectos da aprendizagem presente em conversas de visitantes de uma exposição interativa de Ciência. Como suporte teórico utilizou-se a perspectiva sociocultural de Vigotski, especificamente a parte que trata das relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, explorando a percepção e a relação entre aprendizado e desenvolvimento. A ferramenta de análise dos dados foi desenvolvida a partir da proposta metodológica “Análise Textual Discursiva”, utilizando como categorias a priori o sistema de codificação proposto por Allen (2002), denominado conversas de aprendizagem.

 




            


 
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