UESC avança no ranking de universidades empreendedoras

23/11/2017 - Assinado pela ASCOM

A UESC que ocupava, em 2016, o 37º lugar no Índice de Universidades Empreendedoras, passou a ocupar a 33ª posição em 2017, segundo a pesquisa realizada e divulgada pela Brasil Júnior, em nível nacional. A informação, segundo  a estudante Julia Rovena, embaixatriz das empresas juniores da universidade junto ao Índice Universidades Empreendedoras e presidente do Conselho do Núcleo de Empresas Juniores da UESC (NEJ-UESC). O objetivo do Índice é mapear em cada ies os eixos cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.

A elaboração desse Índice, liderada pela Brasil Júnior, conta com a participação de todos os estados do país e mais de 80 universidades, no ano de 2017, e tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). A UESC entrou para o ranking de universidades empreendedoras, em 2016, ocupando o 37º lugar, teve avanço significativo, em apenas um ano. Para dimensionar tal desempenho, “o primeiro passo foi rodar uma pesquisa de percepção para que os acadêmicos pudessem avaliar os eixos de cultura empreendedora de acordo com suas percepções”, explica Rovena.

Histórico – No universo acadêmico é comum que estudantes universitários busquem aplicar de forma inovadora aquele conhecimento adquirido. No entanto, muitas vezes, ocorre desmotivação por não existir estímulos corretos que levem os estudantes para esse caminho. As universidades brasileiras ainda carecem de estruturas que possam alavancar a qualidade da aprendizagem. Frente a essa necessidade, um grupo de estudantes resolveu se unir para evidenciar uma característica que eles consideravam crucial para essa mudança: o empreendedorismo. Daí, a criação do Índice de Universidades Empreendedoras.

Graduanda em Comunicação Social – Rádio e TV, Julia Rovena disse se sentir “muita grata por poder representar a Universidade neste índice, de tamanha importância para o desenvolvimento das universidades do Brasil e ressaltar como a colaboração de cada estudante pode ajudar a tornar a UESC ainda mais desenvolvida e empreendedora”. Mais informações sobre o índice podem ser obtidas em impacto.ecossistema@brasiljunior.org.br.

Nota da Reitoria

Supensão das Atividades Acadêmicas e Administrativas no Dia 28/5

Estratégias para o 1º Emprego - Atitudes e Habilidades

Dia 06 de Junho

Marketing Pessoal

Dia 07 de Junho

Reitora da UESC participa Fórum para discutir gestão universitária em tempo de crise

O Tema central foi dividido em cinco subtemas: Inovação; Comunicação; Tecnologia da Informação; Internacionalização; e Financiamento de universidades.

UESC funciona normalmente

Atividades estão mantidas

Programa Mais Futuro oferece estágio e auxílio permanência para estudantes

Inscrições abertas de 23 de maio a 21 de junho