UESC avança no ranking de universidades empreendedoras

23/11/2017 - Assinado pela ASCOM

A UESC que ocupava, em 2016, o 37º lugar no Índice de Universidades Empreendedoras, passou a ocupar a 33ª posição em 2017, segundo a pesquisa realizada e divulgada pela Brasil Júnior, em nível nacional. A informação, segundo  a estudante Julia Rovena, embaixatriz das empresas juniores da universidade junto ao Índice Universidades Empreendedoras e presidente do Conselho do Núcleo de Empresas Juniores da UESC (NEJ-UESC). O objetivo do Índice é mapear em cada ies os eixos cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.

A elaboração desse Índice, liderada pela Brasil Júnior, conta com a participação de todos os estados do país e mais de 80 universidades, no ano de 2017, e tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). A UESC entrou para o ranking de universidades empreendedoras, em 2016, ocupando o 37º lugar, teve avanço significativo, em apenas um ano. Para dimensionar tal desempenho, “o primeiro passo foi rodar uma pesquisa de percepção para que os acadêmicos pudessem avaliar os eixos de cultura empreendedora de acordo com suas percepções”, explica Rovena.

Histórico – No universo acadêmico é comum que estudantes universitários busquem aplicar de forma inovadora aquele conhecimento adquirido. No entanto, muitas vezes, ocorre desmotivação por não existir estímulos corretos que levem os estudantes para esse caminho. As universidades brasileiras ainda carecem de estruturas que possam alavancar a qualidade da aprendizagem. Frente a essa necessidade, um grupo de estudantes resolveu se unir para evidenciar uma característica que eles consideravam crucial para essa mudança: o empreendedorismo. Daí, a criação do Índice de Universidades Empreendedoras.

Graduanda em Comunicação Social – Rádio e TV, Julia Rovena disse se sentir “muita grata por poder representar a Universidade neste índice, de tamanha importância para o desenvolvimento das universidades do Brasil e ressaltar como a colaboração de cada estudante pode ajudar a tornar a UESC ainda mais desenvolvida e empreendedora”. Mais informações sobre o índice podem ser obtidas em impacto.ecossistema@brasiljunior.org.br.

Palestra Cidades Humanizadas

Dia 18 de Dezembro

Médicos e profissionais da saúde concluem curso de Preceptoria em Ilhéus

O Seminário foi aberto com a apresentação do Projeto Aplicativo do Grupo, sobre o processo de implantação da Residência Médica no município de Ilhéus, pela especializanda Valéria Gazar.

5ª Feira do Livro da UESC movimenta o cenário regional

5ª Feira do Livro da UESC mostrou que é possível fazer do livro um instrumento de emancipação e engajamento político.

Estudantes da UESC levam alimentos e kits de higiene para Centro Social Cri’Art

A entidade assistencial dirigida pelas religiosas palotinas atende atualmente a cerca de 120 crianças de seis a doze anos de idade.

Lazzo Matumbi emocionou o público em apresentação em Ilhéus

A 5ª Feira do Livro da UESC, ainda não acabou, e para saber mais sobre as atividades basta acessar o site, onde a programação completa está disponível

Programa Partiu Estágio

Terceira Convocação

Formação continuada de professores da Educação Infantil começam em fevereiro

Os encontros serão mensais, de fevereiro a novembro de 2018, com carga horária de 80 horas/aula.

Oficina “Como Fazer uma Boa Demonstração Matemática”

Dia 19 de Dezembro

Debate, música e lançamentos na abertura da Feira do Livro

A ideia é chamar a atenção do público para a importância de ler como processo de apropriação de conhecimento e ampliação de consciência.

Programa Mais Futuro - Auxílio Permanência 2017.2

Informe sobre Publicação de Resultado e Termo de Compromisso