Uesc Azul

12/09/2018

No dia 26 de setembro, de acordo com a Lei nº 11.796, DE 29 DE OUTUBRO DE 2008 é o Dia Nacional dos Surdos, e essa data emblemática corresponde ao dia da fundação da primeira Escola de Surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos, uma escola federal que existe como referência de escola bilíngue até os nossos dias.

Para tanto, os professores da disciplina Língua Brasileira de Sinais/Libras, Lucília Santos da França Lopes e Wolney Gomes Almeida, do Departamento de Letras e Artes, e alunos que cursam a disciplina estarão participando de uma atividade reflexiva, com o nome UESC AZUL.

Essa atividade conta com a participação das pessoas surdas das associações de surdos das cidades de Ilhéus, Itabuna e Canavieiras e acontecerá no dia 24 de setembro, das 09h às 17h, no auditório do Pavilhão Juizado Modelo. O evento conta com 3 painéis dialogados que tem como objetivo o aprofundamento de temas ligados aos estudos da Libras e da acessibilidade linguística, que é um direito assegurado pela lei 10.098/2000 e lei 10.436/2002. Não há necessidade de inscrição prévia.

O nome UESC AZUL foi pensado para homenagear o mês dos surdos de acordo com fatos históricos que representam dois momentos distintos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. E os surdos também eram obrigados a usá-la. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda. Afinal de contas, apesar dos grandes problemas do passado e das barreiras atuais, a identidade surda continua forte como nunca!

Essa ressignificação do azul ficou marcada na Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony) em 1999, que lembrava os surdos que foram vítimas da opressão. Nela, o Dr. Patty Ladd (surdo) usou uma fita azul no braço pela primeira vez como símbolo do movimento. Hoje, a cor azul turquesa é usada, por ser uma cor viva e vibrante, que representa a riqueza cultural de uma comunidade que brilha com orgulho!

Extraído do http://blog.handtalk.me/setembro-azul-mes-dos-surdos/

Programa Mais Futuro de Assistência Estudantil

Governo do Estado Abre Inscrições

Projetos de Meditação Coletiva

Meditação Dinâmica – Meditação do Coração

Minicurso Sujeitos do Atlântico: Da Pesquisa para Sala de Aula da Educação Básica

Dia 26 de Abril

UESC é a 9ª Universidade estadual brasileira com mais artigos científicos

Indicador é resultado de um conjunto de ações como a qualificação e a competência dos professores/pesquisadores aliado e varias outras importantes

Mostra Regional de Saúde Escolar e Encontro Integrador da Pós-Graduação em Saúde Escolar

De 6 a 8 de Agosto

Bolsa de Estudos na Babson College

Inscreva sua Ideia/Projeto

Fórum de Reitores trata com governador de assuntos de interesse das universidades

Governo agendou reunião com o Fórum dos Técnicos e com os DCEs. Mas diz que não haverá reunião com a categoria em greve.

Em reunião com reitores, Rui libera R$ 36 milhões para investimento em universidades

Serão redistribuídos 68 vagas do quadro do magistério da UESC. Possibilitará promoção de até 151 professores

Uesc entrega minicisternas a famílias do Salobrinho neste sábado

A atividade de extensão está ligada ao curso de Engenharia Civil através do Programa de Apoio à Construção de Interesse Social (Pacis)