PROGEO - Pós-graduação em Geografia
Área de concentração e Linhas de Pesquisa
Área de concentração: Produção do espaço e processos socioterritoriais
A sociedade moderna, urbana e industrial, no seu desenvolvimento e nas suas contradições, promove profundas transformações na produção do espaço, fomentadas por processos políticos, econômicos, culturais, geopolíticos e ambientais, que impõem uma nova lógica socioespacial, exigindo da Ciência geográfica ampliação dos seus campos de pesquisa e dos seus aportes teórico-metodológicos e conceituais situados na interface entre os atributos da natureza e as ações da sociedade. Assim, este curso de Pós-Graduação em Geografia tem como foco as análises espaciais na escala regional – em virtude de a região de influência da UESC, o Litoral Sul da Bahia, se constituir de grande riqueza de biodiversidade (a Mata Atlântica), de grande relevância histórico-geográfica (território da antiga Capitania de Ilhéus), de significativo crescimento demográfico e urbano nas últimas décadas (decorrentes dos efeitos da produção econômica relacionada à cacauicultura e da diversificação econômica dos últimos anos) e de grandes transformações oriundas dos processos territoriais recentes que articulam as questões locais e regionais com os nexos nacionais e planetários, além dos processos educativos em diversos contextos, níveis e sistemas de ensino. Neste sentido, os temas de pesquisa neste curso devem se desdobrar sobre múltiplas escalas geográficas para além da regional, onde problemas e questões socioterritoriais se imponham em busca de explicação. As abordagens das pesquisas devem estar conectadas com os processos de produção, ocupação e uso do território na Bahia, no Nordeste e no Brasil, analisando as formas e estruturas estabelecidas e propondo ações de intervenção para o desenvolvimento regional. O Programa visa, ainda, analisar e produzir conhecimento sobre os processos de apropriação da natureza, em uma região de grande biodiversidade (a Mata Atlântica) e as formas concretas de intervir, por meio da pesquisa geográfica, na análise e gestão dos recursos hídricos, dos mapeamentos cartográficos e das mudanças climáticas-ambientais decorrentes da histórica ocupação humana. Essas transformações no espaço e as configurações territoriais oriundas dessas repercutem, diretamente, na Geografia que se ensina, em seus diferentes níveis, requerendo, assim, uma formação de professores-pesquisadores que seja sólida, aprofundada, crítica e, sobretudo, propositiva no sentido de compreender para transformar a realidade posta.
Linha 1 - Sociedade, Natureza, Território e Processos educativos
Nesta linha de pesquisa, insere-se temáticas com foco na relação sociedade-natureza, considerando que a produção do espaço geográfico resulta num conjunto de paisagens caracterizadas pelas dinâmicas territoriais. No cerne da Ciência geográfica, as abordagens da sociedade-natureza instigam o entendimento da interface dos processos naturais que interagem com aspectos sociais em múltiplas escalas, apresentando, ainda, elevado potencial para atender a demanda por estudos mais aprofundados acerca do clima em áreas urbanas, processos educativos nas várias modalidades de ensino, uso do território pelo/para o turismo, considerando as potencialidades da paisagem nas três regiões de inserção imediata na área de influência da UESC: Costa do Cacau, Costa do Dendê e Costa do "Descobrimento”, abarcando o planejamento espacial para adaptação a mudanças climáticas em ambientes marinhos e costeiros. Assim, as dinâmicas tracejadas pela formação, usos e ocupação dos territórios cotejadas pelas transformações oriundas das relações espaço/tempo e sociedade/natureza, mediadas pelas técnicas serão abordadas a partir de diferentes conceitos e pressupostos teórico-metodológicos.
Linha 2 - Espaços Urbanos, Rurais, Redes e Processos educativos
Nesta linha de pesquisa, insere-se um conjunto de temáticas que abrangem a análise espacial, redes regionais, dinâmicas urbanas, rurais e processos educativos, que se interconectam e dialogam. A análise espacial possibilita compreender o objeto de estudo a partir de variáveis que correspondem ao estudo da distribuição espacial de fenômenos físico-naturais, relacionadas às dinâmicas sociais, econômicas e ambientais, a partir de diferentes instrumentos teórico-metodológicos. Além disso, permite analisar as redes regionais e as relações que se estabelecem entre elas por meio das atividades que nelas se desenvolvem. No centro das análises espaciais estão mudanças e impactos dos processos de desenvolvimento regional; a realidade urbana em seu movimento contraditório, os conteúdos que explicitam a desigualdade vivida concretamente e o desvendamento da produção contraditória do espaço urbano contemporâneo, as dinâmicas e os processos de organização do espaço urbano e rural, suas transformações e a complexa rede de interdependência existente entre eles, os movimentos populacionais, o processo de urbanização e suas reverberações territoriais, forma e função do espaço das cidades, planejamento urbano e rural, a dinâmica dos movimentos sociais contemporâneos; formação territorial como teoria e método, geograficidades e representações em processos educativos e territoriais nas várias modalidades de ensino.