Projeto Descobrir Consciência

Apresentação

Foco: Formação continuada de professoras e professores, ancorado na abordagem da educação e ensino de ciências por investigação, Programa Mão na Massa, Ensino Fundamental.
A metodologia empregada neste Projeto é a mesma do "La main à la pâte" (LAMAP) – "Com a Mão na Massa" o qual articula a construção do conhecimento científico, o desenvolvimento de habilidades e competências e o domínio da língua falada e escrita com o objetivo principal de uma apropriação progressiva, por parte dos alunos, de conceitos científicos, técnicas operatórias acompanhadas de uma consolidação da expressão escrita e oral.
Dentro dessa concepção, o Centro de Divulgação Cientifica e Cultural(CDCC/USP São Carlos) participa desde 2001 do programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, implementado por meio de cooperação entre a Academia de Ciências da França e a Academia Brasileira de Ciências. Trata-se de uma adaptação do projeto francês La Main a la Massa à la Pâte, que por sua vez é decorrente do projeto americano Hans-on. O projeto francês contou com a participação de Georges Chapak e o projeto americano de Leon Lederman, ambos ganhadores de prêmio Nobel.
O programa tem como proposta o ensino de ciências com base na articulação entre a investigação e o desenvolvimento da expressão oral e escrita.

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster