UESC avança no ranking de universidades empreendedoras

23/11/2017 - Assinado pela ASCOM

A UESC que ocupava, em 2016, o 37º lugar no Índice de Universidades Empreendedoras, passou a ocupar a 33ª posição em 2017, segundo a pesquisa realizada e divulgada pela Brasil Júnior, em nível nacional. A informação, segundo  a estudante Julia Rovena, embaixatriz das empresas juniores da universidade junto ao Índice Universidades Empreendedoras e presidente do Conselho do Núcleo de Empresas Juniores da UESC (NEJ-UESC). O objetivo do Índice é mapear em cada ies os eixos cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.

A elaboração desse Índice, liderada pela Brasil Júnior, conta com a participação de todos os estados do país e mais de 80 universidades, no ano de 2017, e tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). A UESC entrou para o ranking de universidades empreendedoras, em 2016, ocupando o 37º lugar, teve avanço significativo, em apenas um ano. Para dimensionar tal desempenho, “o primeiro passo foi rodar uma pesquisa de percepção para que os acadêmicos pudessem avaliar os eixos de cultura empreendedora de acordo com suas percepções”, explica Rovena.

Histórico – No universo acadêmico é comum que estudantes universitários busquem aplicar de forma inovadora aquele conhecimento adquirido. No entanto, muitas vezes, ocorre desmotivação por não existir estímulos corretos que levem os estudantes para esse caminho. As universidades brasileiras ainda carecem de estruturas que possam alavancar a qualidade da aprendizagem. Frente a essa necessidade, um grupo de estudantes resolveu se unir para evidenciar uma característica que eles consideravam crucial para essa mudança: o empreendedorismo. Daí, a criação do Índice de Universidades Empreendedoras.

Graduanda em Comunicação Social – Rádio e TV, Julia Rovena disse se sentir “muita grata por poder representar a Universidade neste índice, de tamanha importância para o desenvolvimento das universidades do Brasil e ressaltar como a colaboração de cada estudante pode ajudar a tornar a UESC ainda mais desenvolvida e empreendedora”. Mais informações sobre o índice podem ser obtidas em impacto.ecossistema@brasiljunior.org.br.

Incubadora de Biotecnologia divulga edital de seleção de ideias inovadoras

Com inscrições abertas, serão lançados os editais de seleção do Programa de Prospecção e Formação de Jovens Empreendedores e Pré-Incubação de Empreendimentos Inovadores na área de biotecnologia.

II Seminário de Planejamento Urbano e Regional da Uesc

Dia 23 de Outubro

Notas de Pesar

Comunidade acadêmica registra a perda de Helenilson Chaves e do estudante Jackson.

IV Semana de Gestão Empresarial e III Semana de Contabilidade

De 08 a 10 de Novembro

VI Feira das Profissões da UESC começa nesta sexta-feira

O evento é gratuito, sem inscrição e aberto a participação de toda sociedade

Minicurso “Aprendendo LaTeX”

De 23 e 30 de Outubro e de 06 e 13 de Novembro

Noções Básicas de Latim

Dia 14 de Novembro

Curso Pontos de Gramática: Pontuação e Ortografia

Dia 24 de Outubro

Seminário de Coisas Legais

Dia 26 de Outubro

Programa Mais Futuro - Estágio

Convocação - Edital 002/2018

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 11 de Outubro

Engenharia Civil e Geografia da UESC alcançam os melhores indicadores do Enade

O bom desempenho alcançado pelos cursos avaliados em 2017 decorre de políticas institucionais e de gestão da Universidade

Roda de Conversa “Práticas Exitosas na Educação Infantil”

Dia 26 de Outubro

Curso de Introdução à Comunicação Não Violenta

CDRH Promove Ações no Mês de Outubro

II Semana de Promoção de Cultura de Paz da Uesc

De 05 a 09 de Novembro

I Encontro de Estudantes das Licenciaturas da Uesc

De 16 a 18 de Outubro

Fórum de Reitores propõe alteração de quadro de vagas nas carreiras de técnico e analista

O objetivo foi apresentar proposta de alteração do quadro de vagas das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário.

Uesc Promove Ações de Sensibilização

Curso de Inglês - Idioma sem Fronteiras

Oferta de Vagas até 15 de Outubro

UESC é a estadual melhor avaliada no RUF

A UESC é a 1ª das estaduais da Bahia, a 10 colocada na Região Nordeste e a 51ª colocada no Brasil.
1 a 20 de 26         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250