Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

I Simpósio de Cuidados Paliativos do Sul da Bahia será realizado na UESC

29/03/2017 - Assinado pela ASCOM

Será realizado, no dia 7 de abril, no auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), situada no bairro Salobrinho, em Ilhéus, o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Sul da Bahia. A realização é da Unimed-Itabuna com o apoio do Departamento de Ciências da Saúde da UESC. A inscrição pode ser feita mediante o pagamente de R$ 10, mais dois quilos de alimento ou uma lata de leite, na Unimed Itabuna, FUNCEPS Manoel Novaes, FUNCEPS Santa Casa, Hospital de Ilhéus, AMO Ilhéus e na  UESC (Colegiado Medicina),

Para o professor Cristiano Bahia, diretor do DCSAU o evento vai contribuir para a disseminação deste conceito, entre profissionais de saúde, pacientes, cuidadores e comunidade em geral. “Doenças graves não significam que não há mais o que fazer. É possível diminuir muito o sofrimento de pacientes em situação terminal, mas a opção não é tão disseminada quanto poderia. É necessário trabalhar esta ideia entre pacientes e familiares. Os cuidados paliativos combatem a ideia de que o sofrimento é uma parte necessária e incontornável no tratamento de doenças graves, que podem resultar na morte. Para isso, oferecem alternativas para ajudar a passar por esse período.”

A programação – A abertura será às 8 horas com palestras sobre: Cuidados Paliativos: conceito e demanda; As dimensões do sofrimento humano, Controle de Sintomas em Cuidados Paliativos: visão geral,  Uso da Via Subcutânea: uma prática moderna, Comunicação Difícil: rompendo barreiras, Modalidades de Atendimento em Cuidados Paliativos, Luto na Sociedade Moderna, Aspectos Éticos Jurídicos em Cuidados Paliativos, Apresentação de Caso Clínico. O fechamento do evento está previsto para 17h50min, com Gustavo Magno Baptista e Rosângela Melo.

Serão palestrantes o Dr. Douglas Crispim, médico formado pela UESC; Residência em Clínica Médica (Hospital Irmã Dulce); Geriatria (Santa Casa de São Paulo); Especialização em Cuidados Paliativos pelo Pallium Latinoamérica; Médico Assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da USP; Coordenador do Programa CDS (Comunicação Difícil em Saúde); Coordenador do Movimento para Expansão dos Cuidados Paliativos e membro da Diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Caroline Silveira, enfermeira formada pelo Centro Universitário São Camilo; Residência em Cuidados Paliativos pela USP; coordenadora de enfermagem do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Beneficência Portuguesa, São Paulo.

Karen Binsconcini, psicóloga formada pela UEL; Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP; Residência em Cuidados Paliativos pelo Hospital das Clínicas da USP; Gerente de psicologia do Grupo ASAS (Associação Sênior de Apoio a Saúde).

Dra. Alini Ponte, médica com residência em geriatria pelo Hospital das Clínicas da USP, especialização em Cuidados Paliativos pelo Pallium Latinoamérica; coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos da Clínica NOB, Hospital Português e HUPES em Salvador-BA.

Dr. Emerentino Elton Sousa de Araújo, Médico graduado pela EBMSP em 1991; Residência em Médica de Cirurgia Geral e Anatomia Patológica; Mestre em Medicina Interna, UFBA; Doutorando em Bioética – Universidade do Porto; Professor Assistente de Patologia Geral da EBMSP; Conselheiro do CREMEB 2013/2018; Coordenador Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do CREMEB.




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web