Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Mestrado Profissional em Inovação da UESC debate novos rumos par o Pontal Criativo

11/07/2017 - Assinado pela ASCOM

Uma atividade prática da disciplina Empreendedorismo em Setores Tecnológicos, ministrada pela Profª Drª. Katianny Santana Gomes Estival, dentro do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) reuniu artesãs e profissionais da gastronomia e estudantes da disciplina, além dos professores convidados Luiza Reis Teixeira e Raimundo Bonfim, ambos da Incubadora Baiana de Empreendimentos Solidários, e coordenador do Epec, professor  João Carlos de Pádua, para discutir de maneira participativa propostas de viabilidade socioeconômica para os membros do Pontal Criativo de Ilhéus.

O encontro aconteceu na UESC sexta-feira (07). As discussões giraram em torno dos anseios de melhores condições de trabalho e de desenvolvimento das atividades realizadas pelos profissionais ligados ao Pontal Criativo, sem perder de vista a realidade enfrentada por cada membro e as potencialidades do grupo.

A professora Katianny  falou sobre os objetivos da disciplina e da atividade proposta, enquanto a mestranda Diana Pereira Duarte apresentou as etapas desenvolvidas pelo grupo de estudantes que culminou na proposta de um Canvas Social, uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios. Esse método também é denominado “Quadro de modelo de negócios”. Cada participante recebeu uma cópia desse quadro a fim de compreender de maneira mais simples, clara e objetiva a proposta apresentada pela turma do mestrado.

Os alunos puderam ainda praticar outra atividade que tem sido cada vez mais utilizada no mundo dos negócios com resultados efetivos e promissores. O World Café possibilita a participação de todos os envolvidos na reunião de forma sistemática, apresentando ideias diretas que ajudam a desenvolver a proposta apresentada inicialmente.

Após três rodadas de muito debate entre os grupos menores que se formaram, foi possível construir alguns painéis repletos de expectativas e necessidades dos profissionais que atuam no Pontal Criativo. Essas ideias sistematizadas irão auxiliar os mestrandos na última etapa dessa atividade, que é apresentar um Modelo de Negócio e um Plano de Ação para o Pontal Criativo. O resultado final desse trabalho está marcado para ser apresentado à comunidade do Pontal Criativo no dia 29 de julho, às 9 horas, na Cruzada do Bem em Ilhéus.

O trabalho de aplicação de métodos de empreendedorismo ao Pontal Criativo começou em 03 de junho, quando surgiu a proposta dos mestrandos buscarem aplicar os seus conhecimentos numa atividade prática com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de um setor produtivo regional. Naquele primeiro encontro, membros do Pontal Criativo fizeram uma breve apresentação de suas principais atividades e falaram também sobre os desafios e objetivos do grupo.

Para os mestrandos, antes mesmo da conclusão do trabalho proposto, já foi possível identificar nos membros do Pontal Criativo a força de vontade em ajudar Ilhéus a se desenvolver através do trabalho artesanal e gastronômico voltado ao turismo. Ficaram evidentes também alguns desafios a serem enfrentados pelo grupo, já que ainda não possui um cronograma estabelecido de atividades e nem estrutura física e de transporte para feiras itinerantes. Não há definição também dos locais onde estas feiras poderão ocorrer. Ajudar o Pontal Criativo a buscar maneiras seguras e eficazes de resolver essas e outras pendências é o desafio apresentado à turma do PROFNIT nesta última etapa da atividade.




            


Data de publicação
26/07

Céu Aberto

Dia 01 de Agosto
26/07

Projeto Sétima na Quinta

Dia 27 de Julho
25/07

Uerj sedia reunião da Abruem

Crise das instituições de ensino superior foi debatida com a comunidade
24/07

Programa Mais Futuro

2ª relação PARCIAL
24/07

Pet Solos promoverá Ciclo de Palestras

Dia 26 de Julho
20/07

Editus no Festival do Chocolate

A Editus – Editora da UESC está presente no 9° Festival Internacional do Chocolate e Cacau, de 20 a 23 de julho
20/07

Editus no Jequitibá

Mais que publicar livros, é preciso investir na formação de leitores.
19/07

A Editus estará presente no 9° Festival Internacional do Chocolate e Cacau, de 20 a 23 de

Que tal se programar para dias cheios de chocolate?
18/07

Seminário de Matemática do DCET

Dia 04 de Agosto
18/07

Workshop: Dinâmicas Audiovisuais Contemporâneas: O case diz aí

Dia 25 de Julho
18/07

UESC realizou Language Week

O tema do evento abrangeu discussões em torno das políticas linguísticas e da internacionalização do ensino superior
17/07

III Simpósio de Pedagogia (SIMPED)

09 a 11 de outubro de 2017
17/07

Projeto Sétima na Quinta

Apresenta "A Estrada da Fúria"
14/07

Reitor da UEPB visita a UESC

A presença do dirigente da IES paraibana está relacionada à troca de experiências e conhecer a infraestrutura da UESC com vistas ao estabelecimento de parcerias.
14/07

Recadastramento de Servidores Ativos

Entre os Dias 17 de Julho a 13 de Agosto
13/07

Programa Mais Futuro - Auxílio Permanência

SEC Informa Sobre Pagamento
12/07

Transferência Externa 2017.2

Inscrições de 17 a 21 Julho
11/07

Nos dias 13 e 14 de julho, a Editus estará no Shopping Jequitibá!!!

Feira de livros com descontos, pré-lançamento de livro e rodas de conversa.Nos dias 13 e 14 de julho, a Editus estará no Shopping Jequitibá!!! Feira de livros com descontos, pré-lançamento de livro e
11/07

Mestrado Profissional em Inovação da UESC debate novos rumos par o Pontal Criativo

O resultado final desse trabalho está marcado para ser apresentado à comunidade do Pontal Criativo no dia 29 de julho, às 9 horas, na Cruzada do Bem em Ilhéus.
10/07

Projeto Sétima na Quinta

Aprtesenta Blade Runner
1 a 20 de 27         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster