UESC oferece portal com publicações científicas

27/03/2018 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz conta, desde 2014, com um portal de periódicos que reúne 11 revistas eletrônicas. Coordenada pela Editus – Editora da UESC, a plataforma tem o objetivo de ampliar o acesso às produções científicas da universidade e facilitar o gerenciamento das publicações.

O Portal de Periódicos da UESC utiliza o SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, um software livre disponibilizado pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.  Seu objetivo é reduzir o tempo e custo das tarefas de gerenciamento da edição de uma revista, permitindo que os processos de submissão, avaliação e disponibilização dos trabalhos seja feito de forma eletrônica.

O Portal atende a padrões nacionais e internacionais, observando os critérios de periodicidade, indexação e normalização documental. Todas as revistas adotam os parâmetros documentais (ABNT, APA e outros) e a maioria consta nos principais indexadores: Latindex, Diadorim, Sumários.org, Portal de periódicos da Capes, DOAJ – Directory of Open Acess Journals, ERIH PLUS, Dialnet, Universitats Bibliothek Leipzig e Stanford University Libraries. Além disso, algumas possuem classificação B1 e B2 no sistema de qualificação de periódicos Qualis, mantido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Segundo a bibliotecária que atua no Portal de Periódicos, Quele Valença, no momento, as revistas passam por um processo de avaliação com o objetivo de identificar falhas e realizar melhorias. Além disso, o software de gerenciamento do Portal também está sendo atualizado, com o apoio da UDO – Unidade de Desenvolvimento Organizacional (responsável pela gestão da rede interna da universidade), com o objetivo de dar mais agilidade ao fluxo editorial.

O editor da Revista Especiaria – Caderno de Ciências Humanas, Prof. Roberto Sávio Rosa (DFCH/UESC), aponta um crescimento no número de acessos ao periódico e avalia como positivas as atualizações feitas na plataforma, garantindo que as mudanças permitiram uma maior agilidade nas tarefas de edição dos trabalhos. “A intenção da Editora é tornar mais ágil o processo de difusão científica na instituição, favorecendo também que nossas publicações ampliem o raio de alcance e melhorem os padrões de qualidade exigidos neste segmento”, reforça a diretora da Editus, Prof.ª Rita Virginia Argollo.

Para conferir as revistas e trabalhos publicados no Portal de Periódicos da UESC, é só acessar: periodicos.uesc.br. Acompanhe outras novidades da Editus no Facebook e Instagram.

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Biblioteca, Protocolo Geral e Central Telefônica

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/