Aulas de Tai Chi Chuan e Meditação

16/09/2019

O Projeto de Extensão Permanente Filosofia e exercícios espirituais: Tai Chi Chuan, meditação e filosofia oriental, vinculado ao DFCH/Uesc, promove, desde 2017, aulas de Tai Chi Chuan e práticas de meditação abertas à comunidade em geral, visando o cuidado com a saúde integral do ser humano, assim como a reflexão sobre princípios e teses de filosofia oriental que fundamentam tais práticas, especialmente do taoísmo, budismo e confucionismo.

O Tai Chi Chuan tem suas origens nas Artes Marciais e, atualmente, é desenvolvido com o objetivo de promoção da saúde integral do ser humano e de qualidade de vida, sendo reconhecido como uma Prática Integrativa Complementar em Saúde (PICs) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os movimentos suaves e fluidos do Tai Chi Chuan constituem-se, fundamentalmente, como uma prática de meditação em movimento. Harmonizam corpo e mente, trazem consciência para a respiração e para os movimentos do corpo, promovem autoconhecimento, relaxamento, serenidade, paz e liberdade interior.

Dentre os benefícios da prática regular do Tai Chi Chuan estão: regula as funções cardiovascular e respiratória; desenvolve consciência corporal e coordenação motora; aumento da flexibilidade e força muscular; melhora a orientação espacial e o equilíbrio, prevenindo quedas; auxilia na diminuição de dores físicas; redução do estresse e da ansiedade; aumento da atenção e concentração; previne perda de memória; promove autoconhecimento, auxiliando na manutenção do equilíbrio emocional; aumenta a qualidade de vida.

Dias:
TERÇA-FEIRA, com o prof. Antônio A. C. Couto
QUINTA-FEIRA, com a profa. Karina Pinto

HORÁRIO:
Tai Chi Chuan - 16h15min às 17h45min
Meditação - 17h45min às 18h15min

Local: Uesc, Parque desportivo, Sala de dança e capoeira

ABERTO PARA TODA COMUNIDADE.
NÃO É PRECISO INSCRIÇÃO PRÉVIA. É SÓ CHEGAR E PARTICIPAR!

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas