UESC hospeda visualizador/comparador das trajetórias de progressão do Covid-19

08/04/2020 - Assinado pela ASCOM

Diversas características marcam a pandemia do novo coronavírus(Covid-19). A transmissão do vírus por pessoas sem sintomas, o imensurável impacto econômico, o isolamento social e o acompanhamento em tempo real do avanço da doença pelo mundo, são algumas.

É um volume gigantesco de dados e informações que precisam ser processados e oferecidos de forma compreensível à população e as autoridades. Portanto, é necessária a criação de sites interativos nos quais é possível acompanhar quase em tempo real a evolução do número de infectados e mortos por dia e localidade, entre outros dados.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (A UESC) hospeda, nos servidores do Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB), a ferramenta com múltiplas funções de acompanhamento das trajetórias de evolução do número de casos de Covid-19, nos países e nos estados do Brasil. Essa ferramenta trabalha com dados do Johns Hopkins University (EUA) e de outras fontes, em colaboração com o cientista de dados Roberto de Pinho, servidor do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC).

O dispositivo, que pode ser acessado através do link: http://vizcovid.ccam.uesc.br:3838/vizcovid/ permite uma forma de comparação dos esforços de combate e de resultados obtidos, separados por país ou por região..