Aula Inaugural do Mestrado em Formação de Professores da Educação Básica

04/08/2014

O Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação  Básica da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) iniciará suas atividades do ano letivo de 2014.2 no dia 08 de agosto, às 10 horas, no Auditório de Direito, Pavilhão Juizado Modelo, 1º andar. A Aula Inaugural terá como tema “Professores para quê? Formação de professores e mudança das práticas pedagógicas: uma leitura a partir da teoria do habitus” proferida pelo Prof. Dr. António Neves DuarteTeodoro.

O professor António Neves Duarte Teodoro é Professor Visitante da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em S. Paulo. Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Provas de Agregação (Livre Docência) em Educação Comparada. Professor de Sociologia da Educação e Educação Comparada. Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona. Vice-Presidente do Comitê de Investigação de Sociologia da Educação (RC04) da Associação Internacional de Sociologia. Co-fundador do Instituto Paulo Freire, de Portugal, e Coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE). Foi membro fundador do movimento sindical docente. Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989) e Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, FENPROF (1983-1994). Membro do Comitê Europeu da Confederação Mundial das Organizações da Profissão Docente, CMOPE/WCOTP (1988-1992) e do Comitê Europeu da Internacional de Educação (1993-1994). Inspetor-Chefe do Ensino Primário (1974-1975), membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994) e Consultor do Conselho de Ministros para os Assuntos da Educação, Formação, Cultura e Ciência (1995-1999). Diretor da Revista Lusófona de Educação e membro do Conselho Editorial de dezenas de revistas em Portugal, Brasil, EUA e França. É autor de uma vasta obra científica e de intervenção no campo da educação, publicada em português, inglês, espanhol e francês.