Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

UESC abre seu acervo de répteis e anfíbios para toda comunidade

02/03/2020 atualizada em 02/03/2020 15:37 - Assinado pela ASCOM

Um Atlas de cobras brasileiras, com mapas de localização pontual, foi publicado pela Sociedade Brasileira de Herpetologia,em 17 de janeiro deste ano, no South American Journal of Herpetology. A publicação está no site https://bioone.org/journals/South-American-Journal-of-Herpetology, da editora BioOne Complete, um banco de dados aberto às ciências biológicas, ecológicas e ambientais que fornece às bibliotecas acesso a pesquisas de alta qualidade com curadoria e editores independentes.

A inclusão das espécies registradas no Sul da Bahia ocorreu graças ao trabalho do professor/Dr. Antônio Jorge Suzart Argôlo, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ele é o segundo autor do trabalho de pesquisa.

A publicação apresenta mapas precisos e detalhados de distribuição de espécies, que são instrumentos fundamentais, para documentar e interpretar a diversidade biológica. Os autores destacam que no caso das cobras, um grupo ecologicamente diversificado de répteis, permanecem escassos os dados e sínteses sobre padrões de distribuição.

Essa é a primeira coleção abrangente de mapas detalhados, baseados em dados comprovados, como a localidade de pontos e de intervalo para todas as cobras brasileiras descritas e documentadas, com o principal objetivo de mitigar o déficit Wallaceano (incertezas sobre onde as espécies ocorrem. Alfred R. Wallace é considerado pai da zoogeografia) e como uma contribuição para uma melhor compreensão desta rica e ameaçada fauna, diversa e pouco estudada.

Estão registradas 412 espécies de cobras no Brasil com base em uma localidade pontual extensa e verificada em banco de dados de 163.498 entradas e 75.681 registros exclusivos disponíveis no Atlas.

“Nossos resultados revelam anteriormente, padrões não documentados de distribuição, esforço de amostragem, riqueza e níveis de endemismo, resultando em uma visão mais objetiva da diversidade de cobras nos neotrópicos. Além dessas realizações, entendemos que a contribuição mais relevante e duradoura do Atlas é estimular os pesquisadores a publicar correções, acréscimos e novas descobertas,” detalha o professor Argôlo.

A Coleção da UESC

O professor Antônio Argôlo é curador do maior acervo herpetológico de caráter regional abrigado numa instituição da região Nordeste do país, mais precisamente no DCB da UESC. O acervo foi incialmente formado na Ceplac, onde Argôlo trabalhou por mais de 20 anos. Posteriormente, a Ceplac doou o acervo para a UESC, compondo, com aquele formado na própria UESC, a atual coleção herpetológica da instituição. São mais de 20 mil exemplares de serpentes, além de cerca de dez mil exemplares de outros répteis, além de anfíbios (sapos, rãs e pererecas).

“O acervo da UESC compõe a maior coleção regional de serpentes em todo o Nordeste brasileiro e uma das maiores em todo o país. São diversas espécies de serpentes, dentre elas a surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta), o maior viperídeo do mundo; a ouricana (Bothrops bilineatus), uma jararaca arborícola de cor verde, e a jaracuçu-tapete (Bothrops pirajaií), uma jararaca endêmica do sul da Bahia e ameaçada de extinção, dentre várias outras”, informa Antônio Argôlo.

“O nosso acervo é o principal testemunho da fauna de anfíbios e répteis que vivem em uma das mais importantes regiões da Mata Atlântica sob o aspecto biológico. Essa coleção está acessível à comunidade científica para consulta in loco e, agora, através dos endereços: https://bioone.org/journals/South-American-Journal-of-Herpetology e http://www.uesc.br/colecoes_cientificas/index.php?item=conteudo_colecoes_cientificas.php,. conclui o professor Argolo.”




            


Data de publicação
25/05

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas
21/05

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.
21/05

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020
20/05

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira
19/05

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio
19/05

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina
18/05

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram
18/05

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi
18/05

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”
18/05

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana
15/05

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.
14/05

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas
08/05

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo
07/05

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.
06/05

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico
05/05

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas
05/05

Frete grátis para compras na Editus

Objetivo é promover o acesso à leitura em tempos de isolamento social
04/05

Criada rede de solidariedade para minimizar impactos econômicos do isolamento social

Plataforma de economia solidária foi selecionada em edital lançado pela Ford para iniciativas com foco na pandemia
03/05

Núcleo de Saúde Coletiva da UESC promove videoconferência nesta segunda (4)

Será possível acessar sala: “CJA1. Conferência Web”, conferenciaweb.rnp.br através do Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webcobf/cja-1
1 a 19 de 19         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web