Uesc Azul

12/09/2018

No dia 26 de setembro, de acordo com a Lei nº 11.796, DE 29 DE OUTUBRO DE 2008 é o Dia Nacional dos Surdos, e essa data emblemática corresponde ao dia da fundação da primeira Escola de Surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos, uma escola federal que existe como referência de escola bilíngue até os nossos dias.

Para tanto, os professores da disciplina Língua Brasileira de Sinais/Libras, Lucília Santos da França Lopes e Wolney Gomes Almeida, do Departamento de Letras e Artes, e alunos que cursam a disciplina estarão participando de uma atividade reflexiva, com o nome UESC AZUL.

Essa atividade conta com a participação das pessoas surdas das associações de surdos das cidades de Ilhéus, Itabuna e Canavieiras e acontecerá no dia 24 de setembro, das 09h às 17h, no auditório do Pavilhão Juizado Modelo. O evento conta com 3 painéis dialogados que tem como objetivo o aprofundamento de temas ligados aos estudos da Libras e da acessibilidade linguística, que é um direito assegurado pela lei 10.098/2000 e lei 10.436/2002. Não há necessidade de inscrição prévia.

O nome UESC AZUL foi pensado para homenagear o mês dos surdos de acordo com fatos históricos que representam dois momentos distintos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. E os surdos também eram obrigados a usá-la. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda. Afinal de contas, apesar dos grandes problemas do passado e das barreiras atuais, a identidade surda continua forte como nunca!

Essa ressignificação do azul ficou marcada na Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony) em 1999, que lembrava os surdos que foram vítimas da opressão. Nela, o Dr. Patty Ladd (surdo) usou uma fita azul no braço pela primeira vez como símbolo do movimento. Hoje, a cor azul turquesa é usada, por ser uma cor viva e vibrante, que representa a riqueza cultural de uma comunidade que brilha com orgulho!

Extraído do http://blog.handtalk.me/setembro-azul-mes-dos-surdos/

Reitora da UESC participa de reunião da Abruem com presidente da Capes

Abílio Baeta apresentou aos participantes um panorama das atividades da Capes

Palestra Programação Neurolinguística: Saúde Mental em Foco

Dia 28 de Setembro

I Roda de Diálogos Pedagógicos e Encontrão UPT serão realizados sexta e sábado na UESC

O objetivo é socializar trajetórias e experiências vivenciadas no Projeto Universidade Para Todos, por meio de relatos dos seus atores

Restaurante Universitário da UESC

Cadastramento Biométrico de Estudantes – Atenção aos Prazos

XIV Semana da Física da Uesc e IV Semana com Ciência

De 24 a 26 de Outubro

Mais um curso da UESC com conceito 5 da Capes

O PPGA é considerado um curso de excelência no Brasil.

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 21 de Setembro

Seminário de Coisas Legais

Dia 24 de Setembro

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes

Professores da UESC e universidades da Espanha e Canadá lançam livro sobre Economia Region

O livro nasceu de estudos inicialmente realizados pelo Prof. Polèse que, ampliados, trazem um panorama com semelhanças e divergências referentes ao desenvolvimento urbano de regiões distintas.

A VI Feira das Profissões da UESC será realizada nos dias 19 e 20 de outubro

Tire suas dúvidas com quem já está na Universidade.

Programa Mais Futuro - Estágio

Comunicado URGENTE - 17 a 21 de Setembro

II Colóquio O Homem e seu Entorno - Marx: 200 anos

De 05 a 08 de Novembro

Oficina de Assistência Estudantil

Oficina de Assistência Estudantil - PDI UESC 2019/2023

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf - Mitologia Indígena

Dias 28 e 29 de Setembro

1º Congresso Internacional de Gestão, Controle e Contratação Pública Sustentável (CIGCCPS)

De 12 a 14 de Novembro

Uesc Azul

Dia 24 de Setembro

Editus promove evento de incentivo à leitura no Shopping Jequitibá

A intenção da Editora é levar ações de leitura a espaços diversos, favorecendo o contato do público com as publicações de editoras universitárias.

12ª Semana de Comunicação da Uesc

De 01 a 03 de Outubro

I Congresso Regional: Farol para o Desenvolvimento

De 09 a 11 de Outubro