LEA completa 15 anos com profissionais no Brasil e exterior

12/12/2018 - Assinado pela ASCOM

O Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), completa este ano, 15 anos de atuação. O curso foi implantado em 2003 através de uma parceria da UESC com a Universidade de La Rochelle, na França.

O LEA-NI comemora os seus 15 anos com 183 alunos formados e que hoje atuam em diferentes áreas que compõe essa graduação interdisciplinar. Profissionais inseridos nas áreas do comércio exterior, diplomacia e relações internacionais, turismo, tradução e interpretação no Brasil e no exterior.

Para a professora/Dra. Tatiany Pertel Sabaini Dalben, coordenadora do Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, do Departamento de Letras e Artes, da UESC, “a consolidação e importância do curso para a Universidade e para a sociedade são demonstradas através do Selo de Qualidade Guia do Estudante 2018, para cursos estrelados, conferido pelo Editora Abril ao LEA-NI, que o considerou um dos melhores cursos de bacharelado do Brasil, incluindo-o na lista de cursos de graduação com 4 estrelas. As estrelas do curso estão publicadas no Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019.”

“O curso, mais conhecido como LEA, cujo projeto pedagógico curricular se encontra em revisão, busca uma transição para a utilização da sigla LEA-NI, uma forma de avançar na caracterização mais precisa de que as línguas estrangeiras estudadas são aplicadas às “Negociações Internacionais”, quando há outros cursos LEA voltados a outras áreas e estudos. Um exemplo é o LEA da UnB, em que as línguas estrangeiras são aplicadas ao multiculturalismo e à sociedade da informação. Outros dois cursos LEA foram criados no Brasil tendo como base o PAC do LEA-UESC: na UFPB, e no CEFET-RJ,” explica a professora Tatiany Dalben.