III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

03/05/2017

O Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos sociais, Diversidade e Educação do Campo - GEPEMDEC do CEPECH/DCIE, em parceria com os movimentos sociais do campo, da região Sul da Bahia,realizará nos próximos dias 31/05 e 01/06, a III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. O referido evento compõe a Jornada Universitária da Luta Pela Terra, a qual está sendo realizada por meio de atividades acadêmicas em várias universidades brasileiras, desde o mês de abril, com o objetivo de dar destaque à luta pela terra no país. Sendo assim, convidamos-lhe para participar dessa atividade conosco, na qual debateremos sobre as questões da reforma agrária e educação do campo no Brasil. Esperamos contar com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação da UESC, militantes de movimentos sociais e profissionais da educação básica.

Local: 31/05 - Assentamento Terra Vista - Arataca

Um dia de vivência na Teia dos Povos

Temática: Movimentos sociais, Agroecologia e Educação do Campo.

01/06 - Auditório Jorge Amado/UESC

8:00 - Abertura

8:30 - Mística

9:00: Mesa Redonda

Tema: A reforma agrária na atualidade: conflitos e contradições

11:30 Lançamento de livro

Aliança (neo)desenvolvimentista e decadência ideológica no campo: os movimentos sociais e a reforma Agrária do Consenso

Autora: Arlete Ramos dos Santos (DCIE/UESC)

14:00 Mesa Redonda

Tema: Defesa da Reforma Agrária e luta pela Terra na Região Sul da Bahia

Debatedores:

Teia dos Povos

Movimento Indígena

Movimento de Luta pela Terra

Movimento Sem Terra

Movimento Quilombola

Biblioteca Central Informa

Atividades Suspensas por Motivos Técnicos em 26/08

Publicação descreve o status de conservação de mamíferos na Bahia

O artigo descreve o processo de construção da lista de mamíferos ameaçados de extinção no estado, realizado entre 2013 e 2014, e analisa os principais resultados obtidos.

Kàwé realiza curso de Tradição oral e corporeidade afro-brasileira

A iniciativa é uma parceria do Kàwé - Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais (NEAB) do Departamento de Letras e Artes da UESC.

UESC e Escola Dendê da Serra promovem cursos de formação

Nos dias 11 e 12 de agosto, deste ano foi realizado o terceiro módulo de 2017, com os temas “O Desenho Infantil no Desenvolvimento da Criança” e “Do Brinquedo ao Movimento”.

XVIII Encontro de Geografia da Uesc

De 30 de Outubro a 01 de Novembro

Recesso Acadêmico

Horários Especiais de Funcionamento

Publicação da Editus traz estudos recentes sobre bacias hidrográficas

O livro representa uma contribuição para o estudo de bacias hidrográficas no Brasil, em especial no que se refere aos diferentes métodos e técnicas de pesquisa.

Pesquisador anuncia possibilidade de fabricação de pneus a partir da fibra de coco

É possível fazer pneu rodoviário composto com material natural e biodegradável, com propriedades maiores que 500% comparando-se com os materiais atuais.

Editus lança livro infantojuvenil sobre cultura e identidade

Novo livro da Professora Maria Luiza Santos, que a partir da história de uma intercambista aborda temas da atualidade e incluídos no currículo escolar.

I Seminário Estudantil de Administração Pública

Dia 17 de Agosto

Linguagens e Representações em Debate

Dia 18 de Agosto

Seminário qualifica doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecu

Foram apresentados e defendidos 13 projetos de tese de doutorado com os dados preliminares.

Professor da UESC tem artigo inserido em livro sobre ciência e poder legislativo no Brasil

Gesil Sampaio, assina o artigo “O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e a aproximação dos segmentos”.

UESC realiza 1º Seminário de Infraestrutura de Transporte Rodoviário da região

O evento será realizado no Auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, a partir das 8h30min. O evento está aberto aos discentes dos cursos de engenharia existentes na região.

Panorama sobre o negro no cinema e na TV no Brasil é tema de aula aberta na UESC

A iniciativa é do Kàwé, a partir das 9 horas, de quarta-feira (9), no auditório do 5º andar da Torre Administrativa José Haroldo Castro Vieira, no campus da UESC.

Professores da UESC criam impressora 3D de baixo custo

A partir do final deste ano já podem montar impressoras iguais para os demais cursos da Universidade, gerando economia financeira e disseminando conhecimento entre os demais discentes

Voltado para o futuro o Lahige comemora XX anos, agora como Núcleo de Ensino

Nossa meta é partir para o encontro das necessidades concretas dos futuros professores

Editus estará presente na Feira Literária Arlete Vieira do Colégio Vitória

O acesso ao Centro de Convenções é gratuito.
1 a 18 de 18         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250