Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Mestrado Profissional em Inovação da UESC debate novos rumos par o Pontal Criativo

11/07/2017 - Assinado pela ASCOM

Uma atividade prática da disciplina Empreendedorismo em Setores Tecnológicos, ministrada pela Profª Drª. Katianny Santana Gomes Estival, dentro do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) reuniu artesãs e profissionais da gastronomia e estudantes da disciplina, além dos professores convidados Luiza Reis Teixeira e Raimundo Bonfim, ambos da Incubadora Baiana de Empreendimentos Solidários, e coordenador do Epec, professor  João Carlos de Pádua, para discutir de maneira participativa propostas de viabilidade socioeconômica para os membros do Pontal Criativo de Ilhéus.

O encontro aconteceu na UESC sexta-feira (07). As discussões giraram em torno dos anseios de melhores condições de trabalho e de desenvolvimento das atividades realizadas pelos profissionais ligados ao Pontal Criativo, sem perder de vista a realidade enfrentada por cada membro e as potencialidades do grupo.

A professora Katianny  falou sobre os objetivos da disciplina e da atividade proposta, enquanto a mestranda Diana Pereira Duarte apresentou as etapas desenvolvidas pelo grupo de estudantes que culminou na proposta de um Canvas Social, uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios. Esse método também é denominado “Quadro de modelo de negócios”. Cada participante recebeu uma cópia desse quadro a fim de compreender de maneira mais simples, clara e objetiva a proposta apresentada pela turma do mestrado.

Os alunos puderam ainda praticar outra atividade que tem sido cada vez mais utilizada no mundo dos negócios com resultados efetivos e promissores. O World Café possibilita a participação de todos os envolvidos na reunião de forma sistemática, apresentando ideias diretas que ajudam a desenvolver a proposta apresentada inicialmente.

Após três rodadas de muito debate entre os grupos menores que se formaram, foi possível construir alguns painéis repletos de expectativas e necessidades dos profissionais que atuam no Pontal Criativo. Essas ideias sistematizadas irão auxiliar os mestrandos na última etapa dessa atividade, que é apresentar um Modelo de Negócio e um Plano de Ação para o Pontal Criativo. O resultado final desse trabalho está marcado para ser apresentado à comunidade do Pontal Criativo no dia 29 de julho, às 9 horas, na Cruzada do Bem em Ilhéus.

O trabalho de aplicação de métodos de empreendedorismo ao Pontal Criativo começou em 03 de junho, quando surgiu a proposta dos mestrandos buscarem aplicar os seus conhecimentos numa atividade prática com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de um setor produtivo regional. Naquele primeiro encontro, membros do Pontal Criativo fizeram uma breve apresentação de suas principais atividades e falaram também sobre os desafios e objetivos do grupo.

Para os mestrandos, antes mesmo da conclusão do trabalho proposto, já foi possível identificar nos membros do Pontal Criativo a força de vontade em ajudar Ilhéus a se desenvolver através do trabalho artesanal e gastronômico voltado ao turismo. Ficaram evidentes também alguns desafios a serem enfrentados pelo grupo, já que ainda não possui um cronograma estabelecido de atividades e nem estrutura física e de transporte para feiras itinerantes. Não há definição também dos locais onde estas feiras poderão ocorrer. Ajudar o Pontal Criativo a buscar maneiras seguras e eficazes de resolver essas e outras pendências é o desafio apresentado à turma do PROFNIT nesta última etapa da atividade.




            


Data de publicação
21/06

Pesquisas Científicas na Uesc

Alunos e Professores Divulgam Vídeos
21/06

LIFE Jr foi premiada em um evento de empresas juniores

Os prêmios fortalecem ainda mais a imagem da LIFE Jr e da UESC no Movimento Empresa Júnior Baiano
18/06

II Seminário Estudantil de Administração: Perspectivas para o Futuro do Brasil

De 18 a 20 de Junho
18/06

Projeto Sétima na Quinta

Dia 21 de Junho
15/06

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf – Matemática nos Anos Iniciais

Dias 06 e 07 de Julho
15/06

Nesta segunda (18) começa o II Seminário Estudantil de Administração da UESC

O Seminário Estudantil de Administração é uma iniciativa dos estudantes do curso de graduação em Administração
14/06

Susau Informa

Fechamento dos Portões no Dia 16/06
13/06

Projeto Sétima na Quinta/Comitê Mulheres Uesc

Dia 14 de Junho
13/06

Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC realizou o IX Workshop

O principal destaque foi a redução do tempo médio de titulação de doutores de 56 meses no quadirênio anterior para 48 meses no quadriênio em curso.
12/06

CRES 2018 reafirma educação superior como bem social, direito humano e dever do estado

Cerimônia de abertura reuniu milhares de gestores, professores e estudantes em Córdoba, na Argentina
12/06

3º Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas

De 03 a 05 de Julho
12/06

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 15 de Junho
11/06

Editus promove evento de incentivo à leitura no Shopping Jequitibá

“Editus no Shopping Jequitibá” será nos dias 14 e 15
08/06

Seminário - Diminuindo o Tamanho de uma Barra de Ouro Retirando Pedaços sem Tamanho

Dias 19 e 20 Junho
07/06

Seminário de Matemática do DCET

Dias 11 e 18 de Junho
06/06

Mesa Redonda "O papel da pesquisa e da extensão na Formação do licenciando"

Dia 08 de junho
06/06

Mais Futuro - ASSEST Informa

Encontro Sobre Orientações para Inscrição - Dia 11/06
06/06

LEA promove Simulado da Organização das Nações Unidas

O Simulado é uma atividade pedagógica que objetiva vivenciar a realidade comportamental, normativa e política da ONU através de uma reunião da ACNUR
05/06

Projeto "Sétima na Quinta"

07 de Junho
05/06

Capacitação UPT - Edital Nº 71

Informe Sobre Seleção de Monitor
1 a 20 de 23         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster