Começa a construção do complexo de laboratórios para as Ciências Exatas

10/06/2019 atualizada em 11/06/2019 13:44 - Assinado pela ASCOM

Começou a ser construído um Complexo de Laboratórios para as Ciências Exatas onde serão desenvolvidas diversas atividades científicas de ensino pesquisa e extensão na área das ciências exatas e outras, com o objetivo de consolidar a infraestrutura de pesquisa e inovação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O prédio, com três pavimentos, vai ocupar uma área 543,92 m², situado no campus, entre o Pavilhão Max Menezes e a Base Ambiental ao custo total de R$ 6.8 milhões, recursos oriundos do convênio 520/2011 entre a Finep e UESC. As obras, sob a responsabilidade da Conder, estão sendo executadas pela construtora Mestre Silva Ltda e deverão ser concluídas em nove meses.

O estudo locacional e o projeto arquitetônico foram concebidos pela Prefeitura do Campus da UESC e o projeto executivo elaborado por empresa contratada pela Conder que fez a gestão e a fiscalização desse contrato, cabendo à Prefeitura do Campus suprir os requerimentos para detalhamento do projeto em articulação com os professores responsáveis por cada ambiente previsto.

Trata-se de um edifício constituído com três pavimentos (térreo e mais dois) para abrigar no pavimento térreo os Laboratórios para Preparação de Catalisadores e Adsorventes; de Filmes Finos 1 e 2; Espaço Multiuso; de Nanociência Molecular e (Bio) Interfaces; de Materiais e Eletroquímica (LAMEQ); de Materiais Carbonosos Nanoestruturados; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e dois para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

De acordo com o reitor da UESC, Evandro Sena Freire, "o CLCE será um espaço de revelação de talentos e de qualificação de profissionais. Este Centro é estratégico para os discentes e para os docentes pesquisadores da UESC, que vão ganhar um espaço de ponta para desenvolverem suas pesquisas. É um passo importante para a Universidade e que certamente trará benefícios para toda sociedade".

No primeiro pavimento vão estar os Laboratórios de Astrofísica; de Física Nuclear 1e 2; de modelagem de sistemas astrofísicos; de controle de qualidade em física médica; de Metrologia; Laboratório de Aplicativos Gráficos Astrofísicos; de Integração de Projetos Astrofísicos; de desenvolvimento de Códigos de Interfaces Astrofísicas; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e sanitários para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

No segundo pavimento serão instalados a Sala de Multimeios; Copa; Sala de Professores visitantes; Complexo de Ciência Animal – os Laboratórios de Nutrição; Complexo de Ciência Animal; Laboratório de biotecnologia; de Comportamento e Manejo de Fauna Silvestre; de Reprodução Animal; Sanitários convencionais (masculino e feminino) e sanitários para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

Segundo o vice-reitor da UESC, professor Elias Guimarães, “sempre foi um desejo que tivéssemos laboratórios específicos ampliando a capacidade instalada da Universidade. O CLCE é um espaço para produção de conhecimento, pesquisa e inovação, para dar suporte à formação e produção de serviço para a sociedade.”

No projeto se destacam algumas características inovadoras no Campus da UESC como o sistema de aproveitamento de água de chuva para uso na própria edificação; a estação própria compacta de tratamento terciário de esgoto sanitário; elevador para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção protegido e com circuito elétrico independente para uso como rota de fuga em caso de incêndio e proteção das esquadrias com brises para maior conforto térmico e redução do consumo de energia com climatização.

Universidades brasileiras ampliam presença em ranking da THE

A UESC na sua primeira avaliação ficou em 101+.

Fechamento do Restaurante Universitário no Dia 22/06

Aulas de graduação na UESC serão retomadas dia três de julho

Professores estão em atividades avaliativas

UESC entre as melhores da America Latina: aponta os Rankings da “Times Higher Education “

Universidade ficou na 101ª posição

Alunos de Direito Fazem Visita Técnica a Salvador

Viagem Aconteceu no Dia 13 de Maio

Minicurso Libro Álbum y Libro Ilustrado en la Enseñanza del Español

Dia 28 de Junho

Fechamento do Restaurante Universitário no Dia 15/06

Lauro Mattei vai discutir agricultura familiar e segurança alimentar

Pesquisador estará na UESC nesta terça(18) e quarta-feira(19)

Fechamento dos Portões no Dia 15/06

Curso de Comunicação da UESC mais uma vez é destaque na Intercom-Nordeste

Dos treze trabalhos inscritos, quatro foram classificados para a etapa Nacional do Evento, quando os estudantes da UESC vão representar a Região Nordeste.

Vem aí a 2ª Festa Literária de Ilhéus

A 7ª Feira do Livro da UESC e o IV FLIOS e é uma co-realização entre a Editus a Secretaria Municipal de Cultura, a Academia de Letras de Ilhéus e a Fundação Pedro Calmon

Começa a construção do complexo de laboratórios para as Ciências Exatas

CLCE vai consolidar a infraestrutura de pesquisa e inovação da UESC.

Programa Partiu Estágio

Formalização do Contrato