Abertas inscrições para o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina na UESC

19/05/2020 - Assinado pela ASCOM

As aulas presenciais pararam, mas professores, alunos, pesquisadores e servidores em geral da Universidade Estadual de Santa Cruz estão cada vez mais acelerados. É que UESC, bem como todas as universidades estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Especialmente, agora, por causa do avanço do número de infectados no Brasil.

Momento em que a ciência, a tecnologia e a inovação são ainda mais necessárias para restringir os impactos da pandemia o Departamento de Ciências Biologicas (DCB/UESC), vai promover o Simpósio online, de Ciências Biológicas e Biomedicina, de um a cinco de junho, com o tema “Ciência e Saúde em tempos de Pandemia”.

As inscrições para o Simpósio estão abertas (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina da UESC. As atividades serão apresentadas em lives sobre a atuação do Biólogo e do Biomédico em tempos de pandemia, nível de Biossegurança necessário para pesquisa.

A programação consta uma diversidade de temas sobre a evolução e involução da doença, questões ambientais e sobre biologia dos animais silvestres nesse contexto. Também serão discutidas as perspectivas e evidencias no tratamento da Covid-19 e os hospedeiros virais (morcegos).

No dia quatro de junho serão apresentadas lives sobre “Saúde Mental em tempos de coronavírus”, “Papel das mídias sociais em tempos de pandemia”, “Cenário local e regional da pandemia”, “Covid e doenças inflamatórias intestinais” e “atividade física, comportamento sedentário e isolamento/distanciamento social”.

O ultimo dia do evento, cinco de junho, serão tratados temas relacionados ao desafio da manutenção da agende de estudos, sono no período de isolamento, a utilização do sequenciamento de nova geração na identificação e monitoramentos de vírus emergentes e re-emergentes, diagnóstico laboratorial e outros temas.

Uesc Adere ao Decreto Estadual Nº 19.722/20

Atividades Essenciais Preservadas

UESC vai participar de projeto Revalida de diplomas do exterior

A proposição feita pelas secretarias de Educação e da Saúde, do Estado da Bahia, foi aprovada por ampla maioria.

Livro da Editus entre os mais baixados na SciELO

“Ensaios sobre a fenomenologia – Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty” está na lista das publicações com maior número de downloads nestes primeiros meses de 2020

Secretaria de Educação disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos para educadores

Os cursos, que podem ser acessados na Plataforma Anísio Teixeira

Manutenção do Sistema Sagres/Portal Acadêmico

Acontecerá nos Dias 20 e 21 de Maio

As inscrições no site (www.even3.com.br/dcbuesc/). O evento é organizado pelos Colegiados dos cursos de Biologia e Biomedicina

UESC English in Quarantine

Ensino de inglês, realizado pelos professores em formação da Uesc, através do Instagram

Instalado o primeiro túnel de desinfecção em Itajuípe

O projeto é desenvolvido pela UESC e Cepedi

Pesquisadores da UESC fazem avaliação da população, dos profissionais e estudantes da área

Trata-se de um estudo sobre “Reações psicológicas e fatores associados durante a epidemia da Covid-19 no Brasil”

UESC realiza hoje 19h. em live, aula inaugural do projeto Universidade para Todos

“Educação e economia: os desafios da pandemia” é o tema aula inaugural que será apresentada pelo reitor Alessandro Santana

Editus lança cartilha infantil sobre coronavírus

Disponível no Editus Digital, na área da Saúde. Pode ser baixado em PDF no celular, notebook, computador ou tablet. Acesse o link https://bit.ly/2zrM5yg.

Criada comissão para promover estudos sobre atividades acadêmicas no cenário da pandemia

O objetivo de promover estudos das novas legislações e regulamentações sobre atividades acadêmicas presenciais e remotas

Projeto da UESC é publicado no livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”

A obra é uma publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Governo do Estado libera mais R$ 4,7 milhões para pagamento do Mais Futuro

É o segundo repasse do Mais Futuro desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo Coronavírus.

Pesquisadores descrevem a detecção de genoma do SARS-CoV-2 com 100% de confiança

O conjunto dos achados desse trabalho foram sumarizados em um artigo científico

Artigo sobre “Modelo matemático Covid epidêmico” descreve a propagação do vírus

Objetivo é mostrar que há um prazo para conter a propagação do vírus e, assim, evitar um aumento exponencial de pessoas infectadas