III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

03/05/2017

O Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos sociais, Diversidade e Educação do Campo - GEPEMDEC do CEPECH/DCIE, em parceria com os movimentos sociais do campo, da região Sul da Bahia,realizará nos próximos dias 31/05 e 01/06, a III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. O referido evento compõe a Jornada Universitária da Luta Pela Terra, a qual está sendo realizada por meio de atividades acadêmicas em várias universidades brasileiras, desde o mês de abril, com o objetivo de dar destaque à luta pela terra no país. Sendo assim, convidamos-lhe para participar dessa atividade conosco, na qual debateremos sobre as questões da reforma agrária e educação do campo no Brasil. Esperamos contar com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação da UESC, militantes de movimentos sociais e profissionais da educação básica.

Local: 31/05 - Assentamento Terra Vista - Arataca

Um dia de vivência na Teia dos Povos

Temática: Movimentos sociais, Agroecologia e Educação do Campo.

01/06 - Auditório Jorge Amado/UESC

8:00 - Abertura

8:30 - Mística

9:00: Mesa Redonda

Tema: A reforma agrária na atualidade: conflitos e contradições

11:30 Lançamento de livro

Aliança (neo)desenvolvimentista e decadência ideológica no campo: os movimentos sociais e a reforma Agrária do Consenso

Autora: Arlete Ramos dos Santos (DCIE/UESC)

14:00 Mesa Redonda

Tema: Defesa da Reforma Agrária e luta pela Terra na Região Sul da Bahia

Debatedores:

Teia dos Povos

Movimento Indígena

Movimento de Luta pela Terra

Movimento Sem Terra

Movimento Quilombola

Palestra Cidades Humanizadas

Dia 18 de Dezembro

Médicos e profissionais da saúde concluem curso de Preceptoria em Ilhéus

O Seminário foi aberto com a apresentação do Projeto Aplicativo do Grupo, sobre o processo de implantação da Residência Médica no município de Ilhéus, pela especializanda Valéria Gazar.

5ª Feira do Livro da UESC movimenta o cenário regional

5ª Feira do Livro da UESC mostrou que é possível fazer do livro um instrumento de emancipação e engajamento político.

Estudantes da UESC levam alimentos e kits de higiene para Centro Social Cri’Art

A entidade assistencial dirigida pelas religiosas palotinas atende atualmente a cerca de 120 crianças de seis a doze anos de idade.

Lazzo Matumbi emocionou o público em apresentação em Ilhéus

A 5ª Feira do Livro da UESC, ainda não acabou, e para saber mais sobre as atividades basta acessar o site, onde a programação completa está disponível

Programa Partiu Estágio

Terceira Convocação

Formação continuada de professores da Educação Infantil começam em fevereiro

Os encontros serão mensais, de fevereiro a novembro de 2018, com carga horária de 80 horas/aula.

Oficina “Como Fazer uma Boa Demonstração Matemática”

Dia 19 de Dezembro

Debate, música e lançamentos na abertura da Feira do Livro

A ideia é chamar a atenção do público para a importância de ler como processo de apropriação de conhecimento e ampliação de consciência.

Programa Mais Futuro - Auxílio Permanência 2017.2

Informe sobre Publicação de Resultado e Termo de Compromisso