UESC realiza Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitu

04/10/2017 - Assinado pela ASCOM

O XIII Encontro Local do PROLER, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) será realizado nos dias 18 e 19. O evento está focado na promoção da leitura e na formação de mediadores. Nesta edição, o tema “Livros: mediar é semear o futuro” vai abordar as possibilidades de construir uma nova perspectiva de futuro, semeando literatura.

A conferência de abertura, “Literatura, experiência literária e formação docente,” será proferida pela Profa. Dra. Célia Abicalil Belmiro, (UFMG), além de 10 oficinas e 10 minicursos, tratando de aspectos teórico-práticos e interdisciplinares da formação do leitor.

Segundo a professora Glória de Fátima Lima dos Santos, coordenadora do Porler/UESC, “o Encontro é destaque para o VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, que contará com a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da  leitura no Brasil, em sua 4ª edição. O Conselho Regional de Biblioteconomia – 5ª Região (Bahia e Sergipe) participará do debate com gestores das Secretarias de Educação e de Cultura, Conselhos e Academias de Letras, discutindo os caminhos para a implantação dos planos municipais do livro e da leitura.”

Na tarde do dia 19, o bosque da UESC será o palco para receber crianças de escolas selecionadas pelas Secretarias de Educação municipais para interagirem com atores de linguagens diversas (música, teatro, contação de histórias, criação de livros e dança), “num semear de livros e textos literários e musicais, nossa semeadura na esperança de um futuro referenciado e melhor,” frisa a coordenadora do Proler.

A realização do XIII Encontro local do PROLER está sendo viabilizado pela  PROEX/PROLER, DLA da UESC, FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), Secretaria de Turismo e Cultura de Ilhéus, Secretarias Municipais de Educação de Ilhéus e de Itabuna, NTE-05 (Núcleo Territorial de Educação), Biblioteca Central da UESC.

Também conta com o apoio do Instituto Prolivro- SP, Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB-05, TV Santa Cruz,  EDITUS – Editora da UESC, PARFOR (Pedagogia), PROFLETRAS (UESC), Mestrado Acadêmico em Letras (Linguagens e Representações), EAD Letras/UESC e NAU – Núcleo de Artes da UESC. A programação detalhada  está disponível no site www. uesc.br .

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento

Dia 20 de Outubro

Seminário de Matemática do DCET

Dias 6 e 20 de Outubro

Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF

Inscrições Até dia 09/10

Programa Mais Futuro – Auxílio Permanência

Inscrições para Segunda Etapa até 03/11

Governador anunciou publicação de segundo edital do Mais Futuro

A iniciativa oferece auxílio financeiro para os estudantes das universidades Estaduas de de Santa Cruz, Feira de Santana, do Sudoeste da Bahia e Estado da Bahia.
1 a 20 de 26         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250