Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

PROFÍSICA – Programa de Pós-Graduação em Física

Pesquisadores

Nesta linha de pesquisa do PROFÍSICA você vai desenvolver estudos teóricos (abordagem analítica), observacionais (uso de telescópio do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) em Pico dos Dias e dos grandes Telescópios Internacionais Gemini e SOAR) e numéricos (infraestrutura computacional da UESC).
Vale destacar a atuação direta de parte dos nossos Docentes em comitês de técnicos dos Telescópios Internacionais Gemini (Chile e Havaí) e SOAR (Chile).
Nossos tópicos de pesquisa são:

Formação Estelar - Estrelas são estruturas fundamentais no Universo uma vez que são constituintes de galáxias e de sistemas planetários. Compreender como estrelas se formam é um tópico importante que envolve temas como a evolução estelar e a interação com o meio interestelar.

Aglomerados Estelares - Cada aglomerado estelar é uma verdadeira ninhada de estrelas ligadas gravitacionalmente e nascidas de uma mesma nuvem de gás e poeira. São excelentes laboratórios astrofísicos para a compreensão da evolução estelar e para determinação de idades, composição químicas, distâncias e massas de estrelas.

Cinemática Interna de Galáxias - Consiste em estudar o movimento do gás ionizado em diversos tipos de galáxias e em diversos entornos. O estudo permite assim a determinação da massa das galáxias.

Evolução de Galáxias em Grupos e Aglomerados - Aglomerados e grupos de galáxias são as maiores estruturas gravitacionalmente ligadas do Universo. Podem reunir de dezenas a milhares de galáxias, gás e matéria escura. São ambientes onde as galáxias sofrem transformações morfológicas e de conteúdo estelar.

Trabalha com formação estelar. Em particular, tem interesse em temas como discos de acreção e jatos em torno de objetos estelares jovens. Utiliza espectroscopia e simulações numéricas no estudo destes objetos. É Professor Pleno do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC e membro do Grupo de Astrofísica e do Grupo de Colaboração em Computação de Alto Desempenho e Aplicações da Bahia.

Dedica-se a pesquisa de aglomerados estelares e populações estelares na Via-Láctea e em duas galáxias vizinhas, a Pequena (SMC) e a Grande Nuvem de Magalhães (LMC). Para determinar as propriedades físicas destes sistemas emprega técnicas de análise numérico-estatística de diagramas cor-magnitude (diagrama HR observacional). Possui experiência com fotometria no óptico e no infravermelho próximo, trabalhando com dados do Telescópio Espacial Hubble, VISTA e SOAR. É Professor Titular do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e membro do Grupo de Astrofísica da UESC. Orientou as dissertações de Elmer Fidel Luque Canaza e Cleiton Carillo de Souza. Atualmente realiza pós-doutorado no IAG/USP com bolsa CNPq.

Trabalha com aspectos de formação estelar, em particular com rotação de estrelas jovens e regiões H II, mas também tem interesse em discos de acreção e jatos astrofísicos. Realiza simulações de Monte Carlo e simulações hidrodinâmicas. Trabalha também com observações de objetos jovens utilizando o espectrógrafo GMOS-IFU (Gemini Telescope). É professora titular do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC e membro do Grupo de Astrofísica da UESC.


Atividades de extensão e de apoio ao ensino são realizadas no Observatório Astronômico da UESC.

Na Física Nuclear Teórica o foco central da linha é o estudo de reações nucleares em energias intermediárias e altas. Especialmente se focalizam reações de spallation. São alvo das pesquisas desta linha, as técnicas do Método de Monte Carlo utilizadas para simular a reação nuclear, os modelos nucleares implícitos no estágio rápido da cascata intranuclear e no segundo estágio evaporação-fissão presentes nestas reações. A Física Nuclear Aplicada trabalha atualmente em três temas: Dosimetria numérica em aplicações médicas com uso de métodos de simulação de transporte de radiações por Monte Carlo, Modelos determinísticos para fenômenos de transporte de nêutrons, e Aplicações de técnicas nucleares analíticas para: estudos de contaminação ambiental, e outros estudos de interesse para saúde. Esta sublinha prevê o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e de inovação tecnológica com a utilização de técnicas nucleares e correlatas em trabalhos de interesse da indústria e outros setores. Os docentes que orientam nesta linha de pesquisa são:

Trabalha em Física Nuclear estudando reações nucleares em energias intermediárias e altas. Desenvolve o modelo CRISP (Colaboração Ilhéus-Rio-São Paulo) para reações nucleares induzidas por fótons, elétrons, prótons ou nêutrons. Colaborou no experimento ALICE no Large Hadron Collider (LHC-CERN). Desenvolve a teoria Termodinâmica AutoConsistente Não-Extensiva (TACNE). É coordenador do grupo GRENAC no Instituto de Física da USP e pesquisador do CNPq (1D).

Vocês também podem conhecer o Centro de Pesquisa em Ciências e Tecnologias das Radiações (CPqCTR), clicando aqui.

Teoria de Campos e Óptica Quântica

Esta linha de pesquisa tem como objetivo principal investigar os seguintes temas: teoria quântica de campos em espaços curvos; física de hádrons na frente de luz; campos magnéticos cosmológicos e o dínamo turbulento; aspectos clássicos e quânticos da física de buracos negros; correspondência entre teorias de gauge e gravitação; dinâmica de emaranhamento em sistemas quânticos multipartidos; e a interação átomo-campo em cavidades de microondas supercondutoras. Os docentes associados a esta linha são:

Tenho interesse em Fundamentos da Mecânica Quântica. Para isso, estudo sistemas da Ótica Quântica e Informação Quântica. No âmbito da Ótica Quântica modelamos teoricamente realizações experimentais em cavidades supercondutoras (CQED - Cavity Quantum Electrodynamics) onde experimentos que testam os fundamentos da mecânica quântica (como por exemplo dualidade onda-partícula, não-localidade, emaranhamento e discórdia quântica) são realizados. Já na direção da Informação Quântica, estudamos sistemas físicos acoplados de muitos corpos para descrever a dinâmica e as propriedades das correlações quântica de uma e muitas partículas. Atualmente estamos interessados em emaranhamento relativístico e os efeitos não-inerciais – através da radiação Unruh - em sistemas quânticos emaranhados.

Áreas de atual interesse acadêmico-científico: quantização de teorias invariantes de gauge, teorias de cordas, gravidade massiva, simetrias e dualidades em teoria de campos, simetria BRST, métodos e formalismos de quantização (BFFT, BFV, BV, FJBW e similares), teoria de representações de grupos e álgebras em física, estruturas algébricas em física-matemática, sistemas hamiltonianos vinculados, álgebras e superálgebras de Lie em física, supersimetria, modelos com derivadas de ordem superior, ambiguidades de Gribov.

Composição do Colegiado - segundo Portaria UESC nº 116 de 21 de fevereiro de 2025.

  • Arturo Rodolfo Samana - Coordenador
  • Pedro Silva Correia - Vice-Coordenador
  • Alejandra Kandus - Representante docente
  • André Luís Batista Ribeiro - Representante docente
  • Fermin de la Caridad Garcia Velasco - Representante docente
  • Maria Jaqueline Vasconcelos - Representante docente
  • Marco Antonio de Oliveira Lima - Representante discente
  • Matheus da Silva Queiroz - Representante discente suplente

O Mestrado Acadêmico em Física da UESC dispõe de uma bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). Os bolsistas contemplados pelo PNPD no Profísica são: