Aulas de Tai Chi Chuan e Meditação

16/09/2019

O Projeto de Extensão Permanente Filosofia e exercícios espirituais: Tai Chi Chuan, meditação e filosofia oriental, vinculado ao DFCH/Uesc, promove, desde 2017, aulas de Tai Chi Chuan e práticas de meditação abertas à comunidade em geral, visando o cuidado com a saúde integral do ser humano, assim como a reflexão sobre princípios e teses de filosofia oriental que fundamentam tais práticas, especialmente do taoísmo, budismo e confucionismo.

O Tai Chi Chuan tem suas origens nas Artes Marciais e, atualmente, é desenvolvido com o objetivo de promoção da saúde integral do ser humano e de qualidade de vida, sendo reconhecido como uma Prática Integrativa Complementar em Saúde (PICs) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os movimentos suaves e fluidos do Tai Chi Chuan constituem-se, fundamentalmente, como uma prática de meditação em movimento. Harmonizam corpo e mente, trazem consciência para a respiração e para os movimentos do corpo, promovem autoconhecimento, relaxamento, serenidade, paz e liberdade interior.

Dentre os benefícios da prática regular do Tai Chi Chuan estão: regula as funções cardiovascular e respiratória; desenvolve consciência corporal e coordenação motora; aumento da flexibilidade e força muscular; melhora a orientação espacial e o equilíbrio, prevenindo quedas; auxilia na diminuição de dores físicas; redução do estresse e da ansiedade; aumento da atenção e concentração; previne perda de memória; promove autoconhecimento, auxiliando na manutenção do equilíbrio emocional; aumenta a qualidade de vida.

Dias:
TERÇA-FEIRA, com o prof. Antônio A. C. Couto
QUINTA-FEIRA, com a profa. Karina Pinto

HORÁRIO:
Tai Chi Chuan - 16h15min às 17h45min
Meditação - 17h45min às 18h15min

Local: Uesc, Parque desportivo, Sala de dança e capoeira

ABERTO PARA TODA COMUNIDADE.
NÃO É PRECISO INSCRIÇÃO PRÉVIA. É SÓ CHEGAR E PARTICIPAR!

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf – O Desenho de Formas e o Desenvolvimento

Dia 26 de Outubro

Colóquio KÀWÉ 2019

Dias 30 e 31 de Outubro

Estudantes participam de aulão do Programa Universidade para Todos na UESC

Estudantes da região Sul do Estado participam, neste sábado (19), a partir das 8h, do aulão do programa Universidade para Todos

Ensaio para o 1º Encontro Saberes da Juventude Negra

Dia 06 de Novembro

Curso de Iniciação à Pesquisa Científica: Fundamentos e Procedimentos - Módulo II

De 30 de Outubro à 08 de Novembro

Um bom lugar pra ler um livro

O projeto “Um Lugar para Ler” tem apoio da TV Santa Cruz

I Seminário de Permanência e Assistência Estudantil Honestino Guimarães

Dias 21 e 22 de Outubro

Processo eleitoral para escolha de reitor e vice da UESC começa segunda(21)

O processo eleitoral começa efetivamente na próxima segunda (21) e terça-feira (22) com os pedidos de registro de candidaturas, pelos respectivos candidatos

Abordagem Multiprofissional ao Câncer de Mama

Dias 18 e19 de Outubro

III Semana de Promoção de Cultura de Paz

De 04 a 08 de Novembro

XXX Ciclo de Estudos Históricos

De 12 e 14 de Novembro

Seminário de Matemática do DCET

Dias 18 e 31 de Outubro

Monitoria

Inscrições de 11 a 25 de Outubro

Vice-reitor participa de missão internacional da Abruem a universidades do Chile

Uma possibilidade para estabelecer parcerias e projetos de cooperação científica e intercâmbio acadêmico

UESC realiza Encontrão com cursistas do UPT

É uma oportunidade para sanarem dúvidas e conhecerem o Campus da UESC

UESC recebe Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação; inscreva-se

A etapa do evento que acontece em Ilhéus, UESC, no dia 29, já está com inscrições abertas por meio do site da Secti.

MEC recredencia UESC com Conceito 4

Este ano o Núcleo da UAB/UESC licenciou 347 profissionais em Pedagogia, Letras, Biologia e Física, dos 10 polos.

Transporte de Servidores de Ilhéus

Alteração dos Roteiros dos Ônibus

Oficina na Praça

Dia 05 de Outubro