Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

05/05/2020 - Assinado pela ASCOM

"Modelo Matemático Covid Epidêmico" é o artigo do professor Jorge Henrique Sales, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCET/UESC). O texto foi publicado na última edição do International Journal of Latest Research in Science and Technology.

No artigo o professor apresenta um modelo matemático via sistemas de equações não lineares para descrever a propagação do vírus COVID-19 na Itália e Brasil. O método usado é o da competição entre duas espécies de Lotka-Volterra (modelo predador-presa desenvolvido, separadamente, pelos matemáticos Alfred Lotka em1925, e Vito Volterra em 1926). O resultado mostra que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas. Esse tempo não pode exceder 60 dias, em consequência do número de óbitos.

A metodologia utilizada é baseada na matemática modelagem de um sistema de equações não lineares que correlacionam duas espécies concorrentes. Neste modelo, o professor Sales foca a interação entre duas espécies, onde uma delas tem comida em abundância (presas) e a segunda espécie se alimenta da primeira (predador).

O método é a modelagem matemática de um sistema de equações não lineares que correlacionam a quantidade de bactérias que produzem biogás à quantidade de biogás produzido dentro biodigestor, examinando as condições favoráveis à digestão anaeróbica na produção de biomassa e associando esses fatores à conversão de energia.

Assim, um estudo qualitativo de equações não lineares é necessário, para que seja possível, através de algumas considerações, descrever um modelo particular de competição entre duas espécies de populações. Neste caso, é considerado a produção de pessoas infectadas e a quantidade de pessoas como duas populações diretamente afetadas pela quantidade de recursos ambientais disponíveis e estudamos modelos gerais de competição entre duas populações espécies propostas na literatura.

O contágio do COVID-19 mostrou resultados interessantes em o prazo para a contenção da população, ou seja, ficando em suas casas. Outra medida para tentar conter o avanço da doença foi suspender a transporte rodoviário interestadual por 15 dias. Este limite não pode exceder 60 dias, após este prazo não é garantido que o método de contenção funcione bem.

O artigo “Modelo Matemático Covid Epidêmico” (Epidemic covid mathematical model) de Jorge Henrique Sales, pode ser acessado através do link https://www.mnkjournals.com/journal/ijlrst/Article.php?paper_id=10987

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas