Seminário qualifica doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecu

09/08/2017 atualizada em 10/08/2017 09:24 - Assinado pela ASCOM

Os seminários de Exame de Qualificação de Doutorado em Genética e Biologia Molecular, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sob a coordenação das professoras/Dras. Fernanda Amato Gaiotto e Fátima Cerqueira Alvim foram realizados nos dias 3 e 4 de agosto no auditório do 5° Andar da Torre Administrativa José Haroldo Castro Vieira.

Foram apresentados e defendidos, diante da banca examinadora composta pelo orientador e pelos membros externos, professores Luis Eduardo Aranha Camargo e José Baldin Pinheiro, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(ESALQ/USP), 13 projetos de tese de doutorado com os dados preliminares (ver quadro).

De acordo com o professor Dr. Carlos Priminho Pirovani ‘’este é o quinto ano em que a qualificação é realizada neste formato, com a finalidade de contar com uma apreciação externa dos projetos, em um momento em que o andamento da pesquisa pode ser beneficiado pelas críticas e sugestões apresentadas pela banca examinadora.’’

Uma mesa-redonda com a participação dos professores Luis Aranha e José Baldin encerrou o evento. Os professores consideraram o Seminário uma forma exemplar para a realização dos exames de qualificação dos doutorandos de um programa que está sempre buscando a excelência

‘’Percebi mudança de patamar com uma equipe de docentes e alunos muito empenhados. Estão todos de parabéns! Aumentou a participação em relação aos anos anteriores. O exame de qualificação é muito importante, para observar as questões e participar das discussões. O aluno além das aulas, aprendem muito com os seus colegas. De modo geral, gostei dos planos e das hipóteses. Todos bem justificados e com o forte apelo da identidade da UESC. Isto é mérito do corpo docente," destacou o professor Luis Aranha. O prof José Baldin concliuiu elogiando a qualidade dos trabalhos apresentados  ‘’as propostas são ousadas e ricas em conteúdo. O Ds precisa entender o que está fazendo. Não pode passar o compromisso para o orientador. "

‘’Nesse ano todos os projetos foram aprovados, desta forma, os doutorandos estão aptos, perante a Capes, para a realização de estágio sanduiche no exterior. Durante o evento os examinadores externos indicaram as doutorandas Irma Yuliana Mora Ocampo e Thâmara Moura Lima para receber certificado de estudante destaque do evento,’’ informa o professor Priminho.

Curso Arquivo, Circulação e Leitura: Problematizações em Análise de Discurso

De 06 de Novembro a 18 de Dezembro

Projeto Céu Aberto

Dia 24 de Outubro

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento