Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

18/09/2018

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida professores da Educação Básica, Estudantes das Licenciaturas e Pós-Graduação, além de outros interessados para participar do Seminário "Os impactos na educação do fortalecimento do discurso reacionário", que ocorrerá no dia 21 de setembro.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:
Sexta-feira, 21 de setembro
Local e horário: Auditório de Direito, às 14h
Palestrante: Prof. Fernando Penna, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
Resumo: O objetivo da palestra é analisar os impactos do fortalecimento do discurso reacionário no campo da educação. Para tanto, discutirá uma definição do discurso reacionário e os principais significantes mobilizados por ele. O argumento central é que, independente da aprovação de projetos de lei, o discurso reacionário e as práticas a ele vinculadas já estão acarretando graves consequências no campo educacional, como a perseguição de professores e a sua autocensura por medo.
Pequena biografia: Fernando Penna trabalha como Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. É coordenador do Movimento Educação Democrática. Sua pesquisa está focada principalmente nas discussões voltadas para educação democrática, ensino de História e "escola sem partido".