Uesc entrega minicisternas a famílias do Salobrinho neste sábado

05/04/2019 atualizada em 05/04/2019 15:09 - Assinado pela ASCOM

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vai beneficiar 21 famílias do bairro Salobrinho, no município de Ilhéus, com a entrega de kits do Projeto Aproveitamento Urbano de Águas de Chuva. O evento será realizado neste sábado (6), às 14 horas, no Colégio Municipal do Salobrinho, na Praça João Francisco de Carvalho.

A atividade de extensão está ligada ao curso de Engenharia Civil através do Programa de Apoio à Construção de Interesse Social (Pacis), projeto que tem como coordenadores os professores Manoel Camilo Moleiro Cabrera e Ruan Carlos de Araújo Moura, ambos do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC.

Na entrega dos equipamentos, os coordenadores e alunos do curso de engenharia civil, realizam um minicurso envolvendo as famílias beneficiadas e outras pessoas interessadas. O objetivo é difundir o uso da minicisterna urbana como um sistema tecnicamente correto de aproveitamento de águas de chuva para fins não potáveis (sem consumo humano), visando assim, complementar o abastecimento e diminuir a falta de água no bairro.

Este é o segundo grupo de famílias beneficiadas pelo Pacis. Em dezembro do ano passado, o primeiro grupo formado também por 21 famílias, foi treinado e recebeu minicisternas.

O projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para gerar uma ação benéfica, transformadora e ambientalmente correta no Salobrinho, estimulando a comunidade para o uso mais sustentável dos recursos hídricos. A ação está contida no programa UESC-Salobrinho que amplia a inserção da UESC no bairro.