Pesquisadores da UESC e UESB tentam descobrir solução contra o Covid-19

02/04/2020 atualizada em 02/04/2020 07:58 - Assinado pela ASCOM

Um artigo cientifico abordando a  “Triagem computacional para potenciais candidatos a medicamentos contra a principal protease SARS-CoV-2,” foi publicado ontem (1-04). Entre os autores está o professor Bruno Andrade, orientador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da  Universidade Estadual de Santa Cruz, juntamente com alunos de graduação e pós-graduação da UESC e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde é professor Titular no curso de Medicina.

O estudo coordenado pelo Dr Bruno Andrade foi desenvolvido no Laboratório de Bioinformática e Química Computacional (LBQC), campus da Uesb, de Jequié. O objetivo do trabalho é buscar novas moléculas de fontes naturais que possam ser usadas como candidatas  a novas drogas contra o Coronavírus (SEARS-CoV-2), através da inibição do seu mecanismo de replicação.

Para isso os pesquisadores utilizaram um banco de dados de 50 mil moléculas de fontes naturais e realizaram uma comparação com drogas antivirais já conhecidas, dentre elas a Hidroxicloroquina e o Remdesivir (que estão em testes pelo FDA americano), e obtiveram uma lista de 40 compostos químicos que podem ser testados contra o vírus em testes de triagem de drogas

Os resultados da pesquisa sugerem que  10 moléculas  podem ser eficazes contra a protease SARS-CoV-2 e podem ser testadas (in vitro) e (in vivo) para desenvolver novos fármacos contra o SEARS-CoV-2.O artigo  completo pode ser encontrado no endereço: WWW.preprints.org/manuscript/202004.0003/v1