Núcleo de Pesquisa em Economia Rural

Apresentação

Entre as várias decisões com que se deparam os pesquisadores, no momento de planejar o seu trabalho, existe uma que é crucial: a definição sobre o que pesquisar. Esta decisão adquire maior relevância no contexto atual de escassez crescente de recursos para financiamento da pesquisa, exigindo que se priorizem as várias alternativas de escolha sobre o que investigar. É precisamente estes aspectos que justificam o estabelecimentos de diretrizes. Mas, em que se fundamentar um gerente de pesquisas para estabelecer diretrizes?
A análise do mercado de tecnologia e a conseqüente identificação das suas demandas constituem o ponto de partida e o insumo básico para geração de projetos.
O mercado de tecnologia é definido como o encontro da oferta de tecnologia de um núcleo (centro) de pequisa, com as demandas dos diversos componentes das cadeias produtivas que lhes são pertinentes.
A identificação e priorização de demandas tecnológicas são definidas como necessidades e/ ou aspirações de segmentos da clientela do núcleo de pesquisa. A oferta adequada de tecnologia a esta clientela requer a utilização de técnicas prospectivas das necessidades futuras de tecnologia, como orientação para o esforço de pesquisa.

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