UESC avança no ranking de universidades empreendedoras

23/11/2017 - Assinado pela ASCOM

A UESC que ocupava, em 2016, o 37º lugar no Índice de Universidades Empreendedoras, passou a ocupar a 33ª posição em 2017, segundo a pesquisa realizada e divulgada pela Brasil Júnior, em nível nacional. A informação, segundo  a estudante Julia Rovena, embaixatriz das empresas juniores da universidade junto ao Índice Universidades Empreendedoras e presidente do Conselho do Núcleo de Empresas Juniores da UESC (NEJ-UESC). O objetivo do Índice é mapear em cada ies os eixos cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.

A elaboração desse Índice, liderada pela Brasil Júnior, conta com a participação de todos os estados do país e mais de 80 universidades, no ano de 2017, e tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). A UESC entrou para o ranking de universidades empreendedoras, em 2016, ocupando o 37º lugar, teve avanço significativo, em apenas um ano. Para dimensionar tal desempenho, “o primeiro passo foi rodar uma pesquisa de percepção para que os acadêmicos pudessem avaliar os eixos de cultura empreendedora de acordo com suas percepções”, explica Rovena.

Histórico – No universo acadêmico é comum que estudantes universitários busquem aplicar de forma inovadora aquele conhecimento adquirido. No entanto, muitas vezes, ocorre desmotivação por não existir estímulos corretos que levem os estudantes para esse caminho. As universidades brasileiras ainda carecem de estruturas que possam alavancar a qualidade da aprendizagem. Frente a essa necessidade, um grupo de estudantes resolveu se unir para evidenciar uma característica que eles consideravam crucial para essa mudança: o empreendedorismo. Daí, a criação do Índice de Universidades Empreendedoras.

Graduanda em Comunicação Social – Rádio e TV, Julia Rovena disse se sentir “muita grata por poder representar a Universidade neste índice, de tamanha importância para o desenvolvimento das universidades do Brasil e ressaltar como a colaboração de cada estudante pode ajudar a tornar a UESC ainda mais desenvolvida e empreendedora”. Mais informações sobre o índice podem ser obtidas em impacto.ecossistema@brasiljunior.org.br.

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf

Dias 16 e 17 de Março

Uesc English 2018.1

Início no dia 20 de Março

Abertas inscrições para o Prêmio Sosígenes Costa de Poesia

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 30 de março de 2018.

Livros da Editus na SciELO alcançam mais de 80 mil downloads

São 10 títulos da Editora acessíveis para visualização e download gratuito, abrangendo diferentes temáticas, como saúde, educação, meio ambiente, cultura e filosofia.

Editus presente no projeto ‘Ciranda, Ilhéus na Praça’

O evento está programado para 17 de fevereiro, às 17 horas, na Praça Antônio Viana Dias da Silva, ao lado do Hospital de Ilhéus, na Cidade Nova.

Programa Mais Futuro - Estágio Administrativo

9ª Convocação do Edital 001/2017

Editus lança livro sobre teorias e métodos de pesquisa na área da educação

O livro oferece a estudantes, professores e pesquisadores um conjunto de diferentes teorias e metodologias adotadas na área da educação.

Ilhéus sedia festival literário em maio

Mais uma vez, a Feira de Livros da UESC se associa ao FLIOS, fortalecendo as ações culturais abertas ao público.

UESC abre inscrição para Especialização em Programas de Residência multiprofissional

As inscrições vão estar abertas a partir do dia sete até às 15h30min do dia 14 deste mês (fevereiro) e serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www.uesc.br.

Pesquisadores mapeiam diversidade individual de mamíferos na Mata Atlântica

Esse estudo é um compilado dos esforços de mais de 100 anos de pesquisa na Mata Atlântica e de vários profissionais que se dedicam à conservação desses mamíferos.
1 a 10 de 10         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250