Mestrado Profissional em Inovação da UESC debate novos rumos par o Pontal Criativo

11/07/2017 - Assinado pela ASCOM

Uma atividade prática da disciplina Empreendedorismo em Setores Tecnológicos, ministrada pela Profª Drª. Katianny Santana Gomes Estival, dentro do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) reuniu artesãs e profissionais da gastronomia e estudantes da disciplina, além dos professores convidados Luiza Reis Teixeira e Raimundo Bonfim, ambos da Incubadora Baiana de Empreendimentos Solidários, e coordenador do Epec, professor  João Carlos de Pádua, para discutir de maneira participativa propostas de viabilidade socioeconômica para os membros do Pontal Criativo de Ilhéus.

O encontro aconteceu na UESC sexta-feira (07). As discussões giraram em torno dos anseios de melhores condições de trabalho e de desenvolvimento das atividades realizadas pelos profissionais ligados ao Pontal Criativo, sem perder de vista a realidade enfrentada por cada membro e as potencialidades do grupo.

A professora Katianny  falou sobre os objetivos da disciplina e da atividade proposta, enquanto a mestranda Diana Pereira Duarte apresentou as etapas desenvolvidas pelo grupo de estudantes que culminou na proposta de um Canvas Social, uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios. Esse método também é denominado “Quadro de modelo de negócios”. Cada participante recebeu uma cópia desse quadro a fim de compreender de maneira mais simples, clara e objetiva a proposta apresentada pela turma do mestrado.

Os alunos puderam ainda praticar outra atividade que tem sido cada vez mais utilizada no mundo dos negócios com resultados efetivos e promissores. O World Café possibilita a participação de todos os envolvidos na reunião de forma sistemática, apresentando ideias diretas que ajudam a desenvolver a proposta apresentada inicialmente.

Após três rodadas de muito debate entre os grupos menores que se formaram, foi possível construir alguns painéis repletos de expectativas e necessidades dos profissionais que atuam no Pontal Criativo. Essas ideias sistematizadas irão auxiliar os mestrandos na última etapa dessa atividade, que é apresentar um Modelo de Negócio e um Plano de Ação para o Pontal Criativo. O resultado final desse trabalho está marcado para ser apresentado à comunidade do Pontal Criativo no dia 29 de julho, às 9 horas, na Cruzada do Bem em Ilhéus.

O trabalho de aplicação de métodos de empreendedorismo ao Pontal Criativo começou em 03 de junho, quando surgiu a proposta dos mestrandos buscarem aplicar os seus conhecimentos numa atividade prática com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de um setor produtivo regional. Naquele primeiro encontro, membros do Pontal Criativo fizeram uma breve apresentação de suas principais atividades e falaram também sobre os desafios e objetivos do grupo.

Para os mestrandos, antes mesmo da conclusão do trabalho proposto, já foi possível identificar nos membros do Pontal Criativo a força de vontade em ajudar Ilhéus a se desenvolver através do trabalho artesanal e gastronômico voltado ao turismo. Ficaram evidentes também alguns desafios a serem enfrentados pelo grupo, já que ainda não possui um cronograma estabelecido de atividades e nem estrutura física e de transporte para feiras itinerantes. Não há definição também dos locais onde estas feiras poderão ocorrer. Ajudar o Pontal Criativo a buscar maneiras seguras e eficazes de resolver essas e outras pendências é o desafio apresentado à turma do PROFNIT nesta última etapa da atividade.

Restaurante Universitário da Uesc

Cadastramento Biométrico de Estudantes

Seminário de Matemática do DCET

Dia 29 de Setembro

XIII Encontro Local do Proler/ VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura do Sul

Dias 18 e 19 de Outubro

Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como Assim?

Dia 25 de Setembro

UESC convida estudantes do ensino médio para V Feira das Profissões

O objetivo da Feira das Profissões é auxiliar ao estudante, do último ano do ensino médio, a descobrir sobre o seu futuro profissional

Projeto Um Lugar para Ler chega a escolas de Ilhéus

Ao expandir esta ação para novos espaços fora do campus da UESC, a Editus tem em vista a formação de novos leitores.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 21 de Setembro

Cursos de Educação a Distância

Aula Inaugural

Curso de Expressões Regulares para Preparação de Base de Dados e Introdução à Otimização d

De 20 a 22 de Setembro

Escolas podem se inscrever para a V Feira das Profissões da UESC

O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, na quadra do Parque Desportivo, no Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, no bairro Salobrinho em Ilhéus.

Cursos de Iniciação à Pesquisa Científica: Fundamentos e Procedimentos

De 25 de Setembro à 22 de Novembro

Viver Não Cabe no Lattes!

Dia 20 de Setembro

Minicurso Os Serviços da Uesc Frente à Demanda de Atendimento ao Público-Alvo da Educação

Dia 22 de Setembro

MEMÓRIA

PROF. JULIO CEZAR DURIGAN

Lançamentos da Editus na Bienal Internacional do Livro

Editora lançou três novos títulos durante o maior evento literário do país.

Cursos da UESC se destacam no relatório sobre qualidade do Ensino Superior do MEC

Biomedicina atingiu o conceito máximo 5, Enfermagem, Agronomia, e Medicina ficam com 4.

Recadastramento de Servidores Ativos

Prorrogado até 17 de Setembro