UESC realiza Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitu

04/10/2017 - Assinado pela ASCOM

O XIII Encontro Local do PROLER, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) será realizado nos dias 18 e 19. O evento está focado na promoção da leitura e na formação de mediadores. Nesta edição, o tema “Livros: mediar é semear o futuro” vai abordar as possibilidades de construir uma nova perspectiva de futuro, semeando literatura.

A conferência de abertura, “Literatura, experiência literária e formação docente,” será proferida pela Profa. Dra. Célia Abicalil Belmiro, (UFMG), além de 10 oficinas e 10 minicursos, tratando de aspectos teórico-práticos e interdisciplinares da formação do leitor.

Segundo a professora Glória de Fátima Lima dos Santos, coordenadora do Porler/UESC, “o Encontro é destaque para o VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, que contará com a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da  leitura no Brasil, em sua 4ª edição. O Conselho Regional de Biblioteconomia – 5ª Região (Bahia e Sergipe) participará do debate com gestores das Secretarias de Educação e de Cultura, Conselhos e Academias de Letras, discutindo os caminhos para a implantação dos planos municipais do livro e da leitura.”

Na tarde do dia 19, o bosque da UESC será o palco para receber crianças de escolas selecionadas pelas Secretarias de Educação municipais para interagirem com atores de linguagens diversas (música, teatro, contação de histórias, criação de livros e dança), “num semear de livros e textos literários e musicais, nossa semeadura na esperança de um futuro referenciado e melhor,” frisa a coordenadora do Proler.

A realização do XIII Encontro local do PROLER está sendo viabilizado pela  PROEX/PROLER, DLA da UESC, FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), Secretaria de Turismo e Cultura de Ilhéus, Secretarias Municipais de Educação de Ilhéus e de Itabuna, NTE-05 (Núcleo Territorial de Educação), Biblioteca Central da UESC.

Também conta com o apoio do Instituto Prolivro- SP, Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB-05, TV Santa Cruz,  EDITUS – Editora da UESC, PARFOR (Pedagogia), PROFLETRAS (UESC), Mestrado Acadêmico em Letras (Linguagens e Representações), EAD Letras/UESC e NAU – Núcleo de Artes da UESC. A programação detalhada  está disponível no site www. uesc.br .

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Protocolo Geral e Central Telefônica

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/