Estudantes festejam remanejamento do curso de Ciências Sociais para o Pavilhão Jorge Amado

07/08/2018 - Assinado pela ASCOM

O curso de licenciatura em Ciências Sociais está funcionando no Pavilhão Jorge Amado. Antes, as suas atividades estavam centradas no pavilhão do curso de Educação Física no Parque Desportivo. O deslocamento representa um ganho para os estudantes e professores, conforme reconhece os representantes do DCE e do Colegiado do Curso.

O colegiado está instalado numa sala situada no segundo andar do Pavilhão Jorge Amado e as aulas serão ministradas em salas no primeiro andar do mesmo Pavilhão. Poderia ser uma medida de gestão comum na complexa seara das unidades que compõem a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), não fosse a mobilização dos estudantes junto à reitora Adélia Pinheiro.

Eram muitas as dificuldades enfrentadas pela comunidade do curso de Ciências Sociais. Cerca de 300 metros separam o Parque Desportivo, onde funcionava o curso, do conjunto de pavilhões do campus Professor Soane Nazaré de Andrade. Dalí alunas e alunos tinham que sair correndo às 22 horas para não perder o ônibus que lhes permite chegar às suas casas pouco antes da meia noite. Não é a toa que a reitora, Adélia Pinheiro, rodeada por alunos e professores ouve e observa em silêncio o relato emocionado de uma estudante.

“...É muito mais que isso. É muito mais do que uma simples mudança, é um reconhecimento do curso. Todos nós estamos fazendo festa, muitos choraram, outros gritavam de alegria e até aqueles que ainda não acreditam.” A emoção de Valéria Martins, coordenadora do “DCE mulheres da UESC”, tem sentido. Afinal elas precisavam sair juntas, porque o Parque Desportivo, onde está o pavilhão do curso de Educação Física, à noite é deserto e frequentado por estranhos. Não havia lanchonete e muitos alunos moram a mais de 120 km de distancia.

“É uma conquista e nós precisamos festejar porque a esperança é alimentada por pequenas conquistas,” assinala Bruna. Por sua vez Josimar Ferreira coordenador do DCE da UESC, agradece a professora Adélia pelo empenho para viabilizar o remanejamento do Curso. A reitora falou sobre a dificuldade para conseguir espaços na UESC, porém lembrou que a Susau e a Prefeitura do Campus estiveram empenhada em preparar o novo espaço para o curso.

Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil

Dia 22 de Agosto

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023

Oficina de Qualidade de Vida no Trabalho

Lançamento da Editus

Economia Urbana e Regional: Território, Cidade e Desenvolvimento

V Cine Debate

Dia 31 de Agosto

Projeto Sétima na Quinta

Dia 16 de Agosto

Seminário de Coisas Legais

Dia 22 de Agosto

Lei Maria da Penha no Brasil

12º Aniversário da Lei de Proteção da Mulher

Pesquisadores chineses visitam a UESC a partir de quarta-feira

A prospecção e colaboração científica e acadêmica e conhecer a região sul da Bahia é o principal objetivo da visita dos professores chineses

I Seminário Sobre Serviços Ambientais no Sul da Bahia

Dias 20 e 21 de Setembro

Estágio e Auxílio Permanência

Estudantes que Ingressaram em 2018.2

Remanejamento representa um ganho para os estudantes e professores, conforme reconhece os representantes do DCE e do Colegiado do Curso.

Restaurante Universitário

Cadastramento Biométrico de Estudantes 2018.2

Prevenção da Monilíase do Cacaueiro

Protocolo de Biossegurança

Transtorno do Espectro Autista é tema de livro da Editus

SuperAr é o personagem criado para contribuir de forma pedagógica no entendimento do Transtorno de Espectro Autista e auxiliar na compreensão das potencialidades que uma criança com o autismo.

UESC convoca população para construir o PDI 2019-2023

A UESC considera muito importante que este PDI seja construído de uma forma participativa.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)/2019

Instituições se manifestam contra cortes de verbas

Restaurante Universitário

Atividades Suspensas nos dias 03 e 04 de Agosto