História da Educação, Racialização e Trabalho no pós-abolição no sul da Bahia

Apresentação

A história da População Negra no sul da Bahia, História da Educação e Ensino de História é o nome da linha e o tema deste Grupo de pesquisa. É possível analisar a história da região sob o prisma de experiências e categorias inseparáveis como educação, trabalho e racialização? Onde, quando e como as pessoas "não-brancas" foram citadas/representadas nesta interface na imprensa e nas fotografias? Como histórias de populações não-brancas como a família Soares Lopes podem servir de fio condutor de experiências espaço-temporal para o estudo de outras docentes negras/os?

Tais questionamentos embasam a proposta desta pesquisa que é a de investigar as relações étnico-raciais revisitando sob esta ótica, a história racial regional cacaueira e desta produzir narrativas decoloniais para a sala de aula. Sob âmbito do Grupo de Pesquisa- GRUPPHED e em diálogo com um projeto finalizado no DCIE, a proposta atual atém-se às relações raciais regionais. E, em observância da excepcionalidade do contexto pandêmico, adota novas fontes e metodologias passíveis de execução com o trabalho on line partindo de fontes da APEB, BPEBA FBN, CEDOC e fotografias com acervos anteriormente digitalizados.

O ineditismo da proposta se dá pela investigação conjunta de Histórias da Educação, Racialização e Trabalho dando ênfase às narrativas e trajetórias de vida e memória que vão do pós-abolição até a segunda metade do século XX (1889-1950). Objetiva-se então mapear, transcrever e apresentar como produto seja em formato de vídeos, artigos, palestras, ou conteúdos didáticos, novos sujeitos/ narrativas incluindo as representações mais recorrentes sobre educação/racialização/trabalho na imprensa sobre a região cacaueira da Bahia.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web