Pesquisadores da Uesc e do IF Baiano Santa Inês

09/04/2018 atualizada em 09/04/2018 13:45

O Doutorando Lander Alves do programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PPGBBM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sob orientação dos professores Eduardo Gross (DCAA) e Pedro Mangabeira (DCB), desenvolve o projeto de pesquisa intitulado “Fungos Micorrízicos Arbusculares como ferramenta biotecnológica para a remediação de áreas uraníferas na Serra Geral da Bahia”.

O projeto é desenvolvido em parceria com o professor Fábio Carvalho Nunes do IF Baiano Campus Santa Inês e conta com o apoio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Os resultados da pesquisa oportunizaram a publicação de dois capítulos no livro intitulado “Bio-Geotechnologies for Mine Site Rehabilitation”, publicado em 2018 pela editora Elsevier. Vale ressaltar que esta pesquisa está vinculada a um convênio de cooperação internacional firmado entre a Uesc e a University of Hyderabad, na Índia, contando com a participação do professor Majet N.V. Prasad, referência mundial em Fitotecnologia.

O livro aborda as potencialidades biotecnológicas, físicas, químicas e de engenharia para a recuperação de resíduos oriundos de áreas mineradas. Conta com a colaboração de pesquisadores do Brasil, Índia, China, Tailândia, República Tcheca, Polônia, EUA, Reino Unido, Irlanda, Japão, Nigéria e Rússia. O livro pode ser adquirido no  site da Elsevier.

Como parte das abordagens científicas do projeto, foram desenvolvidos três subprojetos junto ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) no Centro de Pesquisa em Materiais e Energia (CNPEM), em Campinas. O mais recente destes subprojetos tem como título “Absorption and translocation of uranium in mycorrhizal corn (Zea mays L.) grown in hydroponic culture” e deverá ser executado em junho deste ano.

O doutorando Lander Alves concedeu entrevista, que é uma produção do LNLS, onde explica, de forma simples, um pouco do Projeto e sua importância.

Incubadora de Biotecnologia divulga edital de seleção de ideias inovadoras

Com inscrições abertas, serão lançados os editais de seleção do Programa de Prospecção e Formação de Jovens Empreendedores e Pré-Incubação de Empreendimentos Inovadores na área de biotecnologia.

II Seminário de Planejamento Urbano e Regional da Uesc

Dia 23 de Outubro

Notas de Pesar

Comunidade acadêmica registra a perda de Helenilson Chaves e do estudante Jackson.

IV Semana de Gestão Empresarial e III Semana de Contabilidade

De 08 a 10 de Novembro

VI Feira das Profissões da UESC começa nesta sexta-feira

O evento é gratuito, sem inscrição e aberto a participação de toda sociedade

Minicurso “Aprendendo LaTeX”

De 23 e 30 de Outubro e de 06 e 13 de Novembro

Noções Básicas de Latim

Dia 14 de Novembro

Curso Pontos de Gramática: Pontuação e Ortografia

Dia 24 de Outubro

Seminário de Coisas Legais

Dia 26 de Outubro

Programa Mais Futuro - Estágio

Convocação - Edital 002/2018

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 11 de Outubro

Engenharia Civil e Geografia da UESC alcançam os melhores indicadores do Enade

O bom desempenho alcançado pelos cursos avaliados em 2017 decorre de políticas institucionais e de gestão da Universidade

Roda de Conversa “Práticas Exitosas na Educação Infantil”

Dia 26 de Outubro

Curso de Introdução à Comunicação Não Violenta

CDRH Promove Ações no Mês de Outubro

II Semana de Promoção de Cultura de Paz da Uesc

De 05 a 09 de Novembro

I Encontro de Estudantes das Licenciaturas da Uesc

De 16 a 18 de Outubro

Fórum de Reitores propõe alteração de quadro de vagas nas carreiras de técnico e analista

O objetivo foi apresentar proposta de alteração do quadro de vagas das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário.

Uesc Promove Ações de Sensibilização

Curso de Inglês - Idioma sem Fronteiras

Oferta de Vagas até 15 de Outubro

UESC é a estadual melhor avaliada no RUF

A UESC é a 1ª das estaduais da Bahia, a 10 colocada na Região Nordeste e a 51ª colocada no Brasil.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 04 de Outubro

UESC convida estudantes do ensino médio para VI Feira das Profissões

Não será necessária inscrição e a participação está aberta a toda a sociedade, que também, terá a oportunidade de conhecer a estrutura da Universidade.

Nota de Esclarecimento

Veiculação de Imagem em Campanha Eleitoral

Seminário de Matemática do DCET

Dias 05 e 26 de Outubro

Seminário de Coisas Legais

Dias 08 e 10 de Outubro

Escritório de Advocacia do Curso de Direito UESC presta assistência judiciária gratuita

O Esad, situado no primeiro andar do Pavilhão do Curso de Direito da UESC, Salobrinho, em Ilhéus, tem a finalidade de prestar assistência judiciária gratuita às pessoas que necessitem.
1 a 26 de 26         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250